América Latina recicla apenas 3% do lixo eletrônico, diz pesquisa da ONU

Compartilhar

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo e deve descartar mais de 2,5 milhões de toneladas ainda este ano. Ampliar a utilização desse resíduo e promover impactos positivos ao meio ambiente é a proposta da parceria entre a empresa GM&C, empresa especializada em logística reversa e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, e o Movimento Circular

Foto, tirada de cima, de esteira verde de reciclagem com pilhas velhas e/ou sem uso. Em segundo aparecem algumas pilhas espalhadas no chão.
Foto: Divulgação

Por Iara de Andrade

Apenas 3% do lixo eletrônico produzido na América Latina é descartado corretamente. Para os outros 97% não existe monitoramento, embora possam conter materiais de alto valor, como ouro e metais que poderiam ser recuperados.

O estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta um desperdício e US$ 1,7 bilhão ao ano, além de danos ao meio ambiente. O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo e deve descartar mais de 2,5 milhões de toneladas ainda este ano.

Ampliar a utilização desse resíduo e promover impactos positivos ao meio ambiente é a proposta da parceria entre a empresa GM&C, empresa especializada em logística reversa e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, e o Movimento Circular.

O Movimento Circular é uma iniciativa multissetorial que reúne pessoas e organizações empenhadas na transição da economia linear para a economia circular, através da educação e da cultura. A proposta é divulgar o conhecimento sobre a economia circular, incentivando o desenvolvimento sustentável de novos processos, produtos e atitudes para um mundo sem desperdícios.

Em um mundo de recursos finitos e cada vez mais escassos, a GM&C é especializada em logística reversa e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos. Reciclar eletrônicos ajuda a recuperar quantidades significativas de metais, que deixam de ser extraídos da natureza.

O processo de mineração tem impacto ambiental intensivo, resultado de escavações, movimentação de grandes veículos e das etapas de beneficiamento de dezenas de toneladas de minério para extrair alguns gramas ou quilos de metais nobres.

O Observatório do Terceiro Setor se une a esse movimento. Por meio da parceria com a ReUrbi, recicladora urbana, apoia soluções de logística reversa no descarte de equipamentos de TI e Telecomunicações que contribuem para a redução das emissões de gases do efeito estufa.