8 dicas para conseguir aprovação em editais de apoio a causas sociais
EditaisPlanejamento e documentação em dia são alguns dos itens essenciais para captar recursos via editais
Por: Adriana Brandão.
Bruno Barroso, sócio-fundador da plataforma Prosas e da Nexo Investimento Social, esteve presente no 2º Fórum da Rede do Bem, que aconteceu em São Paulo, e deu algumas dicas sobre como conseguir aprovação em editais de apoio a causas sociais.
“Não existe fórmula mágica para ser contemplado por um edital, mas existem quesitos básicos que podem aproximar seu projeto da aprovação”, destacou.
1 – Fique atento à periodicidade dos editais.
Muitos editais abrem inscrições todo semestre ou todo ano. Faça um calendário dos editais que te interessam.
2 – Organize-se com antecedência.
Os editais ficam cerca de um mês com inscrições abertas, deixar para a última hora prejudica a qualidade da proposta e te expõe a riscos.
3 – Tenha guardado o rascunho da proposta.
Se a inscrição para o edital de seu interesse for realizada online e acontecer alguma eventualidade com o sistema, você terá as informações sobre seu projeto salvas.
4 – Não esqueça de revisar os textos, planilhas e documentos.
Na hora de escrever um projeto, é fundamental estar atento a possíveis erros de português ou de cálculo. Além disso, confira se todos os documentos foram colocados de forma correta.
5 – Lembre-se de que nem todo edital é para você.
O edital serve para esclarecer quais são os critérios e o que o patrocinador espera. Leia o regulamento com atenção e perceba se seu projeto tem a ver com o destino do recurso disponibilizado.
6 – Não procure projeto para edital.
O ideal é ter um projeto primeiro e buscar um edital que possa subsidiá-lo, integralmente ou em partes, depois. Evite criar projetos a partir de editais, principalmente se a sua organização não desenvolve ações em uma linha próxima da prevista no edital.
7 – Demonstre seu impacto!
- Organização: mostre que seu projeto é bom porque sua organização é a melhor possível dentro do contexto apresentado. Destaque indicadores que comprovem que sua instituição gera transformação (depoimentos, dados, relatórios).
- Equipe: descreva os potenciais e qualificações de quem vai realizar o projeto.
- Projeto: apresente argumentos que demonstrem o diferencial da sua proposta frente ao edital.
8 – Mantenha sua documentação em dia.
Exemplos recorrentes: estatuto não registrado, relatório de atividades do ano anterior e balanço financeiro inexistentes.
A documentação é fundamental. A maioria dos patrocinadores conta com uma equipe de compliance, que trabalha para manter conformidade com leis e regulamentos internos e externos. Se você tem interesse em captar recursos por meio de editais, mantenha a atenção quanto aos documentos da sua instituição.
Em parceria com a plataforma Prosas, o portal do Observatório do Terceiro Setor disponibiliza uma Central de Editais, com chamamentos de várias regiões do Brasil.