Encontro de investidores sociais discute fortalecimento filantrópico

Compartilhar

A Rede de Investidores Sociais do DF, em encontro articulado pelo GIFE, em Brasília, discutiu estratégias de planejamento e fortalecimento de ações filantrópicas locais.

Foto: Adobe Stock.

Por Redação

A Rede de Investidores Sociais do Distrito Federal (RIS-DF) realizou encontro em Brasília com o objetivo de planejar ações filantrópicas articuladas para beneficiar a população do Distrito Federal e Entorno. O evento foi organizado sob a articulação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), uma referência nacional no fortalecimento da filantropia. Durante o encontro, foram apresentados os resultados de um censo realizado pelo GIFE sobre a RIS-DF.

O censo, encomendado pelo GIFE, envolveu a participação de seus associados com sede em Brasília, além de outros integrantes da Rede e instituições da capital federal que atuam ou desejam atuar no campo do Investimento Social Privado (ISP). O levantamento destacou a importância da atuação articulada e colaborativa entre as organizações da filantropia para melhorar seu desempenho. A coordenadora de Conhecimento do GIFE, Patrícia Kunrath, enfatizou que o objetivo da organização é construir pontes duradouras com os associados, ampliar o diálogo nas Redes e fortalecer a filantropia em benefício da sociedade.

Segundo o Censo GIFE 2022-2023, as instituições associadas ao GIFE em Brasília aportaram R$ 312,4 milhões para filantropia em 2022. Desse total, R$ 105 milhões foram repassados para 426 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) desenvolverem ações em benefício da população do DF. O restante dos recursos foi investido em iniciativas e projetos filantrópicos executados pelas próprias instituições associadas ao GIFE.

O encontro contou com a participação dos coordenadores da RIS-DF, incluindo os Institutos Sabin, Bancorbrás, BRB e Cooperforte, além de representantes da Fundação Banco do Brasil, Instituto Mais Brasil, Instituto CNP, Rede Salesiana e Fundação Assis Chateaubriand. Uma das iniciativas destacadas foi o “Programa de Aceleração de Impacto Social (Pais)”, uma agenda comum identificada pela RIS-DF para fortalecer e acelerar organizações do terceiro setor na região.

O Ceará, estado que abriga uma das cinco RIS do país, também recebeu nesta quinta-feira (16), em Fortaleza, encontro com o intuito de “(re)Pensar o papel da filantropia e do Investimento Social Privado à luz do Censo GIFE“.

O GIFE, fundado há quase 30 anos, é uma organização dedicada ao fortalecimento do Investimento Social Privado e da filantropia no Brasil. Conectando mais de 170 associados, o GIFE promove espaços de diálogo e colaboração, produzindo e compartilhando conhecimento para o constante fortalecimento do setor. A iniciativa do encontro em Brasília está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU, promovendo parcerias para a implementação desses objetivos.


Compartilhar