98 Comments

  1. cidadão
    19/09/2019 @ 08:23

    será q tem haver com a corrupção do sistema??

    Ter q ser des-humano em alguns momentos e depois não conseguir absorver a culpa??

    ser obrigado a se matar pq se não alguem mata a famlia dele??

    Reply

    • Vieira
      26/09/2019 @ 17:53

      Esses suicídios advém do estresse excessivo, cargas de trabalho desumanas, abuso por parte de superiores e baixa remuneração. Essas condições sobrecarregam o policial. Você especula com coisas que não representam a realidade de nem 10% dos policiais brasileiros.

      Reply

      • Anacleto Junior Gomes Santana Santana
        27/09/2019 @ 20:13

        Não trabalho na profissão como polícia mas gostaria e sei a importância de quem exerce a profissão. Por mais difícil que seja ainda é motivo de orgulho para mim.
        O maior problema para ser um policial militar é enfrentar bandidos nos dias de hoje e as próprias leis do brasil, que só favorecem os criminosos.
        No meu ponto de vista tem que aver uma grande mudança na continuação brasileira.

        Reply

      • PASTOR ADALBERTO GUILHERME DA SILVA.
        29/09/2019 @ 11:04

        MEU NOME É ADALBERTO DA PROJEF, CONCORDO EM PARTE COM O QUE ACIMA FOI DITO, MAS O QUE MAS ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI A PARTE “BAIXA REMUNERAÇÃO” PORQUE COMO EDUCADOR FINANCEIRO A MAIS DE 10 ANOS, TENHO PERCEBIDO QUE A FALTA DE DINHEIRO PARA HORAR OS COMPROMISSOS FINANCEIROS E DAR O MINIMO DE CONFORTO A FAMÍLIA, TEM LEVADO MUITOS TRABALHADORES, INCLUINDO OS POLICIAIS, AO ENDIVIDAMENTO E AO SUPERENDIVIDAMENTO, E ISSO PROVOCA ESTRESSE ANSIEDADE E DEPRESSÃO, E TUDO ISSO LEVA AO SUICÍDIO, POR MAIS QUE AS AUTORIDADES AINDA NÃO TENHAM DESCOBERTO AS CAUSAS DO SUICÍDIOS, QUE AFIRMAR QUE UM DOS FATORES PRINCIPAIS É A FALTA DE DINHEIRO, CONJUGADA COM A FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EFICAZ.

        Reply

        • João Paulo
          30/09/2019 @ 21:36

          Sou policial, graças a Deus já reformado.
          Posso afirmar com todas as letras que a maior causa dos suicídios dentro da polícia (só posso falar da militar) advém da pressão psicológica feita por oficiais e superiores. Para quem não sabe, dentro da corporação há uma discriminação social total, tendo como exemplo de uma das coisas que acontecem, os refeitórios dentro das instalações dos batalhões são separados, ou seja, oficiais comem apenas com oficiais e tem o melhor cardápio, em seguida subtenentes e sargentos só comem entre eles, e comem pior que os oficiais e melhor que cabos e soldados, que tem a pior das refeições. Isto é uma vergonha!
          Funciona assim, se um oficial não vai com sua cara (praças) ele te queima pra todos os outros oficiais e vc passa a não ter sossego em.nenhum lugar que vc for.
          A maior prova de que o que eu digo é verdade, nessa lista de suicídios vcs não vão encontrar nenhum oficial relacionado nela.
          Então, além de não ganhar um salário digno e ainda ter que complementar a renda fazendo bico de segurança e ficando exposto a bandidagem, a pior coisa é ter que aguentar pressão de oficiais querendo te ferrar.

          Reply

          • Marcia Oliveira
            02/10/2019 @ 11:27

            Eu entendi o que vc contou da discriminação, mas vcs têm consciência que isso acontece com todas as profissões? Outra alternativa é procurar outra atividade pedindo baixa da PM, tantas pessoas fazem isso de dar uma virada na mesa. Desculpe pelos palpites, é o que eu penso, nada é eterno é necessário mudar dd vida para sobreviver.

          • Fabio
            03/10/2019 @ 13:12

            No brasil deveria ser criada uma portaria onde oficiais de policia nao pudessem perseguir humilhar os subordinados .todo o efetivo deveria ter o mesmo valor e respeito ser uma familia .e tambem a fiscalizaçao contra a corrupçao pois essas causas de suicidios sao provenientes de abuso de autoridade por parte dos seus superiores .corrupçao .baixos salarios falta de equipamentos investigativos.o policial quando vem a suicidar ele tira sua propria vida .por nao ter orientaçao psicologica .por profissionais da saude.pressâo por parte de seus superiores .açâo abusiva por parte deles mesmos devido a pressôes psicologicas .um policial com intençoes suicidas tambem é um perigo para a humanidade.

          • gilda
            04/10/2019 @ 05:12

            Que horror esse tipo de discriminação dentro da mesma corporação. Regras deveriam ser atualizadas, não faz sentido não ser o mesmo tipo de alimentação pra todos.

        • Cristiano
          13/02/2023 @ 11:34

          A policia é uma casa dividida por isso nao prospera,ja a de satanas bem organizada o crime continua e eles nao cometem suicidio por quer sera?.

          Reply

    • Nilton Veloso Nogueira
      27/09/2019 @ 00:02

      É muito difícil exercer a função de policial, a pressão e muito grande, exatamente porque é difícil. Me lembro tirando serviço das 2 as 4 da manhã num frio insuportável de Brasília portando uma metralhadora congelada ,pela frente um campo de futebol e só eu acordado e tremendo de frio, naquela imensidão iluminada por holofotes. Dominado pelo sono e o cansaço. Era quase insuportável. Mas a humildade e a honra, deve estar acima dos nossos sofrimentos. Hoje vejo o quanto foi importante aquela missão é o meu diploma de honra ao mérito, que recebi com apenas 19 anos , isto pavimentou a estrada que posteriormente percorri, da qual tenho muito orgulho. O relatado acima, só foi uma entre muitas outras situações ocorridas. Isto serve primordialmente, para aprimorar seu caráter, seus princípios e seu ideal. Brasil acima de tudo.

