Em dois meses, governo brasileiro libera mais de 70 agrotóxicos

Compartilhar

Dos 74 agrotóxicos, 58 já estão formalizados mediante publicação do Diário Oficial da União

por Artur Ferreira

Só este ano, até o dia 4 de março, foram liberados 74 produtos relacionados a agrotóxicos no Brasil. Deste total, 58 já estão formalizados, com publicação no Diário Oficial da União.

Entre os 58 já formalizados, 21 são considerados extremamente tóxicos; 11, altamente tóxicos; 19, medianamente tóxicos; e 7, pouco tóxicos.

O Ministério da Agricultura afirmou que o aumento se deve a uma maior rapidez de avaliação por parte da Anvisa. Segundo o ministério, não se trata de um maior uso, são somente novas opções para diferentes culturas de plantio.

Para que haja uma liberação de um agrotóxico, a análise é realizada por três órgãos: Ministério da Agricultura, que avalia o quão eficaz é o produto; Anvisa, que analisa toxicidade; e o Ibama, que analisa os riscos ambientais.

Em 2018, 450 agrotóxicos foram registrados no Brasil, um recorde, e desse número apenas 52 são de baixa toxicidade.

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, e representa cerca de 20% do mercado mundial. Em 2017, foi registrado o uso de 540 mil toneladas de agrotóxicos.

Atualmente, em regiões do Rio Grande do Sul, o uso de agrotóxicos como o Sulfoxaflor, que foi aprovado em dezembro de 2018, pode estar ligado a meio bilhão de mortes de abelhas em um período de três meses.