127 Comments

  1. Erika Baldo
    16 de março de 2018 @ 13:11

    Obrigada pelo artigo. Mas gostaria de saber qual fonte de pesquisa foi utilizada pra chegar a esses percentuais?
    Obrigada.

    Reply

    • Denilson
      16 de março de 2018 @ 18:46

      O link para a pesquisa tá no início! SEM PERCEPÇÃO!

      Reply

    • Tina
      17 de março de 2018 @ 00:47

      Tá na primeira linha do texto.

      Reply

    • Gabriela
      17 de março de 2018 @ 11:51

      Oi Erika, leia o texto: onde tem um link escrito Perigos da Percepção está a fonte original da pesquisa.

      Reply

    • Flavio
      17 de março de 2018 @ 11:53

      …não é artigo, é uma pesquisa realizada com várias pessoas em diversos países. Brasileiro não sabe nem ler, porra..país de jumentos, pqp.

      Reply

    • Eu
      17 de março de 2018 @ 12:48

      Pesquisa minha querida, não fique sentada esperando que a globo lhe informe, mas vou te dar uma dica… IPSOS

      Reply

      • Ana Galhardo
        20 de março de 2018 @ 20:58

        O Brasileiro pode até saber um pouquinho de leitura, mas não sabe interpretar o pouco que lê.concordo com vc.

        Reply

    • Rosy
      17 de março de 2018 @ 18:20

      É só clicar no link da matéria.

      Reply

      • Marlene Puga
        3 de julho de 2018 @ 11:21

        Isso é vero amigo! Tenho um filho disléxico que não consegue interpretar o que lê…Muitos alunos meus até do ensino médio não sabia o que o texto estava dizendo! Existe muitos problemas no ensino! Muitos escrevem e não conseguem lêr, outros lêem e não conseguem escrever letra cursiva…. E às universidades deixam arquivadas mestrados e doutorados maravilhosos sobre esse assunto é criticam muito os professores mas não vão lá na sala de aula para ajudar os professores!!!

        Reply

    • Ale Nogueira
      17 de março de 2018 @ 21:52

      A Ipsos entrevistou 29,1 mil pessoas dos 38 países, entre 28 de setembro e 19 de outubro…

      Reply

    • Jade
      18 de março de 2018 @ 08:58

      A pesquisa global Perigos da Percepção 2017 da Ipsos.

      Reply

    • Aline Gomes
      18 de março de 2018 @ 11:33

      Reply

      • Márcia
        5 de abril de 2018 @ 16:32

        Aline Gomes, como foi alentador, ver seu comentário, ajudando a leitora Erika, pois podemos ser o segundo país menos perceptivo, mas temo, sermos o primeiro em intolerância.

        Reply

        • Sérgio Dias
          13 de maio de 2018 @ 00:57

          Excelente dica: uma pesquisa com a lista dos países com maior índice de amabilidade e tolerância. Talvez seja maior nos países onde a Educação é considerado um grande valor.

          Reply

          • Guacira
            28 de junho de 2018 @ 10:23

            Intolerância é demais.
            Criticar é exorbitante, ajudar é crítico.

        • Pilar Ferreras Fernández
          7 de julho de 2018 @ 18:14

          Aline Gomes. Obrigada pela compreensão na sua resposta para Erika. Necessitamos de muitas pessoas como você! Muitas vezes é mais ignorante quem despreza as limitações culturais alheias do que as pessoas com esta carência. Muito bem Erika! Nunca tenha medo de perguntar o que não sabe.

          Reply

    • ANGELI ROSE NASCIMENTO
      18 de março de 2018 @ 13:09

      Também gostaria de saber a fonte da pesquisa.Obrigada.

      Reply

    • Carlos Eduardo
      18 de março de 2018 @ 21:05

      Boa noite, Erika. Tudo Bem?
      Achei bem tendenciosa a foto da matéria, mas já tinha visto sobre a pesquisa antes. Segue o link com o quiz aplicado:
      https://perils.ipsos.com/quiz/index.html

      Espero ter auxiliado.

      Reply

    • Thiago Martins
      11 de abril de 2018 @ 02:00

      Gente, creio que ela esteja querendo saber da fonte para os “dados reais”, que realmente não contam na matéria!!

      Reply

    • Amauri Soares
      11 de abril de 2018 @ 14:31

      Kkkkkkk

      Em uma pesquisa sobre pessoas sem noção, a primeira pergunta é sobre onde está a informação, sendo que há um link informando.

      Isso confirma a pesquisa?
      ????

      Reply

      • Baiana
        8 de julho de 2018 @ 09:28

        Rsrs pensei isso!

        Reply

    • Daniel
      4 de maio de 2018 @ 08:00

      Pesquisa global Perigos da percepção de 2017 realizado pelo instituto IPSOS. Tá bem no início da matéria.

      Reply

    • Olho no Lance
      19 de maio de 2018 @ 17:18

      Hahahhaha, seu comentário confirma a e a matéria !!!! Você precisa se orgulhar, pois é parte principal do estudo: o motivo e o resultado !!!! Parabéns Erika, seu sobrenome é Fenômeno, você está em segundo lugar no mundo !!! Mais uma piscada e ganha o prêmio !!!!

      Reply

    • Dorival Lima
      17 de junho de 2018 @ 15:05

      Ao acaso vocês entenderam o que houve nesse comentário? Ela perguntou sobre a fonte, pode haver mais de uma. Se você pesquisar na internet, vai achar alguns artigos falando disso, todos com fonte da Ipso… Vocês entendem como se alienam?

      A maior parte das pessoas critica as redes de TV, falam das pesquisas realizadas pelo Ibope, por exemplo, e dai eles acreditam na fonte da Ipsos, que é a mesma coisa, kkkk… Por isso que, a matéria não está falando sobre pessoas fora da realidade, está falando a respeito de pessoas que não tem acesso a informação crua, pois a internet nunca foi lugar de encontrar verdades absolutas, e o Brasileiro é um dos unicos povos que reclamam de um comentário pedindo fontes, falam que a mídia é manipuladora, mas acreditam que a fonte é um índice de marketing… impressionante.. kkkkkkkk

      Reply

    • Audrei
      21 de junho de 2018 @ 21:33

      Acessei o questionário e vi que as perguntas estavam em inglês. Sabem informar se a pesquisa foi feita na língua nativa; qual a faixa etária e o meio utilizado (foi respondido através da internet)?

      Reply

    • Marcelo Leite
      27 de junho de 2018 @ 20:21

      Você entrou na estatística. Kkkkkkkk

      Reply

    • Suzana Mistral
      7 de julho de 2018 @ 21:07

      E sobre as pessoas mais arrogantes? Será que eles já fizeram essa pesquisa? Poderiam começar essa pesquisa a partir dos comentários dessa matéria.

      Reply

    • Regie Vecchi
      8 de julho de 2018 @ 09:57

      O nível de desinformação já começa logo aí LOL

      Reply

  2. Sergio Caldieri
    16 de março de 2018 @ 13:35

    Graças aos coxinhas e paneleiros imbecis, o Brasil precisa passar para o 1o. lugar.

    Reply

    • Nova Haga
      16 de março de 2018 @ 18:21

      Que maravilha… a revolução é a solução? Vá estudar rapaz!

      Reply

      • Marcos da Guia
        23 de junho de 2018 @ 19:29

        Um país que vota em “quem rouba, mas faz”, onde um prisioneiro por roubo de dinheiro público lidera as pesquisas eleitorais, realmente é um povo sem noção!

        Reply

      • Margaret
        26 de junho de 2018 @ 13:15

        Mais de uma década de PT no poder e a culpa é dos coxinhas? Tinha que ser comentário de um inteligentinho alienado.

        Reply

        • Marlene Puga
          3 de julho de 2018 @ 11:24

          Isso é vero amigo! Tenho um filho disléxico que não consegue interpretar o que lê…Muitos alunos meus até do ensino médio não sabia o que o texto estava dizendo! Existe muitos problemas no ensino! Muitos escrevem e não conseguem lêr, outros lêem e não conseguem escrever letra cursiva…. E às universidades deixam arquivadas mestrados e doutorados maravilhosos sobre esse assunto é criticam muito os professores mas não vão lá na sala de aula para ajudar os professores!!!
          Também concordo contigo!!

          Reply

    • Daniel Departie
      16 de março de 2018 @ 21:53

      Agradeça aos paneleiros por não teres de catar comida no lixo como na venezuela que vcs defendem, era assim que ia acabar o governo da incompetenta e larapia da Dilma !

      Reply

      • Gisele Lopes
        21 de março de 2018 @ 00:22

        Daniel, você respondeu essa pesquisa, né. De onde tirou que pessoas defendem a Venesuela por não gostar dos paneleiros? Pessoas como você que nos rakeiam tão mal em estudos como este. Que tal aumentar sua percepção pra pesquisa de 2018? :)

        Reply

        • Barbara
          19 de abril de 2018 @ 04:26

          Gisele, Venezuela em primeiro lugar. Mas sobre seu comentário, deve ser do mesmo modo que defensores de Lulaladrão acreditam que quem quer bandido preso é também a favor de Bolsonaro, Aécio, etc e é facista, e odeia preto e pobre quando na realidade apenas deseja um país sem
          Corrupção para que possa no futuro prosperar.

          Reply

        • Carlois
          23 de abril de 2018 @ 16:20

          Como assim agradecer aos paneleiros? Vendemos o pré-sal a preço de banana por causa do paneleiros. Topo de investimentos na saúde e na educação por causa dos paneleiros. Reforma Trabalhista por causa dos paneleiros. Risco de aprovação de Reforma da Previdência num futuro próximo por causa do paneleiros. O Brasil sendo destruído nos últimos dois anos pelo Temer por causa dos paneleiros. Violencia aumentando por causa dos paneleiros. A Brasil está sim caminhando pra se tornar pior do que a Venezuela por causa da FALTA DE PERCEPÇÃO DOS PANELEIROS.

          Reply

          • Jussara
            8 de julho de 2018 @ 00:52

            ???????????

    • Teca
      17 de março de 2018 @ 01:18

      Hummmm aos coxinhas….sei.

      Reply

      • José Eraldo Gregory
        16 de junho de 2018 @ 09:57

        É…eu acho que todos, ao final das contas, queremos o melhor para o país e para nós todos. A maneira de fazê- lo difere. Várias reformas são indispensáveis e temos que dimensionar que estado brasileiro queremos: ao mesmo tempo em que queremos pagar o mínimo de impostos, esperamos o máximo de benefícios e serviços do estado. E há a percepção por muitos que o estado pode e deve fazer tudo para os seus cidadãos …qdo na realidade só pode fazer na proporção em que dotados o estado com recursos. Já sei que alguém vai se referir à corrupção – lógico, deve ser combatida sempre é punida exemplarmente!

        Reply

    • Erson Ramos
      17 de março de 2018 @ 07:56

      Errado. É graças ao conto petista de “país das maravilhas” e da “pátria educadora” que temos a população mais idiotizada do mundo. A começas pelo teu comentário que mostra o quanto precisamos avançar em termos de evolução social, cultural e econômica.

      Reply

      • Sylvio Ramos
        3 de abril de 2018 @ 21:04

        Erson Ramos vc envergonha a família com esse comentário de coxinha, ou será paneleiro?

        Reply

    • Fernanda
      18 de março de 2018 @ 20:39

      Ou talvez graças a estupidez mortadela, quem sabe…

      Reply

    • Carlos Eduardo
      18 de março de 2018 @ 21:10

      Só achei engraçado alguns países, tipo Cuba, nem terem participado da pesquisa. Tadinhos…

      Não tem nada a ver com a visão política, mas com o grau de conhecimento em assuntos diversos. Acredito que tenha lido a matéria, logo não teria como errar as questões aplicadas. Entretanto compartilho o link do teste para ter uma idéia das perguntas:

      https://perils.ipsos.com/quiz/index.html

      Saudações.

      Reply

  3. raimundo
    16 de março de 2018 @ 13:41

    ta de brincadeira vcs, no dia que o governo admitir o genocídio de jovem brasileiro ou gravides na adolescência isso são dados mascarados só vc para acreditar e colocar isso nas redes socias

    Reply

    • Regina
      17 de março de 2018 @ 07:26

      Vc não entendeu nada??? Só mais um sem
      Noção!!

      Reply

    • Erson Ramos
      17 de março de 2018 @ 07:57

      Creio que você conhece dados estatísticos tão bem como escreve, rsrsrsrsrsrs…

      Reply

    • anonimo
      17 de março de 2018 @ 11:41

      mas quem disse que esses dados são do governo?

      Reply

    • Sueane
      17 de março de 2018 @ 20:57

      O Raimundo tá aqui pra comprovar ao vivo que a percepção do brasileiro médio é totamente distorcida.

      Reply

    • J.Marcos
      18 de março de 2018 @ 15:33

      Pois isso é mais percepção mortadela que vive num plano paralelo.

      Reply

    • Rogério
      25 de março de 2018 @ 13:52

      É verdade, mesmo porquê notícia e indice de homicídio é omotido da população para não incentivar a prática.
      Aliás, que pesquisa idiota e sem fundamento. Aposto que gastaram muito dinheiro com essa inutilidade, ou seja, alguém faturou alto com essa inutilidade.

      Reply

  4. Hayllan Heymond
    16 de março de 2018 @ 15:41

    Queria s[o parabenizar os envolvidos mesmo.

    Reply

    • junji ito
      16 de março de 2018 @ 19:04

      Olha nosso segundo lugar falando aqui. Desse ser bem gostoso viver quando td que vc não concorda é mentira. Viver assim moldando a realidade a sua vontade deve ser sussa.

      Reply

  5. José Wilson
    16 de março de 2018 @ 16:09

    Claro, com uma sociedade capacho de um oligopólio midiático que manipula informações a seu Bel prazer, é fácil entender onfe está o erro.

    Reply

    • Erson Ramos
      17 de março de 2018 @ 08:01

      Não justifica. Há uma quantidade satisfatória de meios de informação e inteiração da realidade, MAS as pessoas preferem se informar nos grupos e “tribos” onde se inserem por preguiça mental e conforto. Até entre classes profissionais que deveriam dominar informações relevantes para seu desempenho há inaceitável ignorância e desinteresse na busca do conhecimento direto nas fontes. Rede Social não é lugar de buscar conhecimento e inteiração da realidade de uma sociedade.

      Reply

  6. Fabiola
    16 de março de 2018 @ 17:15

    Mas a TV nos mostra por exemplo, que somos o segundo país mais conectado do mundo atrás apenas dos estados unidos. O povo é manipulado pela globo

    Reply

    • Alessandra
      17 de março de 2018 @ 12:34

      Só se deixa manipular quem quer. A maior ferramenta de busca está acessível para a maioria a maior parte utiliza de forma errada.

      Reply

    • Jade
      18 de março de 2018 @ 08:59

      O brasileiro é um povo completamente fora da realidade e tão corrupto quanto seus governantes. Vira-lata ao extremo e se vende por muito pouco.

      Reply

      • elaine
        19 de março de 2018 @ 16:49

        Jade, você faz parte do povo brasileiro, sabia? Assumamos nossas responsabilidades com a sociedade que ajudamos a construir e manter. Esta ruim? Faça alguma coisa e pare de repetir clichês!!

        Reply

  7. Felipe
    16 de março de 2018 @ 17:44

    Segundo as Nações Unidas, a população mundial chegou a 7,6 bilhões em 2017.
    Segundo essa reportagem, foram entrevistadas 29100 pessoas. isso representa 0,000383% da população mundial. Que representatividade esses dados têm?

    Reply

    • vinicius
      19 de março de 2018 @ 12:01

      Grupos de amostra em pesquisas estatísticas têm um número específico de pessoas para que possa ser aplicado a uma parcela maior, ou à toda, população. A chance de dar cara ou coroa quando se joga uma moeda é de 50%, mas você precisa jogar a moeda 10, 20, 30, 50, 100 vezes até que essa paridade se demonstre. É basicamente esse o pensamento por trás dos números escolhidos para grupos de amostra, que eu me lembre o mínimo necessário é duas mil pessoas.

      Reply

  8. lyra
    16 de março de 2018 @ 19:49

    parace mais teste de quem mais lê jornal. convenhamos, que percepção da realidade é um assunto bem complexo, e que requer parâmetros mais rebuscados que esses. inclusive, deve-se levar em conta que cada cultura também percebe o mundo de formas diferentes. claro que se forem pautar-se pelo esquema europeu hegemônico, vai dar sempre Suécia como o melhor..

    Reply

  9. Diego Nave
    16 de março de 2018 @ 22:38

    Essa fonte se baseia na estatística do IBGE quando diz que o indice de homicídios no brasil é o mesmo que em 2000. Porém se vocês pesquisarem “taxa de homicídios 2017. Vão encontrar o Mapa da violência divulgado pelo IPEA. O IBGE está desatualizado, seus ultimos dados são de 2009. Quase 10 anos atrás. O IPEA trás dados mais recentes. Aumentamos sim o índice de violência, enquanto de 2000 a 2009 o número não passava dos 27 pontos, hoje está chegando acima dos 30.

    Reply

    • conceição
      18 de junho de 2018 @ 10:24

      Até que enfim um comentário sensato!!! Nós somos muito maiores que qualquer pesquisa!!
      Impressionante como qualquer tema no país virou discussão e ataques entre “coxinhas” e “mortadelas”. É uma redução da nossa inteligência.

      Reply

  10. Francisco Fernandes
    16 de março de 2018 @ 23:20

    Temos que acabar com a hipocrisia, esse negócio de fazer de conta esta levando nosso país ao um rumo incerto.
    Nossa juventude esta sem referência.
    Esta na hora de fazer os políticos trabalharem, não os reelegendos.
    Nossa mídia esta comprometida com o sistema existente.
    Só é levado ao conhecimento do povo aquilo que interessa a classe dominante.
    Esta na hora de acabar com a festa dos funcionários públicos, afinal de contas eles são nossos funcionários, funcionários estes com salários e vantagens que nós como seus patrões, possamos longe.
    Vamos dar um choque de conceito.
    A eleição esta na porta, vote não importa em quem mas vote.
    Não anule seu voto.
    Mostre que você ainda tem esperança em um país melhor…

    Reply

    • conceição
      18 de junho de 2018 @ 10:26

      A resposta era pra outra pessoa, saiu errado!! rsrs

      Reply

  11. Francisco Fernandes
    16 de março de 2018 @ 23:28

    País sério, aposta na educação.
    Povo culto é mais difícil de ser manipulado.
    Pense e acredite nesta máxima.
    Divulgue.

    Reply

  12. Juca
    17 de março de 2018 @ 00:45

    Patria educadora… cumprindo sua funcao….

    Reply

  13. Cido Marques
    17 de março de 2018 @ 02:02

    Brasileiro é um povo totalmente alienado, acho que a maior preocupação dos coxinhas atualmente é nudez em museu e gays se beijando na praça.

    Reply

  14. diogo
    17 de março de 2018 @ 07:54

    Por isso que o brasil tá cheio de idiotas úteis esquerdopatas.

    Reply

  15. Cadu
    17 de março de 2018 @ 08:23

    Mal feita, tem países como a Corea do Norte que acham que o EUA perderam a guerra e que o mundo todo passa fome menos eles que recebem a ‘bolsa familia’ do Kim JOng-un…. essas perguntas não demonstram a percepção a realidade, embora sejam boas faltam outras questões e sem dúvida estamos no topo mas não em segundo.

    Reply

  16. Maria de Fátima
    17 de março de 2018 @ 09:11

    Claro!!Um país que manipula tudo pelas redes sociais, (Tv )como por exemplo até intenções de voto nas eleições,escondem os índices de mortes de jovens nas periferias para não mostrar a ineficiência do poder público!!!
    Comparar o Brasil com países como Canadá,Noruega, Suíça que as escolas públicas são de qualidade, que nelas usam as redes sociais para se informarem,sem comparar a sala com computadores para cada aluno, jornal do dia, revistas dentre outros e aqui muitos professores compram até o piloto para dar aula e não são ouvidos por quem deveria!!
    Sendo os entrevistados adultos,adolescentes ou não, se não foram ensinados ,estimulados nas escolas a se informarem não poderão responder bem nenhuma pesquisa que requer fundamentação (material necessário ).
    Qual foi a fonte de pesquisa??

    Reply

  17. Reinaldo
    17 de março de 2018 @ 10:31

    Não acredito no desconhecimento da realidade, nem na falta de engajamento dos brasileiros, principalmente dos mais novos ou os dos grandes centros, tenho plena convicção de que as respostas dadas aos quesitos são, em verdade, frutos do analfabetismo funcional, da incapacidade dos questionados de entenderem o que lhes foi questionado, da dificuldade de estabelecer um raciocínio a partir dos dados oferecidos ou da formulação.

    Reply

  18. Renata
    17 de março de 2018 @ 10:52

    De onde vocês tiraram esses números!?!?

    Reply

  19. Luiz Parussolo
    17 de março de 2018 @ 10:53

    Estamos últimos em tudo e já fomos avaliados como o terceiro povo mais idiota entre os avaliados, só ganhando de México e Índia.
    Agora mesmo vi um professor todo arrebentado por apanhar de um aluno. O país faliu, a autoridade desapareceu e o brasileiro animalizou por faltar espírito, razão e entendimento.
    O povo brasileiro foi destruído na educação não exigindo o desenvolvimento do espírito e seu desenvolvimento na infância e na adolescência, obrigatório e indispensável devido inclusive nossa inferioridade genética. e criou-se alienados e psicopatas vindo os psicopatas tomarem os poderes, o espaço econômico, instituições e organizações em geral, corrompendo, roubando, estimulando e financiando o crime organizado e a maciça maioria
    Segundo levantamento de tempos atrás 75% dos brasileiros são analfabetos, talvez até eu próprio, não possuem o domínio da leitura da gramática e das operações matemáticas; 52% dos formados em cursos universitários são analfabetos funcionais; o Conselho Regional de Medicina de São Paulo realiza exame dos recém formados em medicina para apurar a qualificação, 53% todos os anos são reprovados. E não podem deixar de fornecer autorização para clinicar por falta de legislação que outorga o direito de exclusão.
    Considere-se também que não possuímos tecnologia e equipamentos próprios, insumos próprios, medicação própria etc…
    Somos uma nação acabada graças às nossas oligarquias e nossos poderes.
    Comenta-se lá fora que o Brasil acabará no próximo mandato e existe brasileiros radicados no exterior incentivando a saída do Brasil e propondo ajuda desinteressada tal é a preocupação.

    Reply

  20. Hilbernon
    17 de março de 2018 @ 11:14

    “Pão e circo” são o suficiente!

    Reply

  21. Marcelo
    17 de março de 2018 @ 11:15

    Esse artigo é a prova disso, não possui FONTE.

    Reply

  22. Lia
    17 de março de 2018 @ 13:08

    Pesquisa idiota esta, baseada em estatísticas. Quem vai ficar decorando os números do IBGE para saber as porcentagens exatas quando sabemos que são manipulados ao bel prazer dos governantes ? Cada um chega na tv e diz o número que lhe convém.

    Reply

  23. luiz henriqje
    17 de março de 2018 @ 13:41

    Eu também gostaria das fontes, pois elas são importantíssimas para dizer por exemplo, se a intervenção aqui no rio é puro oportunismo (eu acredito que sim)

    Reply

  24. Gloria de Castro
    17 de março de 2018 @ 16:23

    Falta de bom estudo e de boa educação dá nisso mesmo: gente tosca e totalmente alienada… O povo é alienado pois não lê, não se informa, não escuta boa música, não viaja (não tem condições para isso). Viajar é super importante para abrir a cabeça das pessoas, para se observar e se comparar o que são os outros países, e o que é o Brasil, covardemente transformado nesta Republiqueta de Bananas…

    Quando você conhece lugares bem mais civilizados (e com muito menos recursos do que nós: vide Coréia, Japão e outros gigantes asiáticos), você realmente senta e chora, ao constatar que você vive num chiqueiro !

    Uma país com tantas riquezas, com as maiores reservas de água do planeta, com extensas florestas sendo destruídas, tudo indo pelo ralo abaixo: ninguém consegue administrar estas riquezas para o bem = é só roubo, safadeza e governos e políticos que legislam em proveito próprio.

    Como pode cidades como Istambul (com dezoito milhões de habitantes), Moscou (com quinze milhões de habitantes), Seul (com dez milhões de habitantes), Tóquio (com quase dez milhões de habitantes) e tantas mais, muito mais populosas do que as cidades brasileiras, funcionarem bem melhor do que nossas pequenas cidades, como Rio e São Paulo ?

    Onde estão os trens-bala, os VLTs, os BRTs funcionando corretamente, bem cuidados, bem fiscalizados, com manutenção eficaz, com preços justos e a pleno vapor ? Onde foi parar a despoluição do Rio Tietê, da Baía de Guanabara, dos Rios Beberibe e Capibaribe no Recife e de tantos outros rios e mares de nosso País ? São Paulo é a cidade mais rica do Brasil e não consegue despoluir o Tietê !!! Sem falar de todo o resto que existe de bom em prol do cidadão nestas cidades civilizadas.

    Mas é disso que nossos governantes gostam ! Quanto mais estúpido e alienado for o povo, mais gente salafrária e cafajeste é eleita, mais estes safados roubam e Desgovernam o Brasil, sempre maquinando em proveito próprio, sempre procurando meios de poder roubar mais e dilapidar ainda mais o nosso patrimônio…

    Enquanto o povo não se informar, tentar se educar e aprender mesmo que sozinho (sem o apoio do governo), só vai dar nisto mesmo: alienação, fuga da realidade, irresponsabilidade, descomprometimento pelo destino do país e a consequente permissão para que estas quadrilhas de políticos continuem a acabar com nosso País !

    Reply

  25. Lucia Amarante
    17 de março de 2018 @ 17:42

    Eu fico dividida. Por um lado, sim, eu observo que os brasileiros (independentemente de cor, raça, credo, classe social, etc) mostram uma enorme desinformação a respeito de vários assuntos importantes e que, em consequência, avaliam a nossa realidade de maneira deturpada propondo soluções ineficazes. O brasileir, em geral, tem pouca leitura, e uma dificuldade muito grande de aceder a um grau de compreensão dentro de uma visão global e macro. Por outro lado, andando pela rede, a gente pode ser surpreendida com este mesmo fenômeno sendo demonstrado dentro de grupos de discussão em países considerados mais desenvolvidos, como Espanha, França, Estados Unidos, etc. Chega a ser estarrecedor o grau de desinformação sob certos aspetos quando se trata de discussão de fenômenos globais. Em tais paises, cada região olha apenas para o próprio umbigo. Não tem uma visão de conjunto nem da conjuntura política e econômica do próprio país, nem da diversidade global como um todo.

    Reply

  26. OMNI LATRO
    17 de março de 2018 @ 18:44

    É o MSN – Movimento dos Sem Noção fazendo Pesquisa !
    Os proprios pesquisadores já são teteu !
    rsrsrsrsrsrs

    Reply

  27. Simone
    17 de março de 2018 @ 19:07

    “Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países. Mas há algumas ausências nessa lista. As duas mais famosas são Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China, e o Vaticano, que, apesar de ficar de fora do cadastro da ONU, é “observador permanente” da entidade”. Fazem uma pesquisa onde dizem que o Brasil é o 2º mundialmente, sendo que a pesquisa ocorreu em somente 38 países??? putz.. temos que rever a contagem de países no mundo..

    Reply

  28. Marcos
    17 de março de 2018 @ 22:09

    urgente o ESCOLA SEM PARTIDO para desimbecilizar a população. ótima matéria!!

    Reply

  29. Manoel Medeiros
    18 de março de 2018 @ 00:35

    Não é fácil, escapar dessa doutrinação da mídia esquerdista que recebemos durante os últimos 50 anos, esconderam, inclusive, durante mais de 10 anos, o Foro de São Paulo, que hoje considero um caso traição à nação.

    Apesar de apolítico, somente percebi esta doutrinação pouco antes das últimas eleições porque estranhei o desespero do PT para manter o poder, e comecei a me inteirar via internet e realmente percebi esta doutrinação comunista nos cozinhando como sapos na panela.

    Reply

  30. Luiz Inácio
    18 de março de 2018 @ 01:45

    Se esta pesquisa tivesse sido realizada pelo DataFolha, o Brasil estava nas 5 primeiras posições com 3% margem de erro para cima ou para baixo. Ia depender da propina.

    Reply

  31. Gilvan araujo
    18 de março de 2018 @ 08:43

    Eu concordo com essa estatística e concluo que isso se da ao resultado dos últimos presidentes ecaos mortadelas que ensistem em não querer enxergar

    Reply

  32. Piloca
    18 de março de 2018 @ 12:49

    AHAHAHAHAHA brasileiros burros

    Reply

  33. Luciano
    18 de março de 2018 @ 16:49

    Tem gente que acha que Lula é inocente e não sabe nem de 1/10 dos crimes cometidos pelo Lula ou o PT. Tem gente que acha que o socialismo pode dar certo mesmo com 70% das crianças abaixo dos 5 anos de idade em estado de desnutrição na Venezuela.

    Reply

  34. Luciano
    18 de março de 2018 @ 16:51

    O Brasil lidera muitos índices internacionais negativos e é terra arrasada graças ao sistema que está aí. Não deu certo com a coalizão do PT, MDB (PMDB), Progressista (PP) e aliados que governaram a nação por tantos anos. Mesmo assim ainda é melhor do que a Venezuela (que colapsou) apesar de estar entre os piores países do mundo: o Brasil é o TERCEIRO pior país do mundo para se viver segundo o MISERY INDEX de 2016. O país tem os piores políticos do mundo (os menos confiáveis) segundo o Fórum Econômico Mundial. De acordo com o mesmo Fórum, é o quarto país mais corrupto do mundo. O Brasil é o campeão mundial de homicídios com mais de 63 mil por ano (mais de 10% dos homicídios anuais da humanidade). Das 50 cidades mais violentas do mundo, 21 estão no Brasil. O país ganhou o Prêmio Fóssil do Dia na Cop 23 graças a MP do Petróleo que vai aumentar a liberação de poluentes na atmosfera através dos subsídios ao setor de petróleo. O país teve um dos maiores crimes ambientais do século XXI com a morte do Rio Doce e o rompimento da Barragem de Mariana. Com as decapitações em massa nos presídios (centenas), deve disputar a liderança de decapitações medievais com o Estado Islâmico. Os alunos brasileiros ficam sempre entre os piores do mundo em vários testes internacionais como o PISA. A nação é a que tem mais viciados em crack no mundo. Teve a maior epidemia de Zika do planeta gerando milhares de crianças com microcefalia ou dano neurológico. Está entre os países com o maior número de desempregados e com uma das maiores quedas na economia no último biênio. Mais de 50 milhões de brasileiros estão abaixo da linha da pobreza. Mais de 200 mil empresas foram fechadas desde 2014. As taxas de juros estão entre as mais altas do mundo. O Iphone é o mais caro do mundo. Dos países com as maiores cargas tributárias do mundo, é o que tem o pior retorno. Os políticos estão entre os mais caros da face da Terra assim como o judiciário. É o lugar do mundo com o maior número de pessoas protegidas pelo chamado Foro Privilegiado ( 30 mil ) um recurso que não é comum nas democracias onde a lei é para todos. É o pior lugar da América Latina para as mulheres. É o país que mais mata defensores dos direitos humanos nas Américas e o lugar que mais mata defensores do meio ambiente no mundo. Cansei mas a lista é grande e não termina por aqui. Posso citar mais umas 30 mazelas graves que massacram o povo brasileiro. Por isto eu não voto mais no PT, MDB (PMDB), Progressista (PP), PSDB e os partidos aliados. Todos estão infestados de citados, investigados, indiciados, réus e condenados e são indignos para governar esta NAÇÃO. Quem vota em partidos que são dominados por organizações criminosas é cúmplice da tragédia brasileira.

    “O Brasil é o único lugar que passou da barbárie à decadência sem conhecer a civilização”. Frase atribuída a Lévi-Strauss

    Reply

  35. Luciano
    18 de março de 2018 @ 16:52

    Segundo o Banco Mundial, os alunos brasileiros levarão 260 anos para atingir o nível de leitura dos alunos dos países desenvolvidos.

    Reply

    • Val
      20 de março de 2018 @ 19:58

      E paradoxalmente continuaremos a eleger aqueles que nunca se preocuparam com o país.

      Reply

  36. Sergio
    18 de março de 2018 @ 20:08

    Para atender ao que se conclui (“O mais preocupante com os resultados desta pesquisa é que percepções erradas geram diagnósticos errados dos problemas do país e, consequentemente, soluções inadequadas”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.), essas questões devem ser propostas aos responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas, e não à população!