      Reply

      • Rosinete
        29/09/2019 @ 07:35

        Eu, rosinete admiro toda a corporação, um trabalho difícil e muitas vezes não reconhecido,policiais são pessoas e tem família assim como eu e a maioria da população.

        Reply

      • Amauri Antonio Confortin
        08/02/2020 @ 15:06

        Prezado Nilton e demais, também sou Policial Militar. Realmente, a nossa profissão é muito desgastante, sobretudo no aspecto emocional, por conta dos muitos fatores mencionados por vocês. Em 2018 publiquei um livro a respeito do assunto, cujo título é: O Soldado João. Através dos 40 contos do livro são evidenciadas, de forma literária, as agruras da profissão, as quais afetam o emocional e a alma dos Policiais. O personagem Soldado João tem sido um formador de consciência e um gerador de empatia a respeito desses problemas de saúde, pois se constitui em um olhar além da farda.

        Reply

    • Assis Rondonia
      02/10/2019 @ 15:15

      Não é questão de salário, só. É a pressão; é o andar escondido; é o a mulher não poder colocar suas roupas no varal, é o círculo de amizades dele; é a ausência de folgas regulares; e a pressão da família; é o perigo cada vez maior; e um tal dar depoimentos na Justiça e nas Delegacias quase todos dias. E…………….

      Reply

  2. francisca
    19/09/2019 @ 10:31

    um dos pre requisito pra carreira deveria ser exames contínuos de pscologico, assim como os profissionais vigilantes privados…tem que fazer para poder continuar trabalhando

    Reply

    • Vieira
      26/09/2019 @ 17:54

      Se eles fazem isso, acaba a polícia militar. Metade do efetivo não passa em exames assim.

      Reply

      • Iarg Andrade
        28/09/2019 @ 12:36

        Vieira, concordo contigo. Ao serem admitidos em qualquer corporação da federação, há exames incluindo psicológicos, porem não aprofundados. A hierarquia é severa e o treinamento idem, as situações são diversas e pressão uma constante(baixo salário, pouco convívio familiar, cobrança da família que gera uma alto cobrança, sociedade(direitos humanos, população, mídia..etc), equipamentos precários e/ou obsoletos(armas inferiores ao poderio dos bandidos, veículos sem manutenção, equipamentos das bases deficitários e/ou em falta…etc). O excesso de pressão é algo que vejo em todos os locais que já tive a oportunidade de visitar e/ou conversar com esses profissionais. Se cogitam muito os dados, como parâmetros, para se ter uma base referencial países como EUA, UK, FR,ES ou asiáticos onde existe criminalidade, mas não como as ocorrências brasileiras. A educação torna-se a única fonte de esperança, por meio dela o cidadão será capaz de ter o mínimo de discernimento em fazer escolhas corretas, outra fonte é a segurança de e com qualidade(não adianta concurso para se admitir pessoas sem nem um defeito físico e psicossomático se eles irão adquiri-los dentro em breve). Todo dia um PM/PC/PF sabe a hora de sair para o trabalho, mas não sabe se retorna.

        Reply

      • gaby
        02/10/2019 @ 12:52

        É melhor perder a maioria dos policiais com exames assim, do que permiti-los continuar trabalhando, ignorando seus estados mentais que os levaram ao suicídio

        Reply

    • Valter
      28/09/2019 @ 09:53

      Eu só passei pra ler os comentários

      Reply

    • Prefiro não revelar pra evitar perseguições
      01/10/2019 @ 14:38

      Concordo inteiramente, João Paulo. Todo o resto elencado na reportagem nada influi. (dizer que ter acesso a armas deixa a pessoa propensa ao suicídio é brincadeira de desarmentista). A ÚNICA causa é o assédio moral, que aliás também corre solto em outras polícias, como a civil e a federal (que aliás, eu via como um ambiente de trabalho excelente, antes de conhecer na prática). A PRF é a única que ainda escapa dessa onda de assedio por causa da carreira única.

      Reply

    • Geisy
      03/10/2019 @ 04:38

      Para mim devemos prevalecer a pena de morte para os crime e o que eu penso

      Reply

  3. Rafael
    19/09/2019 @ 11:24

    Poderiam disponibilizar a fonte de pesquisa ?

    Reply

    • Andreia Guimaraes
      26/09/2019 @ 06:41

      O link está na matéria. ? um PDF com 206 páginas e muitas informações.

      Reply

      • SUELY
        26/09/2019 @ 20:13

        O policial é quem comprar a sua farda,ele só tem a arma em serviço, fora disto ele tem que comprar a sua para não ficar nas mãos dos bandidos, em serviço muitas vezes seus coletes não estam bons,seus carros muitas vezes como a gente ve viaturas sucatiadas,armas que travam, e o esxtrese que eles passam no dia intenso de serviço, são encurralados pelos bandidos que esta bem mais armados. E na hora em que acontece alguma morte a culpa é da polícia, enquanto o policial está trocando tiros as crianças estamos brincando, chegando até os policiais mandando as crianças saírem das ruas,depois que acontece uma morte a polícia que é culpada,aí vocês dizem como fica este policial,esxtresado.Hoje em dia para ser policial tem que ter muita coragem e se prende alguém no seu dia de folga ainda tem que ir dar seu depoimento. TRISTE VIDA DE UM POLICIAL

        Reply

        • Roberto Marshall
          30/09/2019 @ 11:11

          E as mídias e os usuários de drogas com seus parlamentares criando mais problemas, como a lei de abuso de autoridade, do Renan Calheiros são grande parte dos problemas causadores disso.

