Em 2018, instituições investiram R$ 3,25 bilhões em causas sociais
Última edição do Censo GIFE aponta mais investimentos das empresas e fundações em diversidade e apoio de projetos de terceiros
por Artur Ferreira
O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) lançou a nona edição do Censo GIFE, pesquisa focada em entender a atuação de empresas, institutos e fundações que investem parte de seu patrimônio em causas sociais.
Em relação à edição anterior, houve um aumento na base da pesquisa, foram 17 instituições respondentes a mais. Do total de organizações participantes da pesquisa, 52% são institutos e fundações empresariais, 22% familiares, 13% independentes e 13% empresas que, ao todo, investiram 3,25 bilhões de reais em 2018.
Do total investido, houve um aumento do investimento em projetos de terceiros, que passou de 21%, em 2016, para 35%, em 2018, contabilizando 1,1 bilhão de reais.
Enquanto isso, os investimentos em ações próprias das organizações estudadas caíram de 60%, em 2016, para 50%, em 2018.
A partir de uma análise sobre a estrutura da organização, suas formas de atuação e estratégias, o Censo GIFE 2018 pode auxiliar as instituições na tomada de decisões, além de fomentar e aprimorar o envio de recursos para as causas com fins filantrópicos.
Quando se trata de diversidade nos conselhos das instituições, o número de mulheres cresceu, passando de 79%, em 2016, para 88%, em 2018.
Assim como as organizações com conselheiros não brancos nessa instância eram 42%, em 2018, contra 29%, em 2016.
A edição de 2018 conta com novas temáticas abordadas no estudo, como: inovação, prevenção de risco e gestão de crise, atuação em rede, influência do ambiente de atuação, além do aprimoramento de perguntas sobre comunicação, avaliação e apoio a organizações da sociedade civil (OSCs) e financiamento em geral.
O estudo também pode ser visto em formato de Mosaico online, apresentando os dados e atuação de organizações por área temática e público auxiliado.
Para mais informações, acesse a pesquisa completa no site do GIFE.