Quem somos


O Observatório do Terceiro Setor é uma agência brasileira de conteúdo multimídia com foco nas temáticas sociais e nos direitos humanos, no que o mundo precisa com urgência. Reúne plataformas de rádio e digitais para divulgar as boas práticas das organizações da sociedade civil.

É o único veículo de comunicação dedicado a dar visibilidade aos trabalhos com impacto social. A sociedade civil hoje agrega mais de 815,6 mil entidades no Brasil e o objetivo do Observatório é disseminar conhecimentos, estimular o debate e aproximar as organizações para trocarem experiências, partilharem dificuldades e conquistas, e evoluírem em suas metas.

Tem como missão editorial dar voz aos assuntos do universo social – seja nas áreas da educação, saúde, direitos humanos, cultura, meio ambiente, entre outras – que estão fora da pauta da imprensa tradicional. Mostrar os problemas, desafios, lacunas e soluções que podem ser replicadas e ganhar escala.

Alinhado à agenda da sociedade civil, colabora para um país mais justo, solidário e sustentável. Informando. Prestando serviços. Criando campanhas. Auxiliando na elaboração de propostas para ampliar o poder de transformação e intervenção dos cidadãos. Realizando parcerias para gerar ações positivas, como a selada com o Ministério Público do Estado de São Paulo, e com a ReUrbi, que recolhe lixo eletrônico e transforma em computadores vendidos para ONGs a preços acessíveis, contribuindo para a defesa do meio ambiente.

ACERVO E ALCANCE

Em atividade desde 2012, o Observatório do Terceiro Setor conta com acervo de mais de 30 mil minutos de gravações e entrevistas com 450 personagens que fazem a diferença no Terceiro Setor. Mensalmente, mais de 1,7 milhão de pessoas são alcançadas pelos seus variados produtos de mídia.

PLATAFORMAS

Rádio

São dois programas na Rádio Brasil Atual: o Perspectiva, que vai ao ar às terças-feiras, às 16h, e o Brasil ODS, que vai ao ar às quintas-feiras, também às 16h.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site dev.redebrasilatual.com.br/radio.

Os programas são apresentados pelos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde, que entrevistam profissionais, personalidades e especialistas de diversas áreas.

O Observatório tem também o programa Olhar da Cidadania, transmitido às quintas-feiras, às 13h30, pela Rádio USP, que pode ser ouvida nas frequências 93,7 FM, em São Paulo, e 107,9 FM em Ribeirão Preto, ou pelo site http://jornal.usp.br/RADIO.

O Olhar da Cidadania é apresentado pelo jornalista Joel Scala e debate Direitos Humanos com especialistas e professores das mais diversas áreas do conhecimento.


Portal

O portal divulga notícias atualizadas, nacionais e internacionais, agenda de eventos e todos os programas de rádio e TV na íntegra. Também publica conteúdo dos parceiros Rádio ONU e jornal Le Monde Diplomatique Brasil.

Colunas: Profissionais especializados em cidadania, justiça, direitos humanos, direito da mulher, democracia, sustentabilidade, investimento social, tecnologia e inovação, comunicação e marketing, contemporaneidades e ação social publicam artigos em suas colunas no portal do Observatório.

Redes Sociais

O Observatório está presente no Facebook, no Instagram, no YouTube, no LinkedIn, no Twitter e no TikTok, alcançando mais de 1,7 milhão de pessoas por mês.


Para saber mais sobre o nosso trabalho, enviar sugestões e comentários, registre-se na página observatorio3setor.com.br/registro.