4 Comments

  1. Jango
    05/04/2019 @ 16:36

    Sou assistente, e vejo que todo profissional auxiliar, especialmente aqueles que ficam responsáveis pela parte técnica ou burocrática, são invisíveis. O trabalho burocrático, no computador, atrás da mesa, não é valorizado. Que assina, quem manda, quem interage com o público é que leva os louros.

    Reply

  2. Rita de Cassia Almeida
    16/05/2019 @ 23:17

    Elisangela minha querida, escolha outra profissão. Como técnica de enfermagem, continuará invisível… Por grande parte da sociedade, pela maioria dos pacientes e pelos colegas da tal equipe multidisciplinar.
    Sou servidora pública da rede de saúde do RJ e por vezes , tenho essa mesma sensação, de está invisível no meio deles. Trabalho no CC há 10 anos e vivencio está realidade. O cirurgião chega, comprimenta os anestesistas e os seus residentes , batem papo, falam de viagem, de futebol, de noitadas e etc..
    Nós da enfermagem, se quer eles dão bom dia.
    Alguns ainda se dão ao trabalho de perguntar o nosso nome quando inicia a cirurgia, outros não . No final do procedimento, costumam se comprimentar, geralmente o staff aperta a mão dos seus auxiliares e em seguida agradece e se despede dos anestesistas, a nós nem um até logo. Inacreditável, mais tem médico que não responde perguntas pertinentes ao ato ali executado, temos que repetir a mesma frase duas ou três vezes para então obter uma resposta. E detalhe, sou concursada e a maioria desses seres são contratados por manobras políticas, o que significa que não seguirão carreira e que a qq momento não estarão lá.
    Claro que tem as exceções!
    Temos muita gente boa, educada , respeitosa , comprometida com o todo. Mas, se não quer permanecer invisível, essa não é a solução.

    Reply

  3. Rosimeire
    19/07/2020 @ 03:15

    É muito triste e intrigante tudo isso… Mas também existe na minha atual profissão (vigilante). A gente trabalha com um vazio por dentro e volta pra casa quase sem energia, por ter que aguentar tanta grosseria e falta de respeito.

    Reply

  4. Falta de empatia: Profissões invisíveis | andremarcell
    14/09/2020 @ 18:57

    […] Em matéria do site Observatório do terceiro setor, Caio Lencioni comenta alguns aspectos destes trabalhadores do terceiro setor e a análise do mestrado feito pelo pesquisador Fernando Braga da Costa, que aponta que “Essa invisibilidade é uma expressão construída historicamente a partir de dois fenômenos psicossociais: a humilhação social e a reificação (transformação em coisa)”(link para a matéria) […]

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *