O Brasil na sociedade do cansaço

O Brasil na sociedade do cansaço
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 54:46
 
1X
 

Um estudo produzido pelo Ibope em 2013 revelou que 98% dos brasileiros se sentem cansados física e mentalmente. O levantamento informa que são os jovens entre 20 a 29 anos os que alegam se sentirem mais cansados. O estresse e a correria do dia a dia foram os principais motivos apontados.

O aumento de doenças psicológicas como a ansiedade e a depressão, além de distúrbios emocionais como o burnout, caracterizam as sociedades do século XXI.

No ensaio “Sociedade do cansaço”, o filósofo sul-coreano Byung-chul Han pondera que cada sociedade terá  epidemias próprias de cada época. Enquanto o século XX ficou marcado pelas doenças bacterianas e virais, o século XXI vem sendo caracterizado pelas patologias neurais e a constante necessidade de produzir e ser positivo.

Para falar sobre o Brasil e os desafios do século XXI, no Olhar da Cidadania do dia 16 de outubro, recebemos Claudia Sciré, pesquisadora independente, Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), e apresentadora do canal do Youtube ‘Saber Cotidiano’, divulgando as ciências sociais para um público mais amplo; e Fabio Luis Ferreira Nobrega Franco, Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de Filosofia e Psicanálise.

Entre os assuntos abordados estão: a definição do século XXI; liberdade paradoxal; o surgimento de uma sociedade do cansaço; opressão social e a cobrança de ser produtivo; a sensação de fracasso na sociedade; os novos transtornos na sociedade contemporânea; a falta de amparo e políticas públicas; a apropriação da psiquiatria pelo poder; o sofrimento individual; o uso da educação como saída de emergência; e a relação entre consumo e sociedade.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o mal-estar na sociedade e suas complexidades; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o Brexit e suas reverberações na política global.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM