Simpósio promove o diálogo em torno de políticas públicas para infância

Compartilhar

Com o tema “Políticas públicas para um Brasil de infâncias plurais”, o X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) acontecerá dia 25 de outubro em Brasília e tem como objetivo dialogar sobre a implementação de políticas públicas para a primeira infância no Brasil

crianças andam juntas
Foto: Pexels

Por Redação

O X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e com o tema “Políticas públicas para um Brasil de infâncias plurais”, acontecerá em Brasília em 25 de outubro. O objetivo deste evento é discutir a implementação de políticas públicas de qualidade e em escala para crianças de 0 a 6 anos, considerando as diversas realidades regionais, étnico-raciais e socioeconômicas que caracterizam as primeiras infâncias brasileiras.

A diversidade da sociedade brasileira é uma característica fundamental, e as políticas públicas voltadas para crianças devem refletir e atender essa diversidade para efetivamente promover transformações positivas em suas vidas. Destacando a importância dessa abordagem, Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, uma das organizações do NCPI, enfatiza a necessidade de políticas específicas que compreendam as particularidades de cada contexto infantil.

O evento contará com palestrantes renomados, como Andrés Moya, Philip Fisher, Marcia Castro, Sonia Venâncio e Kátia Helena Schweickardt, que abordarão temas relacionados às primeiras infâncias no Brasil, incluindo desigualdades étnico-raciais, socioeconômicas, políticas de educação infantil e bem-estar dos cuidadores.

As inscrições para os formatos presencial e Simpósio-Satélite vão até 18 de outubro, enquanto as inscrições para o formato on-line seguem até o dia 24 de outubro. Elas podem ser feitas no site do NCPI. O site reúne a programação completa e mais informações sobre o evento.

Além dos painéis temáticos, o simpósio também apresentará dois estudos: um sobre o uso de evidências para impulsionar políticas públicas para a primeira infância e outro com indicadores de desenvolvimento infantil integral nas capitais brasileiras.

O evento é direcionado a gestores públicos, especialmente nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, bem como líderes da sociedade civil, acadêmicos e jornalistas. O Simpósio é gratuito e oferece a participação presencial e online.

O Simpósio está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Especificamente, ele contribui para o ODS 4, que busca garantir uma educação de qualidade e inclusiva, ao discutir políticas públicas relacionadas à primeira infância. Além disso, ao abordar questões de desigualdade étnico-racial, socioeconômica e regional, o simpósio também se conecta com o ODS 10, que visa reduzir as desigualdades dentro e entre os países.

O  Núcleo Ciência Pela Infância  (NCPI) é uma coalizão dedicada à geração e ampla divulgação de conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância, visando aprimorar e fortalecer programas e políticas públicas voltados para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o NCPI é composto por sete organizações: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.


Compartilhar