Vocação lança campanha para inclusão digital de alunos de comunidades
A Vocação lançou a campanha para arrecadar recursos e garantir a inclusão digital de adolescentes e jovens de comunidades da zona sul de SP
Por: Júlia Pereira
A organização Vocação acaba de lançar a campanha ‘Conectividade na Periferia’, com o objetivo de arrecadar recursos para garantir acesso à internet de adolescentes e jovens moradores de comunidades da zona sul de São Paulo atendidos pelos seus programas sociais.
A arrecadação para a campanha está sendo feita por meio de uma plataforma de crowdfunding, que pode ser acessada aqui.
A Vocação também capacitou formadores para o modelo de aula online e adaptou os materiais pedagógicos. Com isso, os Programas Sociais da organização podem oferecer práticas socioeducativas de qualidade que atendem às novas demandas do ensino digital e, assim, continuar seu trabalho de promoção do desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, orientando e capacitando esse grupo para a entrada no mercado de trabalho para criar oportunidades para geração de renda.
No Brasil, a exclusão digital cria um abismo ainda maior entre os que têm e os que não têm acesso às inovações tecnológicas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 58% dos domicílios no Brasil não têm computadores e 33% não possuem internet.
A falta de acesso aos recursos tecnológicos afeta o processo educacional, dificultando o processo de aprendizagem à distância, imposto em razão da pandemia.
Esse cenário poderá servir de gatilho para que adolescentes e jovens se sintam desmotivados a continuar os estudos, porque quem não está conectado às plataformas digitais tem sido prejudicado.