          Reply

      • Horlando Pastoriza
        26/09/2019 @ 20:14

        Nas Mãos Do Bolsonario O Brasileiro Estão Perdidos…

        Reply

        • PASTOR ADALBERTO GUILHERME DA SILVA.
          29/09/2019 @ 11:19

          É um engano dizer estas coisas com um presidente que estar apenas começando seu extraordinário governo, com responsabilidade, honestidade, e Deus no coração. vamos orar por ele, pois é temente a Deus e por isso vai dar tudo certo.

          Reply

        • Paulo Sergio cordeiro Nascimento
          29/09/2019 @ 12:56

          com certeza se a maior parte da pipulacao ? parda ou negra como resultado teremos mais pardos ou negrod envolvidos em crimes Isto ? fato

          Reply

      • Viviani Oliveira
        27/09/2019 @ 10:27

        O título da matéria deveria ser sobre o aumento de assassinatos de negros e pobres cometidos por policiais.
        Claro que o caso dos suicídios é grave, mas deveria haver uma comparação entre os suicídios de policiais e de outras pessoas que não são policiais, será que o número seria desigual?

        Reply

        • Zelmo
          27/09/2019 @ 17:43

          Viviani, os moradores das comunidades onde o crime impera, são em quase sua totalidade, pessoas pardas e pobres. Consequentemente, os traficantes, bandidos, ladrões, estupradores, também são. Por isso a policia mata pardos, e as balas perdidas atingem pardos pobres. Veja que os bandidos matam policiais pardos, e quase nunca matam policiais brancos. Sabe porquê ? Porque a grande maioria dos policiais do Rio de Janeiro são pardos. E aí ? Cor, nesse caso especifico de Rio, não serve como referência para a estatística. Só serve para criar polêmica e discriminação.

          Reply

          • Mônica
            28/09/2019 @ 08:34

            E você aceita isso como uma coisa normal? Nunca te passou pela cabeça que tem alguma coisa errada aí? Que absurdo! Você certamente é branco e votou no Bolsonaro.

          • RRebelo
            30/09/2019 @ 01:35

            Me sinto muito bem qdo vejo responderem com coerência, lucidez e ponderação uma retórica sem nexo a publicação.
            Boa sorte meu caro.

        • T.I
          28/09/2019 @ 21:25

          Poderia sim Viviani. Poderia ser também ,policiais negros mortos por bandidos brancos,poderia ser policial pai de família morto por bandido. Isso não vem ao caso. O que vem ao caso é a exposição do que realmente importa,não esses ideais raciais. O policial pensa duas,três ou mais vezes antes de executar um disparo,o bandido atira a bel prazer e não se importa com que será atingido. Defenda e procure entender a sua polícia para não tecer comentários sem fundamento. Policiais negros,brancos …. Morrem todos os dias e não causa indignação. A policia é o limite que impede a instauração do caos.

          Reply

        • Denice
          29/09/2019 @ 13:37

          DEUS proteja os policiais de toda a maldades sobre eles

          Reply

        • Povo
          30/09/2019 @ 19:24

          É exatamente o que estava pensando.
          Alguém com alguma lucidez acha 343 mortes de polícias em comparação a 6220 civis é caso de drama?
          Drama é a cultura de matar que já está enraizada na comunidade policial que quando não conseguem matar alguém, matam-se a si próprio. Com os negros então a tolerância está zero.

          Reply

          • Eduardo
            02/10/2019 @ 02:57

            É realmente importante cuidar de vidas. Se estudar o mapa da violência e focar em suicídio os profissionais que infelizmente mais ocorre suicídio é entre policiais e já a muito tempo é assim.
            A segunda profissão com alto nível de suicídio é de médicos.
            Só encontrei essas informações nunca encontrei uma referência de trabalho de prevenção.
            É muito importante lembrar que as pessoas são muito mais que sua atividade profissional, são filhos, são irmãos, são pais, são amigos. A alguns dias estavamos em campanha para prevenção de suicídios. É um problema de saúde pública importante.

      • PAULO
        28/09/2019 @ 10:33

        EITA. VOCÊ ASSASSINOU A LÍNGUA PORTUGUESA NO SEU COMENTÁRIO. ??

        Reply

    • PASTOR ADALBERTO GUILHERME DA SILVA.
      29/09/2019 @ 11:14

      É NECESSÁRIO DISPONIBILIZAR AS FONTES DE PESQUISAS, E TAMBÉM INFORMAR AS CAUSAS GERADORAS DOS SUICÍDIOS, COM PRECISÃO, NÃO SUPOSIÇÃO. POSSO AFIRMAR QUE AS DÍVIDAS PROVOCAM ESTRESSE ANSIEDADE E DEPRESSÃO, E ESSES FATORES LEVA AO SUICÍDIO.

      Reply

    • Eu mesma
      02/10/2019 @ 12:09

      3 parágrafos pra abordar um estudo como esse quando o nome do site é Observatório. Apenas jogar dados, sem aprofundar é complicado, façam análises, aprofundem a discussão. É disso que precisamos

      Reply

  4. Jose luiz da silveira Ballock
    19/09/2019 @ 14:09

    Volta a questão da Mediação de Conflitos e o Direito A Cidade. Esta discussão foi abandonada justamente pela questão da inteligencia e a mudança de paradigma, mudança de eixo filosófico da multirelação entre segurança publica e a comunidade.
    Durante o governo Dilma varias pessoas estudaram Direitos Humanos e Mediação de Conflitos ( eu inclusive), de forma multidisciplinar. Na época começamos a organizar Associação Provisoria de Mediação de Conflitos, com um dos objetivos era operacionalizar a Mediação de Conflitos. O Sindipetro e outrass associaçoes, ongs etc deram um excelente apoio.
    Realmente algo precisa ser feito, sair desta filosofia do confronto. Não é facil, é mudança de paradigma.

