Apoiadas por ONG, ginastas brasileiras são premiadas em campeonato mundial

Compartilhar

As ginastas Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa têm apoio do Instituto Yduqs na formação superior; o objetivo da ONG é fortalecer o desenvolvimento no esporte

ginastas apoiadas por ONG
Foto: Ricardo Bufolin | Confederação Brasileira de Ginástica

Da Redação

O Brasil teve importantes vitórias no Mundial de Ginástica Artística, realizado em Antuérpia, na Bélgica, na última semana. A atleta Rebeca Andrade alcançou o bicampeonato no salto e, pela primeira vez, o país recebeu medalha de prata por equipes. O pódio foi conquistado pela bicampeã, junto com as ginastas Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares.

Além de representar o Brasil na competição, as atletas da seleção feminina têm algo em comum: são apoiadas pelo Instituto Yduqs. Uma das frentes de trabalho da ONG é investir no desenvolvimento do esporte. A instituição fortalece os atletas por meio da formação superior, com objetivo de integrar esporte e educação.

“No Instituto Yduqs valorizamos o esporte, pois entendemos sua importância como complemento ao processo educativo e à formação de cidadania. Por isso, ao longo de mais de 15 anos, investimos continuamente em ações e projetos sociais capazes de integrar esporte e educação com o propósito de promover transformações individuais e coletivas de longo prazo”, afirma Cláudia Romano, presidente da organização.

São mais de mil atletas e paratletas formados pelo Instituto Yduqs; entre eles, as ginastas Rebeca Andrade, que cursa Psicologia; Flávia Saraiva, estudante de Comunicação Institucional, e Jade Barbosa, aluna de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas.

Além das bolsas de estudos, a relação da ONG com o esporte inclui palestras, lives e eventos, onde atletas como o ex-judoca Flávio Canto, o ex-jogador de Basquete Marcelinho, o técnico Bernardinho e o craque Zico, ensinam os alunos da instituição sobre ética, resiliência, cidadania, liderança, autoestima e trabalho em equipe. Somente de 2022, 30 mil colaboradores e alunos foram impactados por essas ações.

Ao fortalecer o desenvolvimento de atletas e paratletas, o Instituto Yduqs estimula o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, meta da Agenda 2030 da ONU que promove educação de qualidade para todos.


Compartilhar