Devir amplia horizonte e fortalece Educomunicação com a cofundação de núcleo regional do litoral paulista da ABPEducom
Direitos Humanos
Prontos para vôos mais altos, colaborando com o protagonismo dos cidadãos, o Instituto Devir Educom, genuinamente santista, e o Instituto Supereco, de São Sebastião, criaram o Núcleo Regional Litoral Paulista, o sétimo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). O objetivo da entidade é descentralizar o campo da educomunicação de São Paulo e ir, por meio dos núcleos, para outros espaços do Brasil, com a promoção de cursos, pesquisas, intercâmbios de projetos e festivais do setor na região litorânea.
Junto de outros profissionais que atuam no âmbito sociocultural e socioambiental desta região do Estado de São Paulo, as entidades unirão forças de atuação com desenvolvimento de projetos e práticas cotidianas nos campos da Educomunicação no litoral paulista, sobretudo em Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O núcleo será coordenado pela jornalista doutoranda e gestora do Devir Educom Andressa Luzirão, com apoio da vice-coordenadora e representante do Instituto Supereco, Andrée Marie Louise de Ridder Vieira. Ao lado delas, estão mais cinco integrantes (pessoas físicas e jurídicas). Pelo Devir, estão Carlos Guimarães, Giulia Beatrice e Luana Magalhães. Ariane Porto representa o Centro Cultural São Sebastião tem Alma e Aurora Rodriguez, soma como a coordenadora do Fórum Regional de Trabalhadores do SUAS da Baixada Santista e integrante do Grupo Temático de Assistência Social e Educomunicação da ABPEducom).
“Há alguns anos já pensávamos, e o momento certo chegou. Conhecemos outras pessoas e o sonho ganhou novas proporções. O núcleo será ativo com grupos de estudo, pesquisas, eventos”, comentou Andressa. Segundo ela, serão promovidos intercâmbios de projetos e festivais de educomunicação. “Isso só engrandecerá a nossa atuação, fortalecerá o educomunicador e o instituto, assim como a própria da ABPEducom”.
Núcleo formado e muitas ideias em elaboração, mas a primeira da lista é garantir espaço de participação dos sete núcleos no 10º Encontro Brasileiro de Educomunicação, que ocorrerá em novembro. “Vamos promover um preparatório para o congresso, com realização de lives no segundo semestre feitas por cada núcleo”, explicou a coordenadora Andressa.
Hora certa – A educomunicação vai muito além do uso e da produção das mídias comunicativas. É potente estratégia para formar, fortalecer, engajar e tornar os cidadãos em protagonistas da transformação desejada nos seus territórios. E a criação do núcleo regional é mais do que justificável e necessária. São muitos os municípios que possuem características relevantes da cultura dos povos tradicionais e dos saberes caiçaras, indígenas e quilombolas. Essas histórias precisam ser preservadas, registradas e divulgadas para manutenção da memória e como patrimônio imaterial e material de gerações atuais para as gerações futuras.
Soma-se a isso, a Mata Atlântica ocupar o 5º. lugar das 36 áreas prioritárias de conservação do Planeta. Este bioma abrange cerca de 15% do território nacional em 17 estados, é o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB Nacional. Destaca-se que nos últimos 15 anos, o litoral paulista é uma das regiões do Estado que mais cresceu em número de população, com aumento de ocupação, mais oportunidades de desenvolvimento, emprego e renda, mas com significativo salto das vulnerabilidades sociais também.
De acordo com o censo do IBGE de 2022, a Baixada Santista possui uma população de 1.8 milhões de pessoas, sendo que cerca de 441 mil famílias têm renda per capita de até meio salário-mínimo, conforme o Cadastro Único do Governo Federal, que corresponde a cerca de 25% daquela população. A partir deste tipo de situação, a Educomunicação se mostra como ferramenta importante, pois é necessário garantir espaços de participação e controle social de forma democrática e inclusiva.
