Só 22% dos universitários brasileiros são proficientes em português
Dado é da pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional, de 2016
Por: Isabela Alves
Apenas 22% dos brasileiros que chegaram à universidade têm plena condição de compreenderem textos em português e de se expressarem por meio da escrita, de acordo com a pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional. O estudo de 2016 ainda aponta que 4% das pessoas que chegaram ao ensino superior estão no grupo de analfabetos funcionais.
A pesquisa dividiu em cinco categorias as condições de alfabetismo no país: Analfabeto, Rudimentar, Elementar, Intermediário e Proficiente.
Considerando a população brasileira em geral, segundo a pesquisa, 27% das pessoas são analfabetas funcionais, 42% estão no nível elementar, 23% no intermediário e apenas 8% no proficiente.
Entre as pessoas que não frequentaram a escola ou têm no máximo quatro anos de escolaridade, mais de dois terços (67%) permanecem na condição de analfabetismo funcional, com 49% chegando ao grupo rudimentar.
A maior parte dos indivíduos que ingressaram ou concluíram os anos finais do ensino fundamental atinge a condição de alfabetismo condizente com o grupo elementar (53%). No entanto, mais de um terço das pessoas nessa faixa de escolarização (34%) são analfabetas funcionais.
A grande maioria de quem chegou ou concluiu a educação superior permanece nos grupos elementar (32%) e intermediário (42%), enquanto apenas 22% situam-se na condição de proficiente.