Entidades fazem campanha para reduzir danos do abuso de álcool
Em dez anos, o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5%
Por Caio Lencioni
Em parceria com o Conselho Municipal de Drogas e Álcool (COMUDA), o canal Drogas: Reduzir Danos lança a campanha ‘Copo do Mundo – Álcool: Reduzir Danos’.
A ação, que aproveita a mobilização popular em torno do mundial de futebol, tem como objetivo informar a sociedade sobre os riscos associados ao consumo e abuso de bebidas alcoólicas.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em dez anos, o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5%. Em 2006, cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. Em 2016, a taxa chegou a 8,9 litros.
Além de dicas sobre a redução de danos para os usuários, serão desenvolvidas ações afirmativas junto a estabelecimentos parceiros para cumprir o Decreto 52031/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares e estabelecimentos em fornecer água potável aos consumidores de álcool, e a Lei 14592/2011, que proíbe venda e oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Entre os principais comportamentos de risco para consumo destacados pela campanha estão: Binge drinking, comportamento em que o usuário ingere, em um curto período de tempo, uma quantidade de álcool muito maior do que o corpo é capaz de metabolizar; uso de drogas, como antidepressivos, inalantes e estimulantes, junto à bebida; desidratação, queda de glicemia e ressacas; e consumo de álcool por crianças e adolescentes.
Para criar uma proximidade com os usuários, a campanha divulgará, a partir dos canais Drogas: Reduzir Danos e redes parceiras materiais online.