Coronavírus no Jaraguá: primeiro caso confirmado na Terra Indígena

Compartilhar

Segundo ativista da Terra Indígena (TI) Jaraguá, na zona norte de São Paulo, o paciente fez o teste “semanas atrás”, mas recebeu o diagnóstico positivo para coronavírus apenas na última quarta-feira (22/04)

Coronavírus no Jaraguá: primeiro caso confirmado na Terra Indígena
Foto: Daniel Mello/Agência Brasil

Por: Júlia Pereira

Foi confirmado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus na Terra Indígena (TI) Jaraguá, na zona norte de São Paulo.

Em comunicado, Thiago Henrique Karai Djekupe, ativista guarani e apoiador de Saúde Indígena do Jaraguá, diz que o indígena infectado pelo novo coronavírus, cuja idade não foi divulgada, apresenta sintomas leves.

Karai Djekupe afirma ainda que o paciente fez o teste “semanas atrás”, mas que o resultado foi entregue somente no último dia 22.

O ativista ressalta que os indígenas devem tomar cuidados para prevenir a propagação do vírus, como a permanência nas aldeias e a higienização das mãos.

Segundo reportagem da Agência Brasil, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) reconhece 20 casos suspeitos, 42 confirmados, 90 descartados, oito recuperações e quatro mortes por Covid-19.

A pasta contabiliza 10.380 kits de testes rápidos reservados para a população indígena, além de 8,9 mil unidades de máscaras N95 e máscaras cirúrgicas e 96,4 mil luvas de procedimento.

Por fim, a Sesai afirma que vem orientando as equipes multidisciplinares de Saúde Indígena e demais profissionais que atuam para o cumprimento do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus em Povos Indígenas, e que, no momento, os agentes da área estão priorizando o trabalho de busca ativa domiciliar de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Fonte: Agência Brasil