Campanha incentiva a renovação do Congresso pelo voto popular
De acordo com os idealizadores, iniciativa é totalmente apartidária
Por Caio Lencioni
A campanha apartidária “Um novo congresso. É necessário. É possível. E vai ser pelo voto” tem o objetivo de mostrar para a população brasileira como a renovação do Congresso Nacional é necessária. Em 2014, a renovação da Câmara dos Deputados foi de apenas 43,7%, índice “historicamente baixo”, segundo o sociólogo Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo.
Ainda de acordo com o sociólogo, um estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) aponta que 90% dos atuais parlamentares vão se candidatar à reeleição. “Paralelo a esse índice, temos uma população que tem tendência a votar em candidatos novos. O desafio é fazer com que as pessoas se conscientizem e saibam o histórico desse candidato”, explica Sampaio.
A campanha alega que o atual Congresso Nacional não representa a maioria do povo brasileiro. Para Oded Grajew, presidente do conselho deliberativo da Oxfam Brasil, as pessoas precisam começar a pensar nos candidatos desde já. “Na última eleição, você perguntava para as pessoas em quem votariam, isso um dia antes da eleição, e elas ainda não tinham decidido”, diz Grajew.
Um outro ponto a se discutir é o combate à desigualdade social. De acordo com o relatório da Síntese de Indicadores Sociais 2017, do IBGE, um em cada quatro brasileiros vive em situação de pobreza. Isso representa 52 milhões de pessoas no país que vivem com renda per capita mensal de até R$ 387 ou US$ 5,50 por dia.
Grajew explica que, nesse quesito, é preciso ver os antecedentes dos candidatos nos quais você pretende votar. “É necessário ver se no currículo desse candidato há uma história de militância para melhorar a distribuição de renda no Brasil ou se ele é a favor da desconcentração de renda”.
Para saber mais, basta acessar o site da campanha.