Relatório analisa os avanços tecnológicos dentro do terceiro setor
O Relatório Global sobre a Tecnologia nas ONGs analisa questões como uso de redes sociais e de ferramentas para captação de recursos
por Artur Ferreira
Segundo o Relatório Global sobre a Tecnologia nas ONGs em 2019, produzido pela Nonprofit Tech for Good em parceria com a Funraise, “as organizações sem fins lucrativos da América Latina e do Caribe ficam atrás de outras organizações sem fins lucrativos em todo o mundo na adoção de ferramentas emergentes de arrecadação de fundos”. Apenas 3% das organizações da América Latina e do Caribe utilizam carteiras digitais e 1%, criptomoeda.
Quando se trata de redes sociais, a mais usada entre as organizações da região é o Facebook (90%). As outras redes mais utilizadas são Instagram (53%), Twitter (40%) e LinkedIn (15%).
A pesquisa também apontou que 47% das organizações do terceiro setor da América Latina e do Caribe usam WhatsApp para comunicação com apoiadores e doadores, a taxa mais alta do mundo.
Entre as Organizações da Sociedade Civil da América Latina e Caribe, 81% acreditam que as mídias sociais são eficazes para inspirar ações políticas e 68% aprovam petições online.
Outras tecnologias citadas no estudo são as ferramentas CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes), usadas por 22% das OSCs da região, e a criptografia para proteção de dados e comunicações, usada por 31%.
A pesquisa mostra, ainda, que 81% das organizações do terceiro setor da América Latina e do Caribe possuem site próprio e 56% aceitam doações online via site. Os tipos de pagamento aceitos são principalmente cartão de crédito (67%), PayPal (61%) e débito direto (41%).
Quando se trata de captação de recursos, os métodos mais usados são as doações mensais de apoiadores (81%), financiamento coletivo (27%), doação de tributos (20%) e arrecadação de fundos (20%).
Quando analisado o perfil das organizações da região constatou-se que 12% são consideradas de grande porte, 37% de médio porte e 51% de pequeno porte. E a causa mais abraçada é a de “Crianças e jovens” (19%).
Resto do Mundo
No continente Africano, os principais destaques do relatório são que 64% das organizações africanas já aceitam cartão de crédito em seus sites, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
Quando se trata das mídias sociais, 87% usam regularmente, sendo as mais usadas o Facebook (72%), o WhatsApp (44%), o Twitter (37%) e o Instagram (29%).
No contexto asiático, 67% das OSCs enviam atualizações por e-mail para apoiadores e doadores. A Ásia lidera o uso de novas tecnologias de arrecadação de fundo: 7% utilizam doações via smart speakers (dispositivos ligados a assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon), 5% por meio de jogos e 4% por criptomoedas.
Entre as organizações do terceiro setor da América do Norte, 85% aceitam doações online em seus sites, a maior taxa no mundo. E são líderes em doações formato peer-to-peer (39%), modalidade de doação que permite a pessoas físicas investirem ou doarem para pequenos e médios negócios ou organizações com o objetivo de facilitar o acesso a créditos por custos menores.
Na Europa, um dos principais destaques é o maior índice de proteção aos dados dos doadores. 86% das organizações têm uma política de privacidade em seu site, e 40% usam tecnologia de criptografia.
Para ler o relatório completo, acesse o site da Funraise.