Amigos do Bem comemora 30 anos de transformação social no sertão nordestino

Cultura de Doação
Compartilhar

Em noite de gala, a ONG Amigos do Bem comemorou três décadas de combate à fome e miséria no sertão nordestino, e arrecadou recursos para novos projetos sociais na região

amigos do bem
Foto: ONG Amigos do Bem | Divulgação

Da Redação

Em comemoração aos 30 anos de atuação, a Amigos do Bem realizou a 12ª edição do Jantar Beneficente na última terça-feira (03/10), em São Paulo. O evento reuniu artistas, empresários e formadores de opinião comprometidos com o combate à fome no sertão nordestino.

Na chegada, os convidados foram levados a visitar um ambiente cenográfico que reproduzia um povoado do sertão, com casas de taipa, igreja, praça e um conjunto musical tocando canções típicas. A instalação sensibilizava as pessoas para uma realidade difícil, completamente diferente e distante da maior parte dos visitantes.

A ocasião teve apresentação de Pedro Bial e Rodrigo Faro, show do cantor Daniel e uma emocionante performance de 100 crianças e adolescentes do sertão, atendidas pela organização. Entre os convidados, marcaram presença o apresentador Luciano Huck, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil e Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show.

A noite foi marcada por depoimentos emocionados. Um deles foi quando uma pequena garota, beneficiária dos programas da Amigos do Bem, contou que, ao ver tudo o que era possível fazer por meio das doações, ela desejou também ser uma doadora, porém, não tinha nada para doar. Até que um dia assistiu a uma reportagem sobre câncer infantil e viu as crianças sem cabelos. Naquele momento, ela descobriu que tinha algo para doar: seu próprio cabelo. Na próxima visita da Amigos do Bem, ela pediu para que seu cabelo fosse cortado e usado para fabricar perucas para crianças em tratamento contra câncer.

A Amigos do Bem promove transformação social para mais de 150 mil pessoas no Nordeste brasileiro. Para Alcione Albanesi, presidente e fundadora da Instituição, o evento reforça o compromisso da ONG com o público atendido. “Esse projeto só é possível pelo apoio de muitos Amigos, colaboradores, patrocinadores, artistas e da ajuda incansável dos nossos voluntários. Nestes 30 anos de trabalho, conseguimos mudar a realidade de milhares de famílias em regiões distantes e extremamente carentes do nosso país. Temos uma geração transformada, que nunca mais vai passar fome e que hoje é multiplicadora do Bem”.

O trabalho da Amigos do Bem no sertão nordestino beneficia milhares pessoas. A ONG construiu quatro Cidades do Bem nas regiões onde atua, garantindo 540 moradias de alvenaria, 123 cisternas e 60 poços artesianos. Para impactar positivamente a vida de mais de 10 mil crianças, construiu quatro Centros de Transformação que oferecem atividades socioeducativas. Além disso, a instituição fornece bolsas de estudo de ensino superior, proporcionando formação profissional para os jovens.

O Jantar Beneficente foi realizado com ajuda de centenas de voluntários da organização. Todos os recursos arrecadados durante o evento serão destinados à construção de um novo Centro de Transformação e para a manutenção de projetos. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2, 4, 8 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que, respectivamente, promovem a erradicação da pobreza, combate à fome, educação de qualidade, crescimento econômico e redução das desigualdades.


Compartilhar