Lojas Renner adere à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
A varejista assumiu os 10 compromissos estabelecidos pelo movimento, que incluem a promoção da igualdade de oportunidades, do tratamento justo e do respeito à diversidade étnico-racial tanto no ambiente corporativo quanto na sua cadeia de valor e no seu relacionamento com a comunidade.
A Lojas Renner S.A., maior varejista de moda omni do Brasil, assinou no dia 30 de outubro, a adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. O movimento, criado pela Universidade Zumbi dos Palmares, reúne mais de 80 empresas comprometidas com a equidade racial, a inclusão e a superação do racismo no mercado de trabalho no país.
Ao mesmo tempo, a varejista assumiu os 10 compromissos estabelecidos pelo movimento, que incluem a promoção da igualdade de oportunidades, do tratamento justo e do respeito à diversidade étnico-racial tanto no ambiente corporativo quanto na sua cadeia de valor e no seu relacionamento com a comunidade.
A adesão foi firmada na sede da Lojas Renner, em Porto Alegre, pelo diretor-presidente da companhia, Fabio Faccio, e pelo presidente do conselho da Iniciativa e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente. A partir de agora, a varejista terá acesso a treinamentos e eventos de sensibilização desenvolvidos pela universidade, além da troca de experiências com os demais participantes do movimento.
“Para todo nosso time, é muito importante avançar na construção de uma jornada cada vez mais inclusiva e com diversidade em todos os sentidos. Queremos, com essa assinatura de hoje, amplificar o tema da igualdade racial tanto para clientes, colaboradores como para o setor do varejo brasileiro. É uma honra para nós participar desse processojunto com a Universidade Zumbi dos Palmares.”, afirma Faccio.
Ao fazer parte da Iniciativa, a Lojas Renner também passa a participar do Índice de Equidade Racial Empresarial (IERE). O levantamento avalia os avanços e os desafios na promoção da diversidade no Brasil a partir de um questionário sobre as políticas adotadas pelas empresas em seis pilares: recenseamento das características raciais dos colaboradores, conscientização, recrutamento, capacitação, ascensão e publicidade e engajamento.
As informações são acompanhadas por evidências de veracidade e os resultados são divulgados anualmente em dados agrupados, com as notas médias obtidas pelo conjunto dos participantes nos diferentes pilares, além das empresas que se destacam em cada um deles.