Organizações lançam pesquisa sobre perfil do doador brasileiro
Estudo focou, principalmente, em brasileiros acima dos 50 anos de idade
Por: Isabela Alves
A pesquisa ‘Doador brasileiro: potencial de doação no segmento maturidade’, realizada pela Noz Pesquisa e Inteligência, em parceria com a Trackmob e a Pitanga.Mob, traçou o perfil dos doadores no país. Foram entrevistados 1.212 brasileiros em diversas partes do país, entre os dias 17 de março e 25 de maio de 2019. Entre os entrevistados, 65% tinham 50 anos ou mais.
De acordo com o estudo, apenas 29% dos brasileiros fazem doações mensais. Acima dos 50 anos, 26% dos doadores costumam doar 100 reais por mês. Entre os mais jovens, o índice de pessoas que doam 100 reais por mês é de 17%.
Entre as causas mais apoiadas pelos brasileiros estão as que envolvem crianças e jovens (44%); animais domésticos, como gatos e cachorros (32%); causas humanitárias (27%); fome e sem teto (26%); saúde (23%) e educação (19%).
Entre as formas de apoio às causas estão a doação de objetos, roupas e alimentos (68%); doação de dinheiro (45%); trabalho voluntário (41%); participação em bazares ou compra de produtos de organizações (38%); participação em rifas ou bingos (32%); e criação de projetos (10%).
Ainda, 8 em cada 10 entrevistados acreditam que as organizações da sociedade civil (OSCs) precisam ter transparência no momento da prestação de contas. 74% ainda reforçaram que é necessário ter um cuidado especial com as informações financeiras e pessoais dos doadores.