Feira Preta celebra a cultura e o empreendedorismo negro na América
20ª edição da Feira Preta acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro, com programação para celebrar a cultura e o empreendedorismo negro na América Latina
Por: Juliana Lima
A Feira Preta é um evento que, há 20 anos, celebra a cultura e o empreendedorismo negro na América. Para a edição deste ano, que acontece entre 20 de novembro e 10 de dezembro, a feira conta com diversas atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis, além da venda de produtos de empreendedores de todo o Brasil.
A Feira Preta, que será completamente online e gratuita para o público, é uma iniciativa da PretaHub e tem correalização do Facebook, além do apoio de diversas empresas tanto no aporte financeiro como na curadoria da programação.
Com o tema ‘Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho’, a ideia é trazer para o centro do debate as tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, celebrando as potencialidades da população negra.
Já são mais de 70 atividades confirmadas que vão falar de assuntos diversos como negócios, afeto, autocuidado, arte e gastronomia. A programação conta também com shows de artistas como Emicida, Péricles, Liniker, Afrocidade e Tasha & Tracie. Segundo os organizadores do evento, a expectativa é alcançar uma audiência de 2 milhões de pessoas.
“Celebrar a 20ª edição do Festival Feira Preta é um marco no que tange ao avanço da pauta racial no país. Neste ano contamos com a parceria das marcas, muito além do aporte financeiro, mas também com curadoria dos conteúdos e com pessoas pretas em todas as frentes, fruto do efeito sistêmico da inclusão racial. Estão nos ajudando a contar nossas histórias, ampliando o alcance das duas décadas do festival, somadas aos tantos séculos de luta, e fortalecendo o afroempreendedorismo”, conta Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e CEO da PretaHub.
Em toda a sua história, a Feira Preta já atraiu mais de 200 mil pessoas, 3 mil artistas e 1.800 empreendedores, e, com as vendas de produtos e serviços dos afroempreendedores, movimentou mais de R$ 6,5 milhões.
Para conhecer a programação completa da edição de 2021, basta acessar o site oficial do evento.