Arsenal da Esperança: Solenidade, Missa e Festa Italiana marcaram as comemorações de 30 anos do Maior Centro de Acolhida da cidade de SP

ONGs em Ação
Compartilhar
missa-30-anos-arsenal_ft_jenniferglass_7183
Cerimônia contou com aproximadamente 1 mil pessoas na sede a Mooca, no sábado (21) - Crédito Jennifer Glass

Três décadas de acolhimento e recomeços a 1.200 homens/dia em situação de vulnerabilidade, vindos de todas as partes do país e, também, imigrantes é um marco alcançado pelo maior Centro de Acolhida da capital paulista, o Arsenal da Esperança. De sexta-feira a domingo (20 a 22), a instituição recebeu aproximadamente 3 mil pessoas na Festa de Rua, com pratos da culinária italiana.

Já na tenda central, a solenidade do último sábado (21) contou com a presença de representantes do poder público, lideranças locais, convidados da Itália da comitiva de Turim, liderada por Rosanna Tabasso, presidente da Fraternidade da Esperança do SERMIG; Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara; voluntários; parceiros e a comunidade local.

Localizado na Mooca, Zona Leste da capital, na antiga Hospedaria de Imigrantes, o Arsenal da Esperança, também, promoveu uma missa de ação de graças, presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, um dos pontos altos da celebração. O evento foi marcado por emoção, reconhecimento e celebração coletiva e contou com aproximadamente 1 mil pessoas.

A cantora Ziza Fernandes abriu a programação com um pocket show do musical ARSENAL – As Armas da Paz, inspirado na história da instituição, que teve produção da Oficina Viva Produções.

Durante a cerimônia, foram destacados nos discursos, a relevância da instituição para a cidade, relembradas conquistas por meio de grandes números ao longo de sua trajetória, projetos sociais e sempre reforçando o trabalho incansável de toda equipe do Arsenal e da rede de voluntários com o compromisso dedicado ao próximo e a inclusão.

Diretor do Arsenal há quase 21 anos, Padre Simone Bernardi, destacou a história, os anos de luta e, sobretudo, o orgulho em afirmar que a instituição permanece com as portas abertas 24 horas e já recebeu 80 mil pessoas nessas três décadas.

“Quero agradecer a todos que ajudaram a construir essa história incrível. Àqueles que disseram um sim para o Arsenal e colaboraram para acolher e dar esperança a todos que batem nesta porta. Grazie, muito obrigado, por todo o bem, amor e dedicação que foram promovidos nestes 30 anos nesta casa, iniciada pelo nosso fundador Ernesto Olivero – que está nos acompanhando da Itália – e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, e que começou entre esses muros uma história aparentemente impossível, mas enxergaram muito além”, explica o missionário italiano que completa:

“Tudo que envolve o Arsenal é uma comoção muito grande. As pessoas envolvidas neste projeto, que saiu de Turim, representam um grande símbolo de fidelidade, que seguem acreditando, aconteça o que acontecer! Nossa missão aqui é oferecer acolhida, dar respeito e, principalmente, restaurar a dignidade humana e mostrar que a vida tem recomeços.”

A comunidade compareceu em peso, demonstrando a conexão com a instituição, suas ações e iniciativas que valorizam o próximo. Na programação aconteceram apresentações musicais, bazar com produtos da casa, lançamento do livro ‘SIM – O Coração do Arsenal da Esperança’ (Format Editora), de autoria do fundador Ernesto Olivero, 85 anos, além de atrações para toda a família.

Sobre o Arsenal da Esperança

Instalado no prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, na Mooca – que no passado acolhia famílias europeias e asiáticas, imigrantes e refugiados -, o Arsenal abriga homens brasileiros e estrangeiros em situação de vulnerabilidade. A obra é conduzida pela Associação Assindes Sermig — Servizio Missionario Giovani e foi iniciada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Trata-se do primeiro projeto fora de Turim (Itália) ligado ao Arsenal da Paz, criado em 1983. Ao longo de três décadas conquistou dezenas de prêmios, certificados, homenagens, entre eles Salva de Prata (4/12/2025) – maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo. A instituição oferece cursos de capacitação profissional e de alfabetização, promovendo inclusão e oportunidades a todos. Instagram @arsenal_da_esperanca