Musicarium: iniciativa de Ernesto Heinzelmann forma jovens talentos e promove inclusão social pela música

Impacto das ONGs
Compartilhar
musicarium-iniciativa-de-ernesto-heinzelmann-forma-jovens-talentos-e-promove-inclusao-social-pela-musica
Foto de aluna do Musicarium, durante concerto de encerramento realizado no MASP.

Enquanto grandes empresas ainda buscam formas de gerar impacto social por meio de programas de responsabilidade, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira nasceu da iniciativa do empresário Ernesto Heinzelmann, que decidiu aplicar décadas de experiência em gestão a um projeto cultural de longo prazo. A iniciativa vem se consolidando como um dos principais exemplos de como unir educação musical, inclusão social e excelência artística no Brasil.

Com sede em Joinville (SC), o Musicarium já promoveu intercâmbios internacionais e mantém uma orquestra própria formada por jovens músicos brasileiros. No ano passado duas cameratas do Musicarium fizeram a sua primeira turnê internacional pela Europa, Alemanha, Suíça e Holanda e este ano, com a orquestra completa, acaba de concluir sua primeira turnê nacional, que passou por São Paulo, Curitiba e Joinville.

Para o ano que vem uma nova turnê nacional está prevista, e para 2027 o planejamento prevê Estados Unidos e Japão. Sob a regência dos maestros André Souza e Sergio Ogawa a orquestra interpretou peças desafiadoras, como Os Prelúdios, de Franz Liszt, e o movimento final da Quinta Sinfonia de Tchaikovsky.
“Encerramos nossa primeira turnê nacional com o coração transbordando”, afirmou Ernesto Heinzelmann. “Foram três noites inesquecíveis que marcaram para sempre a história do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira”.

Da indústria à cultura

Com longa trajetória no setor industrial, Heinzelmann sempre manteve proximidade com temas ligados à educação e desenvolvimento humano. Sua atuação no Musicarium, hoje como presidente do Conselho de Administração, segue essa lógica: contribuir com estrutura, estratégia e visão de futuro para viabilizar um projeto cultural autônomo e consistente.

A governança do projeto também conta com nomes de peso. Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, atua como presidente do Conselho de Embaixadores. Já a presidência executiva está sob a liderança do maestro Sergio Ogawa, responsável pela formação da orquestra e pela condução musical da turnê.

A força simbólica da apresentação no MASP

O encerramento da turnê aconteceu no MASP e foi um dos pontos altos da temporada nacional do Musicarium. Realizado no dia 31 de julho em um dos principais cartões-postais de São Paulo, o concerto atraiu um público diverso e atento, revelando o grau de maturidade do trabalho artístico conduzido por Ogawa.

Em cena, jovens músicos de diferentes regiões do Brasil interpretaram peças do repertório erudito com técnica e sensibilidade. Entre os solistas, destacaram-se crianças com apenas 11 anos de idade, em performances seguras e expressivas que deixaram clara a seriedade do trabalho da academia.

Mais do que um concerto, o evento no MASP simbolizou a missão do Musicarium: democratizar o acesso à música de qualidade e formar talentos desde cedo com alto nível de exigência técnica e artística.

“Ver 70 jovens músicos interpretando obras de grandes compositores com tanta maturidade e paixão foi comovente. Alguns têm apenas 11 anos — e já revelam um talento extraordinário. Isso é fruto do trabalho excepcional dos nossos professores, verdadeiros mestres que formam não apenas músicos, mas cidadãos e líderes por meio da música”, destacou o empresário.

Um passo adiante: o futuro Concert Hall

Com a turnê encerrada, o Musicarium volta-se agora para um novo marco: a construção da sua Academia de Música, e um Concert Hall de padrão internacional que será erguido em Joinville, com inauguração prevista para os próximos anos.
A nova sede será parte de um complexo residencial e comercial de 250 mil metros quadrados na Cidade das Águas, bairro planejado com conceito de smart city.