Startup de doação já ajudou organizações a captarem R$ 200 milhões
A startup de doação Trackmob acaba de atingir a marca de R$ 200 milhões em captação de recursos para organizações do Terceiro Setor
Por: Júlia Pereira
Aos 23 anos, enquanto fazia uma doação para uma organização do Terceiro Setor por meio do site, o analista de sistemas Jonas Araújo percebeu que levava muito tempo até encontrar o botão “doar” na página.
Nesse momento, ele identificou a dificuldade do usuário ao completar o processo enquanto realiza uma doação.
O tempo passou e, mais tarde, a mesma organização entrou em contato com Jonas pedindo a construção de um software para melhorar o relacionamento com os doadores.
Foi com o objetivo de ajudar as organizações do Terceiro Setor na captação de recursos que Jonas criou a Trackmob. Hoje, a empresa atende as maiores instituições filantrópicas do Brasil e tem ampliado o crescimento e captação de recursos mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.
A empresa acaba de ultrapassar a marca de R$ 200 milhões em captação em quase 8 anos de história. Foram seis anos para captar os primeiros R$ 100 milhões e somente dois para captar o restante.
No primeiro semestre deste ano, a Trackmob ajudou organizações sem fins lucrativos a captarem R$ 34,9 milhões, 26% mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados R$ 25,5 milhões.
“Os dados demonstram que a pandemia do coronavírus tem estimulado o fortalecimento da cultura de doação no país e que nossos esforços de empreender mais recursos para a gestão do Terceiro Setor permitiram às organizações se desenvolverem profissionalmente”, observa Jonas Araujo.
O número de doadores também cresceu no período, passando de uma média mensal de 78 mil pessoas, de janeiro a junho de 2019, para uma média mensal de 106 mil no mesmo período deste ano.
Durante a pandemia, a empresa criou novas soluções, como sistemas de inteligência e plataforma para hospitais e santas casas arrecadarem doações com foco no combate ao coronavírus. As campanhas têm como objetivo estimular as doações para a criação de leitos, aquisição de equipamentos, combate à fome e assistência social.
Atualmente, a startup disponibiliza quatro soluções tecnológicas ao Terceiro Setor: um CRM para ONGs, soluções de captação de doação online, o Portal do Colaborador (onde doadores acompanham o andamento das causas que apoiam) e o Aplicativo Móvel F2F, que converte uma pessoa interessada em uma nova doadora no local onde ela estiver.
Entre os clientes estão organizações como Médicos Sem Fronteiras, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Habitat Brasil, Aldeias Infantis SOS Brasil, Greenpeace, Conectas, Hospital Pequeno Príncipe, Fraternidade Sem Fronteiras, Unicef, Fiocruz e Teto.