Projeto piloto busca renovar as aulas de Educação Física na rede estadual de SP
Impacto das ONGs
Parceria entre Secretaria da Educação e Instituto Superação propõe integração entre esporte, valores e competências socioemocionais
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Superação, lançou no último mês de agosto, o projeto piloto Nova Aula de Educação Física, que será testado em 94 escolas da rede estadual na Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa pretende apoiar professores e ampliar o potencial pedagógico das aulas de Educação Física.
O lançamento oficial aconteceu em uma transmissão ao vivo realizada nos estúdios da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) e contou com a participação de educadores, gestores e representantes das instituições envolvidas.
A proposta, desenvolvida pelo Instituto Superação com apoio da Seduc-SP, oferece uma metodologia que articula o ensino de conteúdos esportivos com o desenvolvimento de competências socioemocionais. A abordagem tem como base o Método DNA Superação, já utilizado pela organização em outras iniciativas educacionais, e busca tornar as aulas mais significativas e conectadas com a formação integral dos estudantes.
Embora a legislação educacional já reconheça a importância da Educação Física no currículo – indo além do ensino técnico para promover competências como trabalho em equipe, respeito e empatia -, a implementação desses princípios no dia a dia escolar ainda representa um desafio. O projeto busca justamente colaborar com esse processo, oferecendo aos professores materiais estruturados que ampliem as possibilidades de abordagem em sala de aula e fortaleçam o papel da disciplina na formação integral dos estudantes.
Nesse sentido, o projeto piloto se propõe a ser um apoio concreto ao trabalho dos docentes. A cada bimestre, serão disponibilizadas duas unidades temáticas, compostas por vídeos e materiais em formato de cards, que integram os conteúdos da disciplina com valores e habilidades socioemocionais. A expectativa é de que a iniciativa fortaleça o papel da Educação Física como espaço legítimo de aprendizagem e desenvolvimento humano.
“O projeto visa trazer luz para as aulas de Educação Física, fortalecer e apoiar o professor dessa importante área do conhecimento, e assim, impactar a vida de milhares de estudantes da rede pública de ensino”, afirma Joana Miraglia, diretora-geral do Instituto Superação.
Para Mauro Romano, coordenador do Programa de Ensino Integral (PEI) da Seduc-SP, a proposta vem ao encontro dos objetivos da rede estadual. “Nós acreditamos na potência da Educação Física para a formação integral dos nossos estudantes. Esse projeto veio para tornar as aulas ainda mais valiosas, desenvolvendo competências para a vida”, afirma.
Os resultados e aprendizados obtidos nas 94 escolas participantes do projeto piloto deverão subsidiar decisões sobre a possível ampliação da iniciativa para outras regiões do estado.
