Nem trabalham nem estudam – por que não querem ou por que não podem? Falta motivação?
Já viu esses cercadinhos onde deixam os nenéns, por segurança? Pois é… não vou tratar a respeito deles, nem a respeito de nenéns.
Vou falar sobre estes cercadinhos onde uma geração, chamada de nem-nem se vê presa.
Trata-se de uma cerca que só não vê quem não quer e cabe destacar que a cerca é mais alta quando a pobreza e a questão de gênero são levadas em conta.
Estamos envelhecendo no Brasil, mas um quarto de nossa população é composta por jovens dentre 15 e 29 anos de idade. Porém, 23% destes jovens nem trabalham nem estudam. Se trabalho é algo difícil para todos, imagine para esta população jovem, que tem ainda pouca experiência ou poucos estudos frente às demandas do mercado?
Imagine como é este momento político-econômico para aqueles que vivem em zona rural, ou meninas que foram mãe com pouca idade, outras que têm de estar a cargo da família? E se são negros ou negras? Têm as mesmas oportunidades?
Pare de imaginar, porque esta é a complexa realidade vivida pelo jovem brasileiro. Realidade que lhe condena a se manter dentro destas limitações sociais. Cada vez é mais difícil alimentar sonhos, perspectivas de futuro melhor.
Podemos oferecer cursos técnicos aos jovens, tentando aumentar a mão de obra disponível, mas se não entendermos que a educação deve ir além de formar para o mercado de trabalho, não teremos encontrado a solução.
Uma boa educação deve garantir ao jovem o sentimento de pertencimento, a motivação para a mudança de sua realidade pessoal e da realidade de seu entorno. Deve primar pela aprendizagem baseada em projeto de vida, projeto que permita realizar sonhos. A educação precisa despertar, desde a mais tenra idade, motivação interna.
Não podemos, simplesmente, traduzir da Europa o termo nem-nem, sem colocá-lo em contexto, em território brasileiro.
Culpar a vítima pelo sofrimento que todo um sistema tem lhe causado, como se nem trabalhar nem estudar fosse simplesmente uma preguiça profunda e não uma consequência deste vazio social é, no mínimo, irresponsável.
A semente pode ser de boa qualidade, mas, se não encontrar um solo fértil, não dará frutos.
Mas o que é a motivação?
O dicionário define a motivação como ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo.
Como motivar o jovem para o estudo se o professor, por exemplo, profissional necessário a todas as formações, tem uma das profissões com menos prestígio social e menos reconhecimento financeiro? Como motivar para o estudo se não há nenhuma garantia de empregabilidade no mercado? Se a formação de base não foi das melhores, dificilmente um jovem, que precisa conciliar trabalho com estudos, vai conseguir chegar às chamadas universidades de primeira linha. Pagará por uma formação e, ainda assim, terá muita dificuldade para acessar as melhores e mais bem remuneradas vagas disponíveis no mercado.
Meritocracia? Ou seja, mera questão de esforço? Ou a posição de largada influencia a ordem de chegada?
A psicologia entende motivação como a reunião das razões pelas quais alguém age de certa forma; processo que dá origem a uma ação consciente.
Sendo muito consciente, dá para acreditar em si mesmo quando se carrega a bagagem da pobreza nas costas?
Quando a corrida do jovem ainda é pela sobrevivência, por suprir necessidades básicas, ele não se vê capaz de alçar voos.
Pesa.
Pesa ser pobre.
Pesa ser negro.
Pesa ser mulher.
Pesa ser de periferia.
Pesa não saber línguas estrangeiras.
Pesa não ter acesso à universidade pública.
Pesa não poder pagar por uma universidade privada de primeira linha.
Pesa acreditar em pensamentos limitantes que me convencem: não é para mim.
“Se já é difícil, imagine para mim”.
Pesa!
Este peso faz com que nossos jovens nem estudem, nem trabalhem.
Não é porque não querem, ou porque optaram pela vida fácil.
É só porque pesa.
Mas se pesa para cada um de nossos jovens, mais pesará para nossa sociedade brasileira, como um todo. Pegar um termo europeu e usá-lo no Brasil, desconsiderando o contexto e generalizando é, no mínimo, irresponsável.
Referências e sugestões para avançar na temática:
- https://veja.abril.com.br/economia/cresce-o-numero-de-jovens-que-nem-estudam-nem-trabalham/
- http://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/10107-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham-escolha-ou-falta-de-opcoes
- https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/16/economia/1521229056_606414.html
- https://www.observatoriodajuventude.org/se-ja-e-dificil-imagina-para-mim/
- https://www.dicio.com.br/motivacao/
- https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37867638
Armênio Vicente Ferreira de Araujo
04/04/2021 @ 13:38
Este artigo foi de grande valia. Obrigado.