Alunos e pesquisadores de instituições públicas produzem e doam EPIs

Compartilhar

Grupo formado por voluntários das instituições públicas UFSCar, Fatec e Unesp está produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde

Instituições públicas produzem equipamentos de proteção ao coronavírus
Foto: Acervo

Por: Júlia Pereira

O grupo ‘Solidariedade 3D’, composto por voluntários de instituições públicas de ensino de Sorocaba (SP), está produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão destinados aos profissionais de saúde que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O grupo é composto por participantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), incluindo estudantes do Campus de Sorocaba e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (NTA) da Instituição; alunos dos cursos de Manufatura Avançada e Sistemas Biomédicos e pesquisadores do Núcleo Biotecnol da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec); estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Sorocaba), além de outros voluntários.

A equipe voluntária está focada na utilização da ferramenta de impressão 3D para a construção de diferentes tipos de máscaras, protetores faciais, peças para respiradores, entre outros.

O foco principal do grupo no momento é a produção de protetores tipo “face shield” (“escudo facial, em tradução do inglês), equipamentos que protegem totalmente a face, evitando a propagação de doenças que são transmitidas pela saliva e fluidos nasais, como a Covid-19. 

Já foram produzidos cerca de 250 protetores e existe a demanda de mais 350 unidades.

Entre as instituições que receberam protetores estão o Hospital Regional de Sorocaba, o Hospital Regional de Piracicaba, a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) e a Policlínica Municipal de Sorocaba.

Até o momento, os protetores têm sido produzidos com equipamentos e ferramentas do NTA-UFSCar, obtidos por meio de projetos de pesquisa concluídos e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e alocados em laboratório do Departamento de Engenharia de Produção (DEP-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

Os insumos, como filamentos de impressão, elásticos e placas de plásticos transparentes, estão sendo doados pelos próprios voluntários ou com recursos arrecadados pela plataforma de financiamento coletivo online. 

Para saber mais sobre as doações, acesse o site e acompanhe o projeto no Facebook e no Instagram.


Compartilhar