11 Comments

  1. 60% dos professores sofrem com ansiedade e estresse – SINTRAMEM
    30/10/2019 @ 11:02

    […] Fonte: observatorio3setor.org.br/ […]

    Reply

  2. MARCOS DPAULA
    30/10/2019 @ 13:15

    Parabéns pela postagem! Uma realidade a ser mudada. Quando se trata de manutenção do equilíbrio emocional, somos influenciados por mecanismos corporais destinados à sobrevivência em períodos de estresse, explicam pesquisas. Isso significa que nosso cérebro, como faziam nossos ancestrais, estimula o corpo a manter o produção de estressores, mesmo que em excesso, para que o corpo tenha reserva de energia caso haja necessidade de reação. Isto porque o cérebro ainda interpreta intervalos entre efeito resposta nos períodos de exposições estressantes. Assim, ocorre um desequilíbrio metabólico.

    Mas, e então, como domar o cérebro em favor da sua atividade profissional e aumentar a performasse cerebral e emocional?

    Reeduque, treine o seu cérebro com Neurofeedback…

    Reply

  3. Crispina Elaine Lopes de Vargas
    14/11/2019 @ 15:27

    Muito esclarecedora esta reportagem sobre uma verdade muitas vezes oculta da população. Realmente a situação dos professores no Brasil está abaixo da crítica. Muito desmotivadora a nossa função na realidade atual. Além de enfrentarmos as medidas desastrosas de cada governo que assume o estado, retirando-nos os direitos já adquiridos, sem qualquer perspectiva de reajustes salariais, além de atrasos , parcelamentos. O futuro se nos apresenta desmotivador.
    Somam-se ainda as dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia em sala de aula. O adolescente da realidade atual enfrenta-nos com a arrogância, com o desrespeito que nem muitos adultos são capazes de usar. Em sala de aula, impera os seus próprios desejos, a qual tornou-se um espaço para as suas diversões, conversas alheias ao conteúdos e atividades propostos pelo professor. Que ficam ignoradas, incompletas, enfim o caos.
    E quando o professor reage, a resposta é truculenta. O aluno não reconhece seu erro e vai para cima do professor e com o apoio da maioria de seus colegas, inclusive daqueles alunos que apresentam boas atitudes e interesse.
    Sofremos a pressão do governo em suas medidas autoritárias de desvalorização pelo sistema. Sofremos a pressão diária na nossa sala de aula.
    Conversando no Dia “D” com colegas de diversas escolas, tanto da esfera estadual como municipal, ouvi relatos assustadores de fatos ocorridos em diversas escolas, em que o professor, assim como os alunos, podem até estarem correndo risco em sua segurança. São fatos pontuais, mas que nos deixam ainda mais inseguros no exercício de nossas função.
    Deveríamos receber a gratificação própria relativo a esse seguro. Pois, mesmo muitas vezes, não sofremos o risco físico, somos frequentemente agredidos moral ou psicologicamente diante de certas agressividades que enfrentamos. Essas agressões, essas ameaças abalam a estrutura do profissional e isso repercute em sua saúde física, tornando-nos vulneráveis a tensões, estresse e depressões pela continuidade de tais experiências em nossa vida profissional. Em que todos perdem. Todos merecem um professor saudável, que possa oferecer uma educação de maior qualidade, num ambiente seguro.

    Reply

  4. Aline
    17/11/2019 @ 06:59

    Concordo em partes com a pesquisa realizada. Sei que a violência tem aumentado cada dia mais e sendo incentivada pelas mídias, pois, quando acontece um ato de violência, vira notícia e os trabalhos realizados com sucesso pelos profissionais ficam escondidos. Professores adoecem pela cobrança, por levarem trabalhos para casa, porque a escola virou uma entidade social e acolhedora, por serem desvalorizados, por essa sociedade que julga, culpa e querem se intrometer no trabalho de quem realmente estudou o assunto. O desrespeito nem sempre é por parte dos alunos, percebo que tem muito professor que acaba desrespeitando o próprio colega de profissão.

    Reply

  5. Maria Aparecida
    17/11/2019 @ 09:19

    Sofri demais ..n foi fácil n se render a antidepressivos para a ansiedade e insônia. A terapia ajuda muito a entender que, não somos culpados pelo desinteresse da população escolar. A gestão tb fica vulnerável e por isso n nos apoia. Terrível!! Assim que perdi a sala de aula, decidi me afastar por um semestre e recuperar minha saúde! Foi a melhor decisão…

    Reply

    • MANOEL DA SILVA RAMOS JUNIOR
      09/03/2020 @ 20:17

      Esperamos soluções enquanto enfrentamos a dura realidade. Parabéns pelo trabalho de pesquisa

      Reply

  6. Lidinauva Buscariolli de Souza
    17/11/2019 @ 18:24

    Tudo isso é verdadeiro . Porém existem ainda a pressão psicológica do próprio sistema educacional, em relação aos problemas sociais, que é o meio que os alunos vivência. Sem contar com o sistema político que para alcançar exeto e se manter no poder, através do voto da comunidade escolar essa corja preferem sacrificar os professores para não se dispôr com os pais ….

    Reply

  7. Prof. Madalena Vieira
    18/11/2019 @ 07:22

    Parabéns pela reportagem… Realmente. nós professores estamos a mercê de governantes que a cada ano que passa desvalorizam cada vez mais a carreira , retirando os direitos e perspectiva de melhores salários… Estamos a mais de 5 anos sem reajuste salarial… Nosso plano de carreira foi massacrado por governador covarde e corrupto, que deixou o estado falido… Sofremos agressões verbais e morais a todo instante, as quais não dão divulgadas por nós docentes… De fato , nota_ se a desvalorização e falta de compromisso com a Educação no país… Algo lamentável, que torna a nação cada vez mais medíocre e escrava de governantes que governam em benefício próprio… E o reflexo de todo o desrespeito está refletido nos dados desta pesquisa que apontam o desgaste emocional dos professores no país…

    Reply

  8. Maior a exploração mais os professores sofrem com ansiedade e estresse - SINPROEP-DF, Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal.
    20/11/2019 @ 10:43

    […] Observatório do Terceiro Setor […]

    Reply

  9. Luzia
    10/03/2020 @ 15:15

    Infelizmente!!! Quase todos. Exceto . Eu tenho mais de 30 anos e não tenho nenhum problemas, um pouco de anciedade , mas controlada . Percebo que a maioriam dos professores trabalham os três períodos , acabam perdendo as suas saúde. Eu trabalhei e trabalho apenas meio período, descanso bem todos os dias. A minha saúde e o meu psicológico bom que importa .

    Reply

  10. Vera Lucia
    12/03/2020 @ 18:03

    Parabéns pela matéria, assunto atual e verdadeiro. Hoje sou uma professora depressiva, com várias medicações controlada. Tenho SAG , sou Bipolar ??. Td isso adquirido em anos de trabalho em sala de aula. Luto contra minha mente 24hs. Pensa no inferno. Às vezes tenho crises horríveis de ansiedade ?. Quando o sistema vê que vc não consegue mais produzir, ti jogam pra lateral ??

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *