Edital do MinC premiará iniciativas do Hip-Hop

Compartilhar

O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou o prazo do Edital Prêmio Cultura Viva Hip-Hop 2023 para garantir equidade regional, promover e reconhecer a diversidade cultural e seu papel social. Com premiações para pessoas físicas, grupos/coletivos/crews, instituições privadas e sem fins lucrativos, as inscrições vão até 25 de dezembro.

Foto: Adobe Stock.

Por Redação

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Edital Prêmio Cultura Viva Construção Nacional Hip-Hop 2023 até 25 de dezembro. Essa decisão visa assegurar uma distribuição mais equitativa dos recursos em nível estadual e regional, buscando promover uma representação cultural justa em todo o país. A prorrogação também tem como objetivo estimular a participação nas categorias Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos (com CNPJ) e Grupos/Coletivos/Crews (sem CNPJ), em conformidade com o princípio da ampla concorrência.

O edital visa proporcionar uma nova chance de participação com propósito cultural para aqueles que vivenciam e contribuem para a cultura Hip-Hop. Cultiva-se a esperança de uma ampla participação e sucesso para todos os envolvidos.

A iniciativa, alinhada com a Política Nacional Cultura Viva (PNCV), tem como foco o reconhecimento dos agentes culturais que promovem a preservação e difusão da diversidade cultural, especialmente as expressões culturais do Hip-Hop no Brasil. Busca-se também expandir a rede dessa política, valorizando e incentivando agentes Cultura Viva e Pontos de Cultura em redes territoriais e temáticas. As premiações contemplarão ações que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do segmento, abrangendo diversas categorias artísticas e culturais.

O Edital Prêmio Cultura Viva Construção Nacional Hip-Hop 2023 destina-se a pessoas físicas, grupos/coletivos/crews e instituições privadas sem fins lucrativos, todos relacionados à cultura Hip-Hop. Ao premiar 325 iniciativas culturais do Hip-Hop, distribuídas em três categorias, o edital busca não apenas reconhecer, mas também fortalecer o papel social e cultural do Hip-Hop no contexto brasileiro. Além disso, ao promover a equidade na distribuição de recursos, o edital está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles relacionados à promoção da igualdade, cultura e parcerias para o desenvolvimento (ODS, 4, 10 e 17).


Compartilhar