Entenda a importância da comunicação para atrair doadores
Palestrante explica que a comunicação efetiva está atrelada à ação do ouvinte
Por Caio Lencioni
A palestra ‘Comunicação: criando um plano para atrair e engajar apoiadores’, que aconteceu no 1° Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o 3° Setor, realizado pelo Observatório do Terceiro Setor, teve como palestrante Tiemi Yamashita, estrategista social especializada em comunicação e sensibilização de público.
Segundo a estrategista, há uma grande diferença entre falar e comunicar. Só há comunicação quando a pessoa que está ouvindo mostra algum tipo de reação. “Se a pessoa entendeu o que eu disse, ela irá agir”. Em relação às organizações, ela associa a comunicação à forma como a entidade atrairá os doadores e voluntários.
“Se a sua forma de comunicar sobre a causa não atraiu, ou seja, a pessoa não se sentiu afetada pela causa, não houve comunicação. Para solucionar isso, é necessário mudar o método, já que não há um padrão para comunicar com diversos públicos”. Tiemi completa que é necessário exercitar essa percepção. “A reação negativa é uma informação. Eu devo construir outra estratégia para conversar com essa pessoa”.
Atraindo doadores
A palestrante aponta que, num primeiro momento, é necessário oferecer atenção para depois atrair a pessoa. “Para que lado essa pessoa está olhando? Sobre qual assunto essa pessoa está interessada? Com isso, eu ofereço atenção para depois saber o que comunicar sobre a causa”.
Informações sobre a entidade, como histórias de quem foi impactado e a transparência, atreladas ao que a pessoa acha interessante, farão com que essa pessoa se engaje. Tiemi lembra que, para fazer com que essa comunicação seja efetiva, são necessários diferentes métodos de comunicação.
Veja a palestra completa abaixo: