Instituto Algar promove 1ª Semana de Doação de Sangue em parceria com Hemocentro
Cultura de DoaçãoCampanha “Servir está no Sangue” reforça importância do gesto solidário em época de baixa nos bancos de sangue e busca sensibilizar novos doadores

Em um dos períodos mais críticos para os bancos de sangue no Brasil, entre outubro e dezembro, o Instituto Algar, por meio do Programa de Voluntariado, iniciou uma ampla mobilização para estimular novos doadores. A 1ª Semana de Doação de Sangue – “Servir está no Sangue”, mobilizou voluntários, empresas e a comunidade de Uberlândia para fortalecer a cultura da doação.
Historicamente, entre outubro e dezembro, os estoques diminuem devido ao aumento das viagens e da rotina de fim de ano. A campanha também reforça o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, data que lembra a importância desse ato que pode salvar vidas.
Segundo o Ministério da Saúde, ao menos 3% da população deveria ser doadora regular, mas no país esse índice é de somente 1,8%. Em resposta a esse cenário, o Instituto Algar e o Hemocentro Regional de Uberlândia (Hemominas) uniram forças para fortalecer a conscientização e o engajamento da população.
Atividades mobilizam voluntários e comunidade
Durante toda a semana, o Terminal Central de Uberlândia recebeu iluminação vermelha em alusão à causa, chamando a atenção de quem circula pelo local. Enquanto isso, equipes de voluntários atuaram em diferentes frentes para ampliar o alcance da campanha.
Grupos do Instituto Algar estiveram em semáforos e pontos de grande circulação com faixas, panfletos e mensagens educativas sobre a doação de sangue.
Voluntários se revezaram ao longo da semana acolhendo doadores, distribuindo brindes e reforçando orientações sobre a importância da doação regular.
Mobilização dentro das empresas
Associados do Grupo Algar contaram com pontos de incentivo, com banners, materiais informativos e computadores para facilitar o agendamento das doações.
Patrícia Fernandes, chefe do setor de Captação e Cadastro do Hemocentro, reforça a relevância da parceria.
“O Hemocentro de Uberlândia recebe em média 120 doadores por dia, mas a necessidade é constante. Parcerias como esta, com o Instituto Algar, são essenciais para manter os estoques e sensibilizar novos doadores”, afirma em nota.
Para o gestor de programas sociais do Instituto Algar, Alexandre Mateus, a iniciativa reflete o compromisso de gerar impacto social.
“Nessa ação de incentivo à doação de sangue, traduzimos nosso objetivo com o mote ‘Servir está no Sangue’ e o slogan ‘Solidariedade que pulsa em nós’, que reforçam o nosso propósito de servir para transformar vidas, mobilizando associados e comunidades em torno de uma causa que salva vidas e inspira esperança”, finaliza.
