Organizações lançam frente em defesa das favelas e seus moradores
Iniciativa da CUFA com a FNA, em parceria com a Câmara dos Deputados para o desenvolvimento das favelas no país reúne lideranças do terceiro setor, deputados, senadores e ministros em Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores

Por Laura Leite
A Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), em parceria com a Câmara dos Deputados, lançaram no dia 14 de junho, um movimento que pretende dar respostas às necessidades de avanços nos territórios ocupados por cerca de 18 milhões de pessoas, a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores.
O evento também contou com presença de mais de 15 ministros como Ana Moser (Esporte), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Simone Tebet (Planejamento) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), que também fizeram fala. Além de deputados – entre eles o presidente da Frente no Congresso Washington Quaquá e um de seus idealizadores Lindbergh Farias – empresários, lideranças de favela, membros da CUFA, que também foi representada na figura de seu conselheiro Preto Zezé e sua presidente nacional Kalyne Lima.
A Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano será uma organização suprapartidária em prol das favelas e do desenvolvimento urbano. A iniciativa representa um esforço conjunto de diferentes parlamentares de diversos campos, correntes, segmentos e partidos políticos para enfrentar os desafios vividos pelos seus moradores.
“Tenho muito orgulho de fazer parte de uma organização que me ensinou e pautou toda a minha história na coletividade. Eu não tenho dúvidas que isso aqui é um marco na história do país, a favela nunca se viu tão empoderada e tão pertencente a um espaço de construção política como nesse momento. Cada homem, mulher, criança, idoso, dos territórios que atuamos, independente se o identifica como favela, periferia, comunidade, quebrada ou vila, todos nós e todas nós estamos prontos para construir uma política mais participativa, mais inclusiva e com mais justiça social”, disse a presidente nacional da CUFA, Kalyne Lima.
Juntamente com a ministra da cultura Margareth Menezes, o conselheiro da CUFA, Preto Zezé, anunciou uma parceria da CUFA, do Ministério da Cultura (MinC) e da Vale, para fomentar a cultura das favelas de todo o Brasil, expandindo incentivo para os moradores que atuam no ramo e, muitas vezes, não possuem acesso a algumas informações para ter acesso a editais, entre outros processos burocráticos.
Além das falas das autoridades, a cerimônia também contou com desfile dos vencedores do Top CUFA, evento de moda promovido pela instituição, e uma apresentação do rapper Augusto Metralha.
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Promovendo ações de integração e inclusão social, por meio de iniciativas culturais, de saúde e políticas.
Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, correspondendo aos ODS 10, 11 e 16, que dizem respeito a redução de desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e paz, justiça e instituições eficazes.
