Fundo Brasil de Direitos Humanos faz ação de “lambe-lambes” em comemoração de 18 anos
Direitos Humanos
No último dia 12 de dezembro, o Fundo Brasil de Direitos Humanos completou 18 anos promovendo os direitos humanos no país. E para celebrar essa data, a partir do dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a instituição tem promovido na cidade de São Paulo uma ação reflexiva com “lambe-lambes” para sensibilizar e conscientizar a sociedade.
A ideia é destacar que os direitos humanos são para todas as pessoas de forma igualitária, sem discriminação. E que todos os cidadãos, sem exceção, têm direito às garantias básicas como a vida, liberdade, segurança, saúde, bem-estar, alimentação, habitação, um julgamento justo quando age contra a lei, entre outros direitos fundamentais.
Com o mote “Direitos Humanos para quem?”, a campanha foi iniciada em 10.12, em parceria com bares, restaurantes e cafés localizados na zona oeste e centro da capital paulista. Os cartazes também foram instalados em locais públicos e de grande movimentação, como as proximidades do metrô Faria Lima, Largo da Batata, proximidades da estação Barra Funda do Metrô, Minhocão, Rua da Consolação, entre outros. O objetivo é impactar as pessoas que transitam por essas localidades e despertar a consciência sobre a violação dos direitos de grande parte da população.
“Nós precisamos falar publicamente sobre direitos humanos para salvar vidas”, afirma Allyne Andrade, diretora executiva adjunta do Fundo Brasil. “A escalada de violência policial que estamos vivendo no Estado de São Paulo, por exemplo, reflete uma sociedade que não valoriza os direitos humanos porque não compreende as garantias mínimas para todas as pessoas”.
Desde a sua fundação, em 2006, o Fundo Brasil tem alcançado resultados expressivos. São 1.860 projetos de defesa de direitos humanos apoiados nesse período, em todos os Estados e biomas do país, e um total em doações de R$96,4 milhões, dos quais R$18,4 milhões doados apenas em 2023.
Acesse o link e saiba mais sobre essa campanha.
Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos
O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, criada em 2006 por ativistas com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social. A fundação faz isso captando recursos para destiná-los a organizações e comunidades que lutam por direitos fundamentais e combatem as desigualdades, a violência institucional e a discriminação em todo o país. Desta forma, atua como uma ponte, conectando doadores a projetos de transformação social.
A instituição apoia a busca por justiça racial e de gênero, a luta por direitos dos povos indígenas, de populações quilombolas e tradicionais, por justiça climática e socioambiental na Amazônia e nos demais biomas do país, por direitos de crianças e jovens, de pessoas LGBTQIA+, de trabalhadores rurais e precarizados, de comunidades impactadas por obras de infraestrutura e empreendimentos urbanos, de vítimas da violência de Estado e seus familiares, a luta contra o encarceramento em massa e a tortura no sistema prisional, entre outras.