    Reply

    • Flavia Bezerra
      26/09/2019 @ 13:39

      Muito bem,falou tudo.

      Reply

      • Edna dos Santos Chagas
        30/09/2019 @ 17:34

        Sei q apesar de existir alguns profissionais ruins , existem também bons policiais ,q dedicam suas vidas pra defender a sociedade,abdicando do seio de suas familhas ,seus lares cuidando da vida das pessoas. As cobranças são grandes e eles ficam estressados e sobrecarregados .

        Reply

    • Vieira
      26/09/2019 @ 17:55

      O que tem a ver a mediação de conflitos com os casos de suicidio entre policiais?

      Reply

    • Lourdes Gomes goncalves
      01/10/2019 @ 11:55

      PERDOEM ME SE MINHA OBSERVAÇÃO NAO ESTÁ COERENTE COM A ESTATÍSTICA, NOSSO P BRASIL É UM CELEIRO DE RACAS, CORES, NOSSO BRASIL NAO TEM BRASILEIRO NATO, NOSSO BRASIL SERA SEMPRE UM REFÚGIO DE TODOS ESTRANGEIROS QUE FOGEM DE SEUS PAISES, DA GUERRA, DA FOME, SO QUE NAO TEM COMO CADASTRAR CADA ESTRANGEIRO, QUE CHEGA, NAO TEM COMO SABER SE É MAIS UM BANDIDO, ESTUPRADOR, LADRAO,ASSASSINO, QUE ESTAMOS DANDO GUARIDA, NAO PODEMOS DIZER BEGROS, PARDOS, POBRES, SEM DISTINÇÃO, DE RAÇA, COR OU RELIGIAO, SOMOS TODOS BRASILEIROS,QUANTO AOS NOSSOS SOLDADOS, CULPADOS, DOS SUICÍDIOS SAO NOSSOS GOVERNANTES, QUE NÃO NCA ESTIVERAM NA FRENTE DE UM CONFRONTO, E SAO CAPAZES DE NAO PAGAREM UM SALARIO DO TAMANHO DA VIDA QUE ELES MERECEM POR DEFENDER COM A PROPRIA VIDA POR SEREM MAL REMUNERADOS, TEREM QUE COMPRAR SUA FARDA E COTURNO,E USAR ARMAS DA ERA DE DAO PEDRO II, ENQUANTO OS BANDIDOS TEM ARMAS QUE SUPERA ATE O EXÉRCITO BRASILEIRO.

      Reply

      • Ivonci Santana Barreto
        03/10/2019 @ 03:33

        Eu fui acusado de duplo homicídio, mas fui absolvido pela justiça comum, porém a justiça militar não reconhece a minha inocência, e devido a esse fato tive que colocar Deus acima de tudo, porque a minha frustração apenas me levava, a uma condenação por suicídio, portanto aos poucos fui observando que o mais importante é a família, e hoje luto contra esse prazer de vestir novamente a farda, quando vejo uma viatura ou um policial de trabalho. Uma coisa observei em todo esse tempo, que a justiça não tem a sensibilidade de reconhecer, a inépcia de um recruta, outrossim, a justiça não se coloca no lugar dos componentes, e não é bem assim, um recruta não possui autoridade alguma, é como se um tijolo fosse naquele lugar colocado. Não fui corrupto, nem arbitrário, e muito menos omisso, apenas cumprir para estar vivo hoje, e testemunhar apenas a verdade. Porque somente a verdade é capaz de tirar o peso das costas, o fardo pesado.

        Reply

  5. Suicídio já causa mais mortes de policiais do que confronto em serviço - DFNS.net em Português
    20/09/2019 @ 16:18

    […] FONTE: Observatório do Terceiro Setor […]

    Reply

  6. Rosangela
    23/09/2019 @ 12:36

    Ta é oque que tem a ver se os bandidos que morreram em decorrência de seus atos criminais eram negros ou não com suicidios causados por uma profissão de risco e estrés continuo? Fala sério hein, não perdem a oportunidade de cair encima da polícia até quando supostamente deveriam consolar eles

    Reply

  7. Deijanete Lôbo
    23/09/2019 @ 17:52

    Ai do cidadão se não fosse a polícia. Os policiais alem de um salário digno a profissão eles precisam ser acompanhados por psicólogos sendo conduzido emocionalmente

    Reply

    • Álvaro
      26/09/2019 @ 17:29

      o problema consiste nas leis criadas por políticos corruptos pra ferrar com a segurança, saúde e educação esses são os três objetivos deles para ferrar

      Reply

      • Paulo
        28/09/2019 @ 00:38

        De políticos o que menos entendo, é que eles para se elegerem se aproximam do povo eleitor na maior cara de pau. Depois de eleitos, se armam, se protegem contra o eleitor colocando N seguranças armados para protegê-los exatamente contra quem os elegeu. Usam carros blindados, já não se expõem diante de seu eleitorado como em campanha.
        É como já disse o próprio Lula ? certa vez, que por mais ladrão que o política, a cada eleição ele tem que dar a cara ao eleitor, e ele ainda faz críticas ao sujeito que estudou, fez concurso e se estabiliza num emprego muitas vezes até aposentar.

        Reply

    • Ricardo
      26/09/2019 @ 21:18

      Se estamos falando de um relatório, ele não pode ser omisso, ainda que as informações constantes possam representar inconveniente para determinadas correntes políticas. Existe diferença entre fazer um relatório estatístico e fazer uma matéria focada exclusivamente em um aspecto. A matéria aborda um problema, sem ignorar outros fatores.

