Executivos vão à escola pública, em Copacabana, apresentar carreiras e mercado de trabalho a centenas de jovens do Ensino Médio

ONGs em Ação
Compartilhar
Executivos-na-Escola-2026-2-
JA Rio de Janeiro leva 35 executivos para falar sobre carreira e mercado de trabalho em escola pública

Na manhã desta terça-feira (12/05), a ONG JA Rio de Janeiro e JA Brasil promoveram o encontro entre executivos e alunos da rede pública estadual de ensino, na Escola Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O projeto denominado “Executivos na Escola” completa 15 anos esse ano em todo o Brasil e contou com a participação de 35 executivos, que foram distribuídos em 10 turmas do Ensino Médio. O presidente da JA Rio de Janeiro falou sobre a importância do evento.

“Muitos desses alunos não têm a oportunidade de ouvir as histórias de pessoas que comandam grandes empresas e multinacionais, geralmente, essa não é a referência comum à eles. Os alunos demonstraram muito interesse e puderam conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho, inovação e novos empregos”, disse.

Durante toda a manhã, os alunos das 10 turmas testaram suas habilidades, fizeram autoavaliação dos 4Cs, simularam entrevistas de empregos, aprenderam a desenvolver o currículo e tiraram dúvidas sobre Jovem Aprendiz, cursos de graduação, certificações e etc.

“Sempre disse que conexões transformam e acredito que, nesta manhã, nestas quatro horas, conseguimos abrir os olhos deles para caminhos possíveis”, disse a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Ana Luiza Silva.

A analista tributária da Transportadora Associada de Gás (TAG), Gisele Lima, foi uma das palestrantes durante o evento e falou sobre a felicidade de poder falar para estudantes da escola que ela frequentou no Ensino Médio.

“É um privilégio estar aqui. Eu conheço a JA Rio de Janeiro desde 2019, mas antes disso já havia participado de um projeto como aluna desta escola, o Miniempresa. Poder voltar à sala de aula que eu fui aluna, mas agora como voluntária para falar do futuro do mercado de trabalho é fantástico”, contou Gisele.

Sobre a JA Rio de Janeiro

O executivo Victor Bernacchi dos Santos, da Casa do Construtor, falou sobre o poder transformador da JA Rio de Janeiro.

“A gente vê na JA um instrumento de transformação desses jovens que estão no Ensino Médio. Tomara que o que a gente falou aqui hoje possa reverberar neles e na família deles. Na minha turma eram jovens do 1º ano e tentamos passar tranquilidade, pois eles ainda têm alguns anos para escolher a profissão”, falou o empresário.

Também participaram do evento, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, executivos de empresas como TotalEnergies, BW Energy, Nissan Brasil, Grupo Globo, Axia, Supergasbras, Sensidia, MetrôRio, BrasilCap, Construtora Sa Cavalcanti entre outros, que compartilharam suas trajetórias e experiências diretamente em sala de aula.