Aldeia indígena recebe apoio da Fundação Volkswagen para enfrentar desnutrição

Compartilhar

A iniciativa faz parte da Campanha Páscoa Solidária 2023 e tem como objetivo contribuir para a segurança alimentar da aldeia indígena Tekoa GuyrapaJu, localizada em São Bernardo do Campo

aldeia indígena
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

A Aldeia Tekoa GuyrapaJu receberá duas oficinas para criação de uma horta comunitária e de compostagem no dia 28 de abril. Localizada em um território de difícil acesso em São Bernardo do Campo, a aldeia indígena sofre com questões de segurança alimentar e nutricional. Além das oficinas, os indígenas receberão uma doação de mais 18 mil reais arrecadados na Campanha Páscoa Solidária 2023.

A campanha tem o objetivo de mobilizar a doação de recursos financeiros para a compra de ovos de Páscoa, chocolates, colombas pascais e itens similares para crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Em razão da Diversidade Cultural e em respeito à cultura indígena que não tem a referência da Páscoa ou do Cristianismo, a pedido deles, possibilitamos a realização das oficinas que irão trabalhar problemas atuais da Aldeia relacionados à segurança alimentar, incluindo a aquisição de alimentos e insumos para apoiar o enfrentamento à desnutrição”, afirma Vitor Hugo Silva Neia, superintendente da Fundação Grupo Volkswagen, responsáveis pela ação.

Com aproximadamente 160km², a Terra Indígena Guarani Tenondé Porã se estende por São Bernardo do Campo, São Paulo e munícipios da Baixada Santista, São Vicente e Mongaguá. Ao todo, a Terra Indígena conta com 8 aldeias (tekoa), onde vivem cerca de 1500 pessoas, aproximadamente 300 famílias. Os guaranis são povos originários tradicionais da região e circulam entre as aldeias por diversas trilhas em meio à mata, onde coletam material para artesanato. Os caminhos são complexos e vão até as aldeias guarani do litoral.

Em sua primeira edição, o edital Fundo Solidário 2022 da Fundação Grupo Volkswagen selecionou o Instituto Social Cultural Brasil como parceiro, que recebeu a doação de 22.500 reais para a realização de um documentário com oficinas de foto e filmagem com e para indígenas das aldeias guaranis Guyrapaju e Kuaray Rexakã de São Bernardo do Campo. O programa do Fundo Solidário contava também com a Campanha de Natal que foi feita no final de 2022 e que arrecadou 63.300 reais equivalentes a 422 cartões de Cesta de Natal no valor de 150 reais cada. “Famílias mais numerosas receberam mais de um cartão na campanha que não beneficiou só a Aldeia, mas outros coletivos também”, afirma.

A Fundação Grupo Volkswagen atua com ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela empresa. Atualmente, o foco da organização é dividido entre duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. As ações contribuem para os ODS 2, 10 e 11, metas da Agenda 2030 da ONU que dizem respeito, respetivamente, ao combate à fome, redução das desigualdades e cidades sustentáveis.


Compartilhar