      Reply

  8. Renato
    24/09/2019 @ 16:22

    Educação, seria a resposta adequada a todas essas questões.

    Reply

    • Ricardo
      26/09/2019 @ 21:21

      Infelizmente, slogans só são funcionais em circunstâncias ideais. Uma abordagem realista reconhece inúmeros fatores interferindo e contribuindo para um determinado quadro.

      Reply

    • Capoeira
      27/09/2019 @ 10:57

      A Currupção do brasil começa pelo governo e passa para todos nòs brasileiros que sofremos essas desgraças de Crime Cultural q começa dentro de casa entre Familia,
      a Educação é nota zero ,

      Reply

  9. camila
    25/09/2019 @ 14:14

    é triste ver como os policiais, assim como a população civil, não sabe lidar com a violência que o estado propõe a eles como profissão

    Reply

  10. Marcia
    25/09/2019 @ 14:52

    Ser policial não é pra qualquer um. Falar de salário nem vem ao caso. Pois quando se escolhe uma profissão VCI sabe a base do salário. Ver do lado de fora, o que é ser policial, é fácil e deslumbrante. Mas ter o controle emocional em lidar com indivíduos e sistemas, não é brincadeira. Causa revolta, desgaste, e ele tem que mostrar que é o supererói. Pode fazer análise, acompanhamento o que for, não vai adiantar. Mostrou o primeiro desequilíbrio, já era uma hora vai pirar. Faz parte da rotina deles.
    Pra mim quando começa os primeiros sintomas tem que aposentar.
    Porque quando ele não controlar os sentimentos ele vai expor o que tá sentindo. E às vezes vai agir contra a família, ou com quem nem tem nada haver com o que ele tá passando. Ou até mesmo tirando sua própria vida.
    É uma profissão que só trás problemas pro policial.
    Acredito que na escala de 1 à 10, só 3, se aposentam com a saúde perfeita

    Reply

    • SUELY
      26/09/2019 @ 20:30

      Na hora que um cidadão é roubado a primeira pessoa que chamam é a polícia, é revoltante. o sistema é falível os traficantes sabem fisto, por que a politica daqui não faz prisão como lá de fora que é
      guarto pequeno individual, e teria que ter pena de morte para aquele que matar um policial. Suas famílias choram e ficam desamparadas entregam uma bandeira como se entrega um lenço para enchugar as lágrimas. Mortes tanto em confronto ou em suicídio.

      Reply

      • Fabio
        03/10/2019 @ 14:05

        As forças de operaçoes especiais do rio de janeiro .nao tem intençao alguma de atirar em moradores ,se acontece de uma bala perdida atingir um civil ,é devido a tensâo da troca de tiros mas os agentes das forças especiais sao homens treinados preparados ,nao se assustam com confrontos ,o objetivo dessas forças sao efetuar as prisôes de marginais que oprimem os moradores desses locais . A policia do Rio é a mais preparada e humana do brasil.

        Reply

  11. Marco
    25/09/2019 @ 15:02

    FALTA DE TRABALHO.
    É A PROFISSÃO MAIS ALMEJADA QUE EXISTE.
    O CONCUSO MAIS DISPUTADO ENTRE A FAIXA ETÁRIA QUE PODE CONCORRER A UMA VAGA DEPOIS QUE ENTRAM FICAM AÍ COM ESSA PUTARIA.
    PASSEAM DE CARRO O DIA TODO CORRENDO ATRÁZ DE INTERESSES PARTICULARES E FAZENDO DE TAXI PARA FAMILIARES ÀS CUSTAS DA POPULAÇÃO
    TEM TEMPO DE SER TRAFICANTE, CORRUPTO, ASSASSINO QUE MATA ATÉ O COLEGA DE FARDA.
    SÃO AMPARADOS COM TODOS OS BENEFÍCIOS TRABALHISTAS, USAM ROUPAS PAGAS PELO POVO….E FICAM AÍ IGUAIS A UMA SANGUE-SUGA VIRALIZANDO ESSAS PORCARIAS DE POSTS EM HORÁRIO DE SERVIÇO.
    NÃO ESTÁ BOM PEDE A CONTA E VAI CARPIR UM TERRENO.
    CAMBADA DE HIPÓCRITA.

    Reply

    • Keliane Carvalho
      27/09/2019 @ 08:48

      Ridículo.

      Reply

    • Militar Gaúcho
      28/09/2019 @ 15:35

      Tomara.que.nunca precises da polícia.meu amigo, até pq pelo q.falas não terás ajuda, mas interessante essa raiva ao falar dos militares…será algo pessoal? Talvez uma traição sei lá.kkkk

      Reply

  12. Cristina
    25/09/2019 @ 15:35

    A educação começa em casa e hoje é o que menos a gente vê. Alunos chegam na escola cheios de soberba, achando que podem tudo. Deus me livre de voltar a lecionar. Nosso país perdeu as estribeiras quando começou a permitir tudo. Tudo pode, tudo convém. Loucura total. Aí cresceu a bandidagem que assola a vida dos cidadãos de bem e também das polícias.

