Campanha mobiliza empresas e organizações para impacto social

Compartilhar

A campanha “Mobilização para redução da desigualdade”, lançada pela ABES em 2021 em parceria com a ReUrbi, do Instituto ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, para coleta dos descartes de equipamentos de TI e Telecomunicações, apresenta resultados significativos para o meio ambiente e projetos sociais voltados a redução da desigualdade social via inclusão digital; até junho de 2023, foram coletadas 191 toneladas, que correspondem a redução de 362 toneladas de GHG (gases de efeito estufa) e a doação de 617 computadores para 16 projetos sociais

campanha impacto social
Foto: ReUrbi e RECODE | Divulgação

Por Ana Clara Godoi

A campanha “Mobilização para redução da desigualdade”, através da logística reversa de mais de 191 toneladas de equipamentos de TI e Telecomunicações, viabilizou a doação de 617 computadores seminovos Remakker para 16 projetos sociais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência Weber Shandwick.

De acordo com a ABES, o Brasil produz 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos por ano, sendo aproximadamente 210 mil toneladas da linha de TI e Telecom; destes, cerca de 20 a 30% podem ser recondicionados e reinseridos na economia. Esse é o trabalho da ReUrbi. A empresa coleta equipamentos de TI e Telecomunicações que seriam descartados e parte destes computadores são recondicionados em equipamentos de TI Remakker, que são doados para projetos de inclusão social através do Instituto ReUrbi, promovendo a capacitação de jovens na área digital.

O impacto positivo beneficia tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Até o primeiro semestre de 2023, o processo de logística reversa das 191 toneladas evitou a emissão de mais de 362 mil quilos de gases de efeito estufa (GHG) e 2.260 quilos de metais tóxicos, o que equivale ao descarte de 266 mil habitantes.

A ReUrbi já coletou mais de 1.950 toneladas de equipamentos de TI e Telecomunicações nos seus 10 anos de operação, evitando a emissão de mais de 3,6 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera. Além do impacto ambiental, a iniciativa viabilizou a doação através do Instituto Reurbi de 2.500 computadores Remakker para 170 projetos sociais neste ano. Os dados são do Relatório de Impacto Socioambiental (RIA) da ReUrbi.

Empresas de todo o país podem contribuir para a mobilização. Ao destinar os equipamentos em desuso para a campanha, as empresas terão como benefício a isenção dos custos de logística, receberão a documentação legal do descarte e um Relatório de Impacto Socioambiental (RIA) com informações para seus relatórios de sustentabilidade e responsabilidade social.

A iniciativa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8, 10, 12 e 13, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem educação de qualidade, crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, e ação contra a mudança global do clima.


Compartilhar