Robosquadrão: jogo ensina programação para alunos do Ensino Médio
Jogo está sendo desenvolvido por alunos da USP e visa motivar o aprendizado da lógica de programação
Por: Mariana Lima
O jogo ‘Robosquadrão’ foi desenvolvido por estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) do campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de servir como ferramenta para ensinar programação para alunos do ensino médio.
O jogo oferece uma variedade de níveis de atividades e missões que giram em torno de um robô virtual, o qual devem resgatar e treinar, para colocá-lo em combate.
Os alunos responsáveis pelo ‘Robosquadrão’ fazem parte do Fellowship of Game (FoG), projeto que promove o contato de jovens com a programação com uma perspectiva atraente e mais inclusiva.
De acordo com os criadores, a ideia do jogo é motivar o aprendizado da lógica de programação, que se tornou fundamental para novos postos de trabalho do futuro.
O jogo venceu a categoria educação da 7ª Campus Mobile, competição que reúne ideias e soluções para plataformas mobile. O grupo recebeu um prêmio em dinheiro e ganhou uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
O jogo ainda está em fase de desenvolvimento, mas uma versão inicial já está disponível para testes na página https://galbrato.itch.io/robosquadrao.
Fonte: Revista Galileu