Brasil: 23% dos alunos terminam 9º ano sem nível básico de leitura
Em matemática, índice de alunos que terminam Ensino Fundamental com nível abaixo do básico chega a 35,7%
Por Caio Lencioni
Um relatório divulgado pela UNESCO no ano passado, com base em dados da Prova Brasil de 2013, mostra que 23,3% dos alunos brasileiros terminam o Ensino Fundamental com o nível de leitura abaixo do básico, 52% com o nível básico, 21,1% com o nível adequado, e apenas 3,6% com o nível avançado.
Quando são avaliados os resultados em matemática, a situação é ainda pior: 35,7% dos alunos encerram o 9º ano do Ensino Fundamental com conhecimento abaixo do básico, 52,5% com conhecimento básico, 10,6% com adequado, e 1,3% com avançado.
Diferenças de gênero e raça
Estudantes negros e pardos estão entre os alunos que concluem o Fundamental com habilidades de leitura abaixo do básico, com 29,1% e 23%, respectivamente.
Em relação aos que tinham desempenho avançado, os negros atingiram 2,2% e os pardos chegavam a 3,1% em 2013. Já entre os brancos, a taxa alcançava os 5,4%.
Na disciplina de matemática, 42,1% dos alunos negros e 36,3% dos pardos estavam entre os jovens do 9° ano com competências inferiores ao nível básico. A taxa para os brancos era de 28,6%.
A UNESCO aponta que, quando os índices de homens e mulheres foram comparados, o rendimento em leitura das meninas se mostrou melhor do que os meninos do 9° ano. Já em matemática, os meninos apresentaram melhores resultados.
Simone
31/05/2018 @ 23:37
NÃO ENTENDO POR QUE A MATÉRIA NÃO DIZ QUEM É O RESPONSÁVEL POR ESTE DESASTRE… qual a causa e qual a solução?!?