Brasil gasta R$ 63 milhões por ano com auxílio-paletó

O Congresso Nacional e 16 assembleias legislativas desembolsam, pelo menos, R$ 252,5 milhões com o pagamento de salários extras a parlamentares federais e estaduais ao longo de quatro anos de mandato. A quantia representa, por ano, R$ 63,1 milhões. O dinheiro vai para o bolso de, ao menos, 1.315 políticos. O valor poderia sustentar, por quatro anos, 17 mil famílias que vivem na extrema pobreza, com um benefício máximo do Bolsa Família de R$ 306.
O valor permite a compra de 126.250 ternos, considerando-se o valor de R$ 2 mil, suficiente para adquirir uma roupa de boa qualidade nas principais lojas masculinas. Cada parlamentar poderia comprar com o auxílio-paletó, pelo menos 20 ternos novos por ano.
O Congresso em Foco mostrou que dos 1.059 deputados estaduais e distritais do país, pelo menos 721 (68%) recebem 15 salários anuais, assim como os 513 deputados federais e senadores. O número de deputados estaduais beneficiados, no entanto, é ainda maior. As regras variam de estado para estado, mas os suplentes que cumpriram parte do mandato no ano também têm direito a embolsar a ‘ajuda de custo’, a exemplo do que ocorre no Congresso.

20/11/2017 @ 09:47
E eu, ingenuamente, achando que era paletó de madeira.
22/11/2017 @ 14:52
E pensar que pagamos todo esse luxo enquanto muitos de nos não temos como comprar roupas a muitos anos,tiro experiência por mim temos que escolher as prioridades com nosso salário de miséria,só no Brasil existe esse disparate,quem trabalha por via de regra deve arcar com seu vestuário.Chega a ser hilários se não fosse trágico!!!
02/12/2017 @ 07:02
Vergonha nacional falta de respeito e dignidade de homem público. Oportunistase
08/12/2017 @ 18:18
Basta de auxílio-paletó
12/05/2018 @ 20:37
É preciso que todos saibam. É preciso desnaturalizar. É preciso acabar com o que foi legislado em causa propria e é profundamente imoral!!!!!
04/06/2018 @ 18:17
Verdadeiros bandidos, ladroes sujos do erario publico. Tem que colocar todos eles na cadeia!!!
26/04/2019 @ 09:05
Isso tem que acabar, Não podemos mais pagar pra eles e faltar para a população! ALIÁS TEM QUE ACABAR COM TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS NESTE PAÍS!
16/06/2019 @ 07:57
São anos de distorções e privilégios oferecidos aos parlamentares, além de seus salários foram sendo incorporados ao longo dos anos essas verbas extras. Falta moralização nas casas legislativas.
18/03/2021 @ 14:32
Faltou colocar o valor do auxílio paletó por parlamentar.