Por que os estudantes não ligam as câmeras nas aulas online?
A educadora Irene Reis reflete sobre como o isolamento pesa na forma como alunos se relacionam no espaço virtual. Assista!
Neste vídeo, a educadora Irene Reis reflete sobre a importância de se repensar o modelo escolar com base nos impactos da pandemia no ensino brasileiro. Reis é uma das especialistas convidadas para participar da campanha ‘Observatório em Movimento’, tendo vídeos publicados no canal do Observatório no YouTube.
Irene Reis é Educadora, fundadora e presidente da CORE – Comunidade Reinventando a Educação. Bacharel e Licenciada em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em tradução, tendo traduzido a obra ‘Reinventar a Educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade’, de Edgar Morin e Carlos Delgado, inspiradora para a criação da CORE. Colunista do Observatório do Terceiro Setor.
A campanha ‘Observatório em Movimento’, promovida pelo Observatório do Terceiro Setor, foi lançada em outubro de 2020 com o objetivo de discutir as mudanças promovidas pela pandemia e compartilhar dicas e informações de especialistas de diversas áreas do conhecimento sobre como viver melhor e se adaptar ao novo normal.
*
Foto: Thomas Park (Unsplash)
Marta Pagotto
17/10/2020 @ 16:26
A educadora Irene Reis aborda questões que as escolas de elite enfrentaram no ensino remoto. Seus alunos optando por nao ligar suas câmeras. Mas pelo menos 40% de estudantes das escolas públicas não ligaram suas câmeras porque não tinham conputador ou celular ou mesmo Internet. Essa desigualdade deve ser abordada aqui. É uma realidade que observamos em relatos da imprensa, de amigos, de conhecidos. O que fazer com esses milhões de estudantes que não conseguiram estudar em 2020. Haverá muita evasão se politicas de intervenções não forem adotadas. O sério problema da educação não se resume a um like no celular…