    Reply

  13. Fatima Trofino
    25/09/2019 @ 23:57

    TA POLÍCIAS E TUDO ISSO QUE MUITOS FALAM MAS QUANDO SUA FAMÍLIA PRECISA E COM ELES QUE VOCÊS VSO PEDIR DOCORRO SE SUA FAMÍLIA FOR ESTUPRADA SUA CASA ROUBADA SEI CARRO CHIQUE ROUBADO E COM A POLÍCIA MILITAR QUE TU PEDE SOCORRO LARGA DE SER IPOCRITA

    Reply

  14. Luíza
    26/09/2019 @ 03:23

    Marco, roupas pagas pelo povo? Vc n sabe d nada! As fardas não são pagas pelo povo! Os policiais compram suas fardas! Meu Deus! Qnt ignorância tua! Antes de abrir a boca verifica se procede tua informação! O Resto da sua colocação supra mencionada é apenas a sua opinião não vale a pena retrucar, mas qnt a roupa paga pelo povo, vc está totalmente equivocado!

    Reply

    • Tiago Costa Dos Santos
      29/09/2019 @ 11:31

      Temos q orar pelos pulicíais e em geral por que o número de suicídios álmentam de forma monstruosa aqui no brasil….

      Reply

  15. Monica Regina De Gasperi Morais
    26/09/2019 @ 10:35

    Considero muito importante e triste a realidade da pesquisa quanto ao numero de policiais civis e militares no Brasil que cometeram suicídio, entretanto acrescentaria ainda mais um dado também importante a ser pesquisado, que me parece alarmante, é o numero de casos de violência doméstica, inclusive com resultado em morte, envolvendo estes, já que em algum lugar reflete a angustia, a pressão do sistema, causam forte descontrole emocional. Claro que não me refiro a todos, mas é necessário e urgente que o Estado ofereça um melhor suporte, tanto financeiro, quanto de saúde a estas pessoas que estão diretamente ligadas a tantas vidas.

    Reply

  16. nivalci aparecido polidoro
    26/09/2019 @ 13:30

    ESTA CLARO A DEFASAGEM EM TERMOS DE ATUALIZAÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO A PROTEGER A POPULAÇÃO,OS TEMPOS MUDAM DE DECADAS PARA DECADAS,SEM QUE AJA ALGUM TIPO DE ACOMPANHAMENTO E DE SE INTEGRAR EM UMA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM A PROFISSÃO.ELES POR MINHA FORMA DE VISÃO ESTÃO COMPLETAMENTE FORA DA REALIDADE EM TERMOS DE AÇÃO,O QUE VEJO É Um ALMENTO GRADATIVO NA CRIMINALIDADE EM GERAL POREM DE CERTA FORMA CONTROLADA PELO CRIME E Ñ POR UM SISTEMA FALIDO A MUITO.

    Reply

  17. Matheus
    26/09/2019 @ 14:07

    Muito obrigado por disponibilizar a fonte. É de fato muito triste trabalhar com essas estatísticas.

    Reply

  18. nilce rodrigues
    26/09/2019 @ 14:41

    policias que cometem sucidios o governo não dar apoio quando eles precisam éssa e verdade.

    Reply

  19. Tânia Ferreira
    26/09/2019 @ 16:03

    Ser ou não ser policial és a questão financeira que a país empurra massacrando os salários de TDS os funcionários públicos do Estado ,seja polícia , educação , saúde e muitos temos os nossos sonhos derrotados por uma política suja e mercenária que faz TDS ficarem doentes e muitos não tem nem casa própria ,nem plano de saúde para ser cuidar.
    Fica a minha indignação por nossos governantes que brinca com esse tipo de situação que chegamos

    Reply

  20. Iracema
    26/09/2019 @ 17:05

    É muito triste ver a situação que os policiais vivem…e o pior é ver a população hipócrita só descendo s lenha. Trabalham arriscando a vida, tem um salário muito baixo, não tem benefícios, digo isso porque se um policial quiser ter um plano de saúde ele precisa pagar por um, porque os hospitais que atendem essa classe é pior do que SUS. O vale alimentação, sem comentários… todos os policiais que conheço fazem bicos por fora para complementar a renda… A pressão é enorme…É fácil cobrar e criticar, porém quando se está em apuros é para a polícia que todo mundo liga….bando de hipócritas…

    Reply

  21. Carlos José
    27/09/2019 @ 07:45

    “Policia”
    Mais uma profissão entre tantas, com vantagens e desvantagens!
    É necessário humanizar como toda outra profissão. O policial está exposto a muitos riscos para a saúde emocional e a muitos outros perigos, inclusive nas horas de folga! O PM é identificado até pelo corte de cabelo e os marginais se aproveitam da lentidão da lei em puni-los, quando matam alguém da polícia.

    Reply

  22. [email protected]
    27/09/2019 @ 10:21

    Vejam só… sem querer, vim parar numa reunião do PT.

    Reply

  23. Elivaldo Lima Trindade
    27/09/2019 @ 12:35

    Na realidade o que todos precisam e ter uma boa remuneração, um bom treinamento anual, um auxílio médico 100% para eles e seus familiares, afinal são os guardiões do povo, arriscando a própria vida todos os dias.

    Reply

  24. ROGÉRIO BATISTA VIEIRA
    27/09/2019 @ 17:40

    Olá boa tarde so acho que todos os cidadãos que estão falando sobre essas questões não vão chegar a lugar nenhum porque vou fazer uma comparação quando se constrói uma casa você tem começar pela fundação se fizer uma boa estrutura tudo se começa pela estrutura nosso país não tem estrutura literalmente um país sem educação sem saúde é sem moradia para seus compatriotas e uma nação e um país sem estrutura é sem estrutura não construímos nada é esses são os principais que um cidadão necessita para construir saus estruturas aí sim podemos cobrar mais se não damos o Básico podemos cobrar o que se você não der uma boa estrutura para um filho seu como pode cobrar dele e asim penso.

    Reply

    • Julio
      29/09/2019 @ 06:08

      Meu pai Policial aposentado tem sequelas até hoje do serviço dele,Deus me livre de ser Policial.

      Reply

  25. D
    27/09/2019 @ 19:32

    Policia?
    Pió classe de corrupção do Brasil, por isso estão se suicidando!

