38º Edital Mulheres e Jovens impulsionará projetos sobre educação no campo e vida sustentável

Editais
Compartilhar

Com investimento de R$ 4,1 milhões, o Fundo PPP-ECOS, junto com Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) abrem o 38º edital que prioriza iniciativas lideradas por mulheres e jovens em municípios do Tocantins e Maranhão para projetos de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Imagem: Silvia Teixeira Dantas / Acervo ISPN

O Fundo PPP-ECOS, gerenciado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), lançou o 38º Edital Mulheres & Jovens, direcionado a projetos de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares. Este edital visa selecionar e financiar iniciativas que tenham mulheres ou jovens como protagonistas e que promovam a educação no campo, a mitigação de vulnerabilidades e a adaptação às mudanças climáticas. O investimento total previsto é de R$4.100.000,00, com recursos do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Área de Desenvolvimento Social da Suzano. Os projetos podem ser inscritos até às 18h do dia 31 de julho de 2024.

O edital contempla propostas oriundas de municípios específicos dos estados do Tocantins e Maranhão, incentivando ações que favoreçam modos de vida sustentáveis e fortaleçam a educação contextualizada do campo. 

O Fundo PPP-ECOS, conhecido por seu compromisso com o desenvolvimento ecossocial, já apoiou centenas de iniciativas desde sua criação em 1994. Com este edital, o fundo busca continuar sua missão de promover a equidade social e o equilíbrio ambiental, contribuindo para a redução da pobreza e a conservação dos recursos naturais.

O ISPN, que gerencia o Fundo PPP-ECOS, atua desde 1990 com o objetivo de fortalecer meios de vida sustentáveis e estratégias de adaptação às mudanças climáticas. A organização facilita o acesso a conhecimentos e recursos financeiros para comunidades tradicionais, agricultores familiares e povos indígenas, ajudando a democratizar oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável. Com sede em Brasília e um escritório em Santa Inês (MA), o ISPN tem um histórico consolidado de apoio a projetos comunitários de base.

A atual chamada pública, que faz parte do projeto “Protagonismo Juvenil e Feminismo Rural“, apoiado financeiramente pelo BNDES e Suzano, destinam-se a projetos nas categorias de Pequeno Projeto, Projeto de Consolidação e Projeto Estratégico. As organizações interessadas devem atender a critérios específicos de elegibilidade e propor ações que contribuam para a mitigação de vulnerabilidades ambientais e sociais.

Por meio deste edital, o Fundo PPP-ECOS, junto com o ISPN, alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU. E assim, a iniciativa visa garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.


Compartilhar