469 anos de São Paulo: atividades gratuitas no aniversário da cidade

Compartilhar

O Observatório do Terceiro Setor listou atividades gratuitas que serão realizadas no aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro

aniversário de são paulo
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

Nesta quarta-feira (25), a cidade de São Paulo completa 469 anos. O Observatório listou oito atividades gratuitas que podem ser feitas no aniversário da metrópole.

MASP

Com entrada gratuita no dia 25, o Museu de Arte de São Paulo apresenta detalhes da história da Avenida Paulista, onde está localizado, e conta com exposições como Judith Lauand: desvio concreto; Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas: Cinthia Marcelle: por via das dúvidas; além de uma mostra de longa duração da coleção do museu.

Pinacoteca

Localizada na Praça da Luz, a Pinacoteca de São Paulo apresenta a exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos 1983-1976”, que reúne 150 obras de 78 artistas. Além disso, na Pina Estação acontece a exposição “Jonathas de Andrade: o rebote do bote”. A entrada é gratuita no dia 25.

Museu Afro Brasil

No dia 25 é possível conferir, de forma gratuita, a exposição “Mestre Didi – Deoscóredes Maximiliano dos Santos”, que contem 42 esculturas do artista plástico brasileiro. Também ocorre uma exposição de longa duração em homenagem ao criado do Museu, Emanoel Araújo. O espaço fica na Vila Mariana.

Top Center Shopping

Localizado na Avenida Paulista, o Top Center Shopping receberá o show da banda Special Queen Cover. Os artistas apresentarão hits da banda Queen como “Love of My Life” e “Bohemian Rhapsody”. A apresentação é gratuita e não é necessário reservar lugar.

Rafael Bridi nas alturas

O recordista mundial de slackline, Rafael Bridi, percorrerá 510 metros de distância à 114 metros do chão, no Vale do Anhangabaú. A ação pode ser acompanhada do Viaduto Santa Ifigênia, próximo ao Edifício Mirante do Vale.

Festival Cidade Futuro

A 2ª edição do Festival Cidade Futuro contará com 469 palestrantes em uma programação simultânea de mais de 200 horas. O evento gratuito tem como objetivo incentivar os paulistanos a pensarem sobre o futuro da cidade em relação a temas como saúde, educação, mobilidade e ciência. O festival acontecerá me mais de 30 pontos do centro histórico de São Paulo, em prédios como o Farol Santander, Centro Cultural Banco do Brasil, Edifício Martinelli, além de restaurantes da região.

Vale do Anhangabaú

Em comemoração, a cidade de São Paulo terá shows de João Gomes, Belo, Almir Sater, Fresno com Vitor Kley e Thedy Corrêa, e Dona Onete com Gaby Amarantos e AQNO. As apresentações acontecerão no dia 25, no Vale do Anhangabaú.

Entre 12h e 18h, haverá também programação infantil na Praça das Artes. A Festa dos Pequeninos contará com intervenções artísticas, oficinas, recreação, música e contação de histórias. A entrada será pela mesma entrada do show principal.

Catedral da Sé

O pianista e compositor Fábio Caramuru irá apresentar o espetáculo musical multimídia EcoMúsica – Vozes da Natureza na Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada na Praça da Sé. O ingresso pode ser adquirido através da doação de um quilo de alimento não perecível.

A programação completa está disponível no site da capital de São Paulo. As atividades promovem o acesso à cultura e, portanto, estão alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030 da ONU, a meta que incentiva ações relacionadas à educação de qualidade.


Compartilhar