    Aceita uma propina aqui, ali, mata por uma besteira, depois se arrepende, vem o pensamento de culpa, por isso tiram a própria vida.

    Reply

  26. Miria karnaks carrico
    28/09/2019 @ 08:13

    Os policiais deveriam trabalhar durante 3 meses e descansar um. Explico: quem trabalha no mar tem um descanso maior e remunerado.Porque não o policial????O policial necessita ter acompanhamento psicológico obrigatório semanalmente. Acredito que assim possa ser evitados muitas mortes e também suicídios. O Brasil precisa cuidar de seus cuidadores.E o que eu penso

    Reply

  27. Marilda Lima
    28/09/2019 @ 10:28

    Das duas da Tarde, e quatro da Manhä?Dez horas de trabalho…ou das 2 ás 4, da Madrugada?Duas horas de Sentinela, num Frio de Brasilia (?)…ai ficou pouco meu Jovem., mesmo se fössem 10 horas de trabalho, para um Jovem, se Ele för Bem “treinado “,e estruturado Fisica e Mentalmente, o q näo Aconteçe no Brasil. Seria nada, rotina de Trabalho.Mas…O Básico q falta” em “baixo”, e sobra em abundäncia e Luxuria em “Cima”, nesta estrutura governamental!

    Reply

  28. Maura
    28/09/2019 @ 11:01

    A solução melhor para tantas inquietudes Deus no coração…,
    Oração e luz muita luz em seu caminho.

    Todos estão em seus direitos e deveres com o bem, o problema é que nem todos conseguem sentir a força que têm quando busca se a presença divina.

    Cada um na sua religiosidade.

    Cada um do seu jeito.

    Cada um no seu amor e fé.

    Carregar a cruz como o Cristo carregou e nos ensina a carregar.

    Deus proteja a humanidade…
    Homens de fé, lutem, acreditem e confiem em Deus. Não entreguem se ao mal que corrompe, suga e leva teu melhor para onde não é luz…

    Só Deus para nos salvar. Mas a força está conosco em nossa fé.

    Policiais entre outros que tiram a própria vida e a vida dos outros, não entreguem se, lutem e salvem se…

    Deus abençoe.

    Deus dê tbm discernimento e mais amor aos nossos políticos para que cuidem melhor de nossa população, em especial, os pobres, os diferentes, os excluídos dentre outros, como os empresários que dão empregos aos que precisam, que fazem o.país crescer em desenvolvimento.

    Assim seja,

    Amém.

    Reply

  29. J. Lima
    28/09/2019 @ 13:59

    São 30 anos de implementações ideológicas anarco, de desconstruções dos princípios e costumes, de longa data, da nação continental, miscigenada, cristã e indivisível.Nos foi legada com muitas lutas, sangue e ousadias, por nossos antepassados, e não por gerações de pacifistas, acovardados e acomodados.

    Reply

  30. Insano
    28/09/2019 @ 14:39

    Grave e decepcionante, agora joga na ponta da caneta o numero de pessoas inocentes mortas por policiais, ai vamos ver os números absurdos que seriam abirdados. Querendo ou não uma coisa leva a outra.

    Reply

  31. Marcelo Teixeira
    28/09/2019 @ 15:36

    O que a matéria que ressalta o número de mortos PELA POLÍCIA não mostra, é EM QUAIS CONDIÇÕES E SITUAÇÕES essa pessoas foram mortas. Diante das condições precárias oferecidas a quem executa essa função, simplesmente atribuir ao polícial a causa dessas mortes é no mínimo IRRESPONSÁVEL.

    Reply

  32. Jocélio Bezerra
    29/09/2019 @ 11:54

    Não deve ser fácil sair para trabalhar todos os dias e saber que existe uma possibilidade real de não retornar ao lar.

    Reply

  33. Eric Damasceno
    29/09/2019 @ 13:45

    Leiam o livro Sangue Azul

    Lá está a resposta pra tudo isso.

    Reply

  34. Jaqueline Salomé
    29/09/2019 @ 14:31

    Meus pêsames aos familiares e amigos dias difícil todos temos penso q dificil a pressão falta d condição d trabalho mal remunerado tenho muito a agradecer a esses amigos q São como família minha

    Reply

  35. Edson Fernandes
    30/09/2019 @ 07:17

    Ser polícia antigamente era um orgulho, a população os via como homens da lei quase um super-herói.
    Hoje são hostilizados pela população, visto como inimigo da sociedade.. devido a rebeldia do povo e essa imprensa desgraçada que colocam a população contra os policiais..
    Imagino que desgosto é ser policial hoje em dia… o Cara entra achando que vai fazer a diferença, coloca a vida nisso.. depois vê que ñ vai mudar nada e tudo o que ele fizer é mal visto pela população ao qual ele expõe a própria vida…
    Aposto que esses suicídios são atribuídos ao desgostoso e decepção pela profissão.

    Antes de mais nada… quero dizer sobre alguns comentários maldosos…
    Policiais corruptos não suicidão, como todo bandido… eles são egoístas demais para tirar a própria vida.

    Reply

  36. Manuel
    01/10/2019 @ 01:11

    Bom meus amigos a polícia está nas ruas para defender a população em geral e muitas das vezes são mortos por bandidos , pôr isso sou a favor da polícia e não de bandidos

    Reply

  37. Davi
    01/10/2019 @ 04:46

    Outros profissionais tmb se matam assim como qlqr pessoa nao está livre da depressão, a falta de Deus no coraçao abre caminho pro diabo agir na mente de qlqr um .

    Reply

  38. Flavio
    01/10/2019 @ 08:43

    Grandes guerreiros,com pequenos salários, passam necessidades a grande maioria mora no subúrbio ,negros e ainda correm risco de vida ,na verdade são heróis

    Reply

    • Fatima
      02/10/2019 @ 13:49

      Eu acho que tanto policiais quanto professores e demais profissões tão importante no nosso país são desvalorizadas.mau remuneradas.
      Temos que dobrar carga horária com trabalhos extras isso causa muito estresse.
      Sem contar com a violência
      Os policiais,ficam expostos a ela o tempo todo.despreoarados.pouco armamento.
      Os direitos civis pegam no pé quando matam um bandido.um adolescente assassino.ate um estuprador.
      Quando não matam são cobrados pela sociedade..
      Então.eles tem vida como nós.problemas pessoais que acoplados a tudo isso só poderia ter um percentual maior a cada dia de suicídios.depressao.etc.
      Nosso país tem muito a evoluir.
      Infelizmente

      Reply

  39. Mabel Montenegro
    01/10/2019 @ 23:31

    Temos que orar pela vida de nossos amigos policiais. Vendo relatos acima de que são discriminados dentro da própria corporação,isso é muito triste . Ali todos estão vestindo a mesma camisa com o papel de proteger a sociedade. O Brasil é do Senhor. Deus os proteja sempre . Os amo em Cristo Jesus! ?

    Reply

  40. Gabriella Canella
    01/10/2019 @ 23:46

    Bom, esse artigo é a prova de que ter um emprego estressante, mal remunerado, e acesso a armas não dá muito certo.
    Policiais são pessoas treinadas, se não tem um acompanhamento psicológico, deveriam!
    Pensa, que se já não é legal pra um policial, treinado e tal, lidar com a responsabilidade de uma arma, de uma vida, de um salário ruim entre outras coisas, imagine armar uma população onde o nível de suicídios só aumenta! Onde a taxa de desemprego só aumenta.
    Bom, não dá pra desarmar a polícia, então o que dá pra fazer?

    Reply

  41. Marcos Antonio do Amaral
    04/10/2019 @ 14:59

    sou policial militar a 25 anos na minha opinião vários fatores contribuem para este cenário, a primeira coisa a ser citada, é que os policiais principalmente de sd a sgt atuam diretamente no policiamento ostensivo atendendo ocorrências em sua maioria, ou seja o serviço destes profissionais è mediar situações de conflitos, toda ocorrência não è uma situação agradável è algo que o policial vai para resolver, outro fator no caso do rs è atraso em salàrios o que obriga a ter um segundo emprego, consequentemente a vida familiar e pessoal fica prejudicada, somado a isto teriamos a situação que nem todos policiais progridem na carreira ficando muitas vezes estagnados como sd o que causa frustação, podendo levar ao alcoolismo e por ai vai, de um modo geral ser policial não è como trabalhar em um banco atras de uma mesa, fazendo a mesma coisa, todo dia, claro que sd tem tratamento bem diferente de um oficial por exemplo, mas são cargos e funções diferentes, se pensarmos que todo policial saiu do povo e não foi nasceu policial ja poderiamos entender todo o resto.

    Reply

    • Amauri Antonio Confortin
      08/02/2020 @ 14:55

      Prezado Marcos, também sou Policial Militar. Em 2018 publiquei um livro a respeito do assunto, cujo título é: O Soldado João. Através dos 40 contos do livro são evidenciadas, de forma literária, as agruras da profissão, as quais afetam o emocional e a alma dos Policiais. O personagem Soldado João tem sido um formador de consciência e um gerador de empatia a respeito desses problemas de saúde, pois se constitui em um olhar além da farda.

      Reply

  42. Amauri Antonio Confortin
    04/10/2019 @ 20:24

    No ano passado, publiquei um livro a respeito do assunto. Através dos 40 contos do livro, cujo título é O Soldado João, as agruras da profissão, as quais afetam o emocional e a alma dos Policiais, são evidenciadas de forma literária. O personagem Soldado João é um formador de consciência e um gerador de empatia para esses problemas de saúde. O Soldado João: um olhar além da farda.

    Reply

  43. Andre Anlub
    06/10/2019 @ 09:31

    Além das péssimas condições de trabalho e também de salário e da pressão que o trabalho impõe, a maioria mora – ou tem parentes – em comunidades e periferias, e deve ser complicado ver parceiros de farda – muitas vezes afrodescendentes ou mestiços -, sendo racistas, truculentos, preconceituosos e cometendo abusos aos seus iguais (com o aval da classe ‘branca’ dominante). Como disse Luiz Eduardo Soares: “A ideologia que rege as instituições militares policiais é a da guerra. E se cumpre um mandado da sociedade para eliminar, liquidar fisicamente os inimigos, o que é absolutamente incompatível à atividade de uma polícia”

    Reply

  44. Suicídio já causa mais mortes de policiais do que confronto em serviço - Forças Terrestres - ForTe
    30/04/2020 @ 13:48

    […] FONTE: Observatório do Terceiro Setor […]

    Reply

  45. IVONCI
    05/09/2022 @ 20:19

    A justiça militar é cega por causa do corporativismo que existe entre os oficiais…, os praças são apenas peões a serem sacrificados para servirem de exemplos a sociedade. Nunca fui condenado em lugar algum, primeira e segunda instância, não me condenaram, porém é uma vergonha um Guardião da Carta Magna, não reconhecer que cagaram em cima da Constituição, cuspiram e vomitaram ao não reconhecer que tudo fora realizado de maneira arbitrária desde o principio do processo 992/89. Onde um sargento da PMESP dentro da SR3, hoje corregedoria pode se passar por um advogado, para que você fosse interrogado, só por aí tudo já seria invalidado. Mas infelizmente, não sou ninguém, apenas um infeliz de um ex-policial-militar.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *