Instituto lança programa de apoio a mulheres empreendedoras
Iniciativa oferecerá capacitação, mentorias e programa de aceleração para mulheres empreendedoras, com o objetivo de ajudá-las na criação de estratégias digitais para os seus negócios
Por Laura Patta
O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), em parceria com a Fundação Visa, abriu as inscrições para o ‘Elas Digitalizam’, um programa com o objetivo de apoiar negócios liderados por mulheres na criação de sua estratégia digital, ajudando a aumentar a renda dessas mulheres.
A metodologia é dividida em três fases. Na primeira fase, as mulheres participarão de uma capacitação. Na segunda, receberão mentorias. Na terceira fase, as mulheres passarão por um processo de aceleração, que combina mentoria e outras atividades para ajudar no crescimento mais rápido dos negócios. Esta fase é muito importante porque inclui a entrada de investimentos que permitirão que o projeto se desenvolva.
As inscrições estão abertas até 30 de setembro de 2022, e podem ser realizadas pelo site.
A ideia do programa é ajudar mulheres empreendedoras que sofreram os impactos da pandemia. O programa abordará questões como a dificuldade no entendimento sobre transformação digital e estratégia digital. Outros temas como planejamento de Marketing, importância da digitalização para os pequenos negócios e branding também serão abordados.
No Brasil, há mais de 24 milhões de mulheres empresárias, o que equivale a 36,5% da população feminina do país, segundo o Global Entrepreneurship Monitor 2017. No entanto, elas enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento de seus negócios.
Poderão se inscrever mulheres com 18 anos ou mais, líderes de negócios formais ou informais e que gostariam de receber apoio para criar uma estratégia digital.
De acordo com a pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios – 2020, realizada pelo IRME, os principais desafios relatados pelas mulheres foram: marketing (46%), vendas (41%) e gestão do tempo (40%).
Os desafios se intensificaram ainda mais durante a pandemia de Covid-19. Devido às medidas de distanciamento social, 67% deles tiveram que encerrar suas atividades comerciais ou mudar a forma de trabalhar, 65% tiveram redução no faturamento e 70% ainda têm faturamento 30% inferior ao período antes da pandemia.
Entre as medidas adotadas por elas para lidar com os impactos da pandemia, a principal foi a digitalização (70%), como forma de divulgar e comercializar os seus produtos.