    Reply

  37. Irlei Moreira Lage
    18 de março de 2018 @ 22:26

    Para perguntas idiotas … respostas idiotas, Esta pesquisa envolve perguntas sobre problemas que não nos envolve em nosso dia-a-dia. Deveriam fazer uma pesquisa questionando, quem é o povo mais feliz do mundo… e apesar de todos nossos problemas, imagino estaríamos entre os primeiros…

    Reply

  38. Tiago
    19 de março de 2018 @ 07:17

    Faltam as fontes, senão não dá pra levar a sério!

    Reply

  39. Priscila
    19 de março de 2018 @ 07:48

    Que bom que nosso futuro tá na mão de quem sabe, ne… Os políticos… Ufa! Já tava preocupada! ???

    Reply

  40. George
    19 de março de 2018 @ 13:23

    Interessante os dados sobre suicídio de jovens: Brasil e África do Sul também lideram o ranking, com a MENOR taxa. Faz sentido. Deve ser difícil trilhar um caminho estando bem informado de onde ele te levará…

    Reply

  41. Elizabeth
    19 de março de 2018 @ 14:28

    Tanto odio e julgamentos nos comentarios acima…que atire a primeira pedra somente quem acertou exatamente todas as porcentagens da referida pesquisa. Alguem?

    Reply

  42. VampireOne
    19 de março de 2018 @ 14:41

    Pelo menos ficamos em 2º lugar em algo

    Reply

  43. Vagner Dantas
    19 de março de 2018 @ 15:44

    Gente não se preocupa com isso… se o LULA ganhar a gente vai pro primeiro lugar!

    Reply

  44. Pedro Ledesba
    19 de março de 2018 @ 19:05

    Pensei em dar minha percepção, mas como foram bastante enfáticas algumas observações, creio que minha percepção não influenciará em nada, mas a pesquisa é muito interessante. Demonstra que de fato conhecemos muito pouca coisa de que realmente é ou como as coisas são, nossa alienação vai além das informações dirigidas e tendenciosas que diariamente invadem nossos lares. Realmente falta conhecimento e cultura, mas apesar de estar disponível, não desperta interesse.

    Reply

  45. Luiz
    19 de março de 2018 @ 20:45

    Essa ai deve ter respondido a pesquisa kkkkkkkkkkkkkkk

    Reply

  46. Anônimo
    19 de março de 2018 @ 23:37

    […] […]

    Reply

  47. izis
    20 de março de 2018 @ 10:40

    Essa é pior ou igual aquela que diz que somos o 3 pais mais ignorante do mundo.
    a ÚNICA intenção é baixar a autoestima dos brasileiros.
    É fácil direcionar qualquer pesquisar ou mesmo manipular a forma de apresentar os resultados. ONDE FORAM feitas essas pesquisas? quais os cidadãos que a responderam?

    Reply

  48. Val
    20 de março de 2018 @ 19:50

    Em uma coisa o Brasil parece campeão – na falta de tolerância: basta ler a troca de elogios entre alguns que postaram comentários…

    Reply

  49. Heloisa Coimbra
    22 de março de 2018 @ 08:11

    Os comentários comprovam o que diz a pesquisa. Muito interessante e cômico, mas creio que o Brasil – e talvez a África do Sul também, não sei – chegou ao ponto de mereceu um estudo psicológico.

    Reply

  50. Ralph
    22 de março de 2018 @ 11:49

    Esta é considerada a pesquisa mais inútil do mundo também? Provavelmente.
    Alem do que, IPsos? Qual a credibilidade desta fonte? Zero.
    29 mil pessoas entrevistas em 38 paises no periodo de 20 dias. Uau, que eficiencia realmente inacreditavel.

    Reply

  51. Renato Gaucho
    28 de março de 2018 @ 21:49

    BRASIL CAMPEÃO PENTA NUMERO 1 CAMPEÃO

    Reply

  52. Danilo Santos Aragão
    28 de março de 2018 @ 23:37

    Na minha pinhão isso porque os brasileiros os não sabem de forma alguma sobre percepção ,são pessoas fora da realidade, eu por exemplo vivo fora da realidade porque agente nasce saberia não maturidade pra isso só aos passar dos tempos vai começando a ver realidade e q vivemos.

    Reply

  53. Realidade e cidadania no Brasil - Observatório do Terceiro Setor
    17 de abril de 2018 @ 17:23

    […] Brasil é o segundo país no mundo onde a população menos conhece a própria realidade, de acordo com uma pesquisa da Ipsos. Além […]

    Reply

  54. Brasil: 89% veem TV e 73% o mesmo canal para ficarem informados
    8 de maio de 2018 @ 17:26

    […] Vale lembrar que uma pesquisa recente revelou que a população brasileira é a segunda mais fora da realidade do mundo. […]

    Reply

  55. Tania Schroer
    17 de junho de 2018 @ 10:34

    Quantos comentários ‘lisonjeiros’ aqui. Basta uma simples pergunta de alguém para que adjetivos como jumento passem a aparecer. Sério gente, que pesquisa foi essa? Parece o Datafolha – em 21 dias entrevistaram cerca de 746 pessoas em 39 países e chegaram a esta síntese? Por favor, está tudo muito raso.

    Reply

  56. Camila
    17 de junho de 2018 @ 19:22

    A pesquisa é falha, não diz qual foi a metodologia utilizada. Vários fatores podem interferir nessa alienação como idade (experiencia de vida), contexto social, nível de instrução, entre outros que não me vem à mente agora… Fazer uma pesquisa não é simplesmente promover perguntas aleatórias para qualquer pessoa sem nem saber se tem capacidade de entender o que é perguntado e nem a importância do estudo. Enfim, não me passou credibilidade.

    Reply

  57. Joao Luiz
    17 de junho de 2018 @ 20:38

    Bem isso mesmo, concordo com a pesquisa. Não é à toa que esse povo sem noção vai eleger o Bolsonaro.

    Reply

  58. Osmar Vituri Junior
    18 de junho de 2018 @ 21:39

    Tem mesmo !!!!! É só pensar no seguinte: Lula, uma bandido condenado que está preso, tem quase 50% dos votos !!!!!! Isso é uma prova concreta de como a maioria dos brasileiros é fora da realidade é acéfalo !!!! Pois, o cara roubou, afundou o país (estamos pagando as contas agora com o Vampiro), mas mesmo assim, tem tontos apoiando esse marginal !!!!!

    Reply

  59. Itamar Esteves
    19 de junho de 2018 @ 15:09

    Karakassss!!!!!!!!. Nem nisso nós conseguimos ficar em 1o. lugar? Perdemos até para a África do Sul? A mediocridade dos brasileiros vem num crescente assustador. Podemos constatar isso, aqui na internet. A população chegou (desceu) num estágio que os políticos corruptos adoram. Deus salve o Brasil.

    Reply

  60. Rodrigo Dias
    19 de junho de 2018 @ 19:49

    Discordo, realidade aqui é o que não falta mais o que falta é a CULTURA BRASILEIRA essa sim não vejo e sim vejo culturas seguidas de outros países o qual nunca dará certo.

    Reply

  61. Paulo
    19 de junho de 2018 @ 20:14

    O pessoal da pesquisa, ou alguém por dentro do assunto, também deve saber porque o Brasil está nesse índice, nem tanto agradável. Podem esclarecer o motivo desses índices? é porque vemos muitas novelas?

    Reply

  62. Yasmin Barros
    23 de junho de 2018 @ 06:36

    Esse gênero de pesquisa nunca chegou até meu ciclo de convivência. Conheço ninguém que tenha feito.

    Reply

  63. Nica Ferreira
    26 de junho de 2018 @ 15:23

    Eu gostaria de ver um comentário da época antes do PT a comparar com a época de hoje em todos os sentidos, e gostaria de saber se naquela época o Brasil não tinha político ladrão econômica era a punição deles etc só assim posso opinar com base .

    Reply

  64. Rogério oliveira
    7 de julho de 2018 @ 08:09

    Muita conversa e nenhuma atitude efetiva! Governantes são o reflexo do povo que governam. Infelizmente me encontro nesse contexto, pois somos nós todos um subproduto do sistema que se auto gere. Carrascos é vítimas do próprio mecanismo que criamos. O debate é infinito. Ninguém mais se entende. Entorpecido e inebriados…. Sedentos por feriados e churrascos com camisa amarela e bebedeira. É de se compreender, afinal oque não é a felicidade senão diminuir a dor e aumentar o prazer? Como diminuir a dor? Saindo da realidade! E como aumentar o prazer? Se alienando e se entorpece do, seja com álcool, drogas lícitas ou ilícitas, tarja preta e por aí vai….. É assim…. É o mecanismo. Só um milagre…… Só um milagre…..

    Reply

  65. Cristiane Lima
    7 de julho de 2018 @ 21:42

    Pelo nível dos comentários…. vai um kkkk.. estão muito engraçados….. realmente a dobradinha sucateamento da EDUCAÇÃO e TELEVISÃO de programação sem conteúdo critico, basicamente anos de entretenimentos baratos e um jornalismo parcial distorcendo os fatos quando conveniente além dos comerciais fomentando o desejo de consumo, porém não o consumo de cultura e informação. Esse ingredientes impostos durante várias décadas resultou nesse brasileiro que hoje tem acesso a internet mas não sabe efetivamente discernir sobre nada… porque ele não aprendeu isso em lugar nenhum.

    Reply

  66. Christiane
    13 de julho de 2018 @ 19:45

    Fiquei com a mesma dúvida: a pesquisa compara opiniões com supostos dados reais; e eu não percebi a fonte dos tais dados reais… Mas os comentários que li por aqui já me confirmaram que, minimamente, além do problema da percepção, sofremos de falta de educação…

    Reply

  67. LUIZ ALBERTO
    14 de julho de 2018 @ 10:29

    Que bobagem… esses dados estatísticos foram perguntados a quem?
    Porque a maioria da população não tem porquê saber dos números. Sem contar com a queda do resultado de educação de base.
    A percepção dos problemas no Brasil passa por realidades focais e preconceitos pessoais.

    Que nem eu vi em um programa do youtube de razoavel nivel informativo falando que o Rio não precisava de intervenção federal pq nem estava entre as 10 cidades mais violentas do Brasil.
    Compararam com cidades nordestinas e algumas do nortenhas.
    Ora. O problema do rio era a iminência de falência do governo do estado e, por isso, a falta da policia militar. Só compararam com cidades de estados deficitários. Estados que geram menos do que arrecadam e, portanto, tem mais facilidade de disposição de recursos para os serviços públicos governamentais.

    Reply

  68. Fora da Realidade – Wagner Kamacho
    15 de julho de 2018 @ 15:01

    […] Fonte: Observatório do Terceiro Setor […]

    Reply

  69. luis carlos zardo
    16 de julho de 2018 @ 17:08

    Nenhuma surpresa, nós somos o segundo país mais religioso do mundo também.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *