Estudo ajuda empresas e OSCs na comunicação de causas
Estudo da Social Docs mostra caminhos para novas relações e comunicação de empresas e OSCs com a comunidade após a pandemia
Por: Júlia Pereira
A Social Docs, empresa de conteúdo e storytelling focada em contar histórias de transformação e impacto social, lançou um estudo que contextualiza o impacto da pandemia nas organizações, em termos de comunicação e marketing, e busca projetar um cenário futuro a partir do atual comportamento do consumidor e dos doadores.
O estudo, intitulado ‘E Agora? Como É Que Eu Comunico?’, foi baseado em diferentes metodologias de pesquisa e entrevistas com nomes que são referências no Brasil e no mundo.
O desafio atual das empresas e organizações é planejar de que forma inserir o contexto da pandemia nos propósitos e projetos. Antes mesmo da pandemia, já existia um movimento para que empresas gerassem impactos positivos. A crise trouxe um senso de urgência.
Pensando nisso, o estudo apresenta alguns caminhos para que as empresas incorporem tais aspectos de relacionamento e comunicação em sua cultura, construindo boa reputação e colaborando para a sobrevivência de todos, inclusive delas mesmas.
No entanto, a abordagem é delicada: como estabelecer essas mudanças e comunicá-las de maneira genuína, sem que sejam associadas ao oportunismo?
Para auxiliar nesse sentido, o estudo mostra pontos que as empresas devem aprender com o setor social. Enquanto as empresas podem oferecer financiamento e suporte, o terceiro setor catalisa mudanças. A comunicação em todas as esferas dessa relação é fundamental.
Outros temas importantes do estudo são: a necessidade do diálogo; o papel das ferramentas digitais na comunicação; a coerência entre o discurso e as atitudes, que nunca foi tão necessária; o crescimento da contação de histórias humanas, que geram empatia e são a chave para abrir portas; e outros.
Colaboraram com o estudo: Daniela Cachich, vice-presidente (VP) de Marketing da Pepsico; Sergio Giorgetti, VP de Marketing da Visa do Brasil; Marcelo Estraviz, especialista em captação de recursos para o setor social; Angie Brooker, diretora de operações da DTV Group, de Londres; Cris Oestreicher, da ACORDE/ONG Casa Zezinho; Rodrigo Alvarez, Consultor MOBILIZA; Carlos Nunes de Oliveira, do Instituto Reciclar; Laura Leal, do Instituto Alana; Marcelo Iñarra, consultor internacional de captação de recursos; Emygdio Neto, empreendedor; João Paulo Vergueiro, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Viviane Mansi, da Fundação Toyota do Brasil; Angie Brooker, diretor de operações da DTV Group de Londres, especialista em campanhas de DRTV; e Daniel Teixeira, diretor do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
Casa do Zezinho realiza mega bazar beneficente em Moema, São Paulo
09/06/2022 @ 08:00
[…] recursos para a Casa do Zezinho, gerando valores que ajudam na manutenção nas diversas áreas da organização. O evento também tem o propósito de oferecer diversos tipos de produtos com um preço justo e […]