Fãs da cantora Taylor Swift arrecadam mais de R$ 180 mil para ação social

Cultura de Doação
Compartilhar

Taylor Swift foi homenageada com uma projeção na estátua do Cristo Redentor; para que a ação se realizasse, os fãs arrecadaram mais de R$ 180 mil em uma corrente solidária voltada para moradores de rua do Rio de Janeiro

Taylor Swift
Foto: Reprodução/Taylor Nation/Cristo Redentor

Da Redação

Os swifties, fãs da cantora americana Taylor Swift, arrecadaram mais de R$ 180 mil na última quinta-feira (16/11) em uma ação solidária que beneficiará a população de rua da cidade do Rio de Janeiro.

A corrente solidária teve início com a chegada da artista no Rio para o primeiro show da Eras Tour no Brasil, que acontece nesta sexta (17) no Estádio Nilton Santos. A princípio, os fãs se mobilizaram para homenagear Taylor com uma projeção no Cristo Redentor, e o que era uma ideia entre o grupo, se tornou uma ação de grande proporção.

Foi acordado entre swifties e o Padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, que a projeção aconteceria se os fãs contribuíssem com a arrecadação de recursos para a oferta de garrafas de água e panetones para moradores de rua da região. A proposta foi bem recebida e o canal de doação chegou até a sair do ar, devido a quantidade de pessoas dispostas a ajudar.

O PAPEL DOS JOVENS NA CULTURA DE DOAÇÃO

De acordo com a Pesquisa Doação Brasil 2022, 88% da Geração Z acredita que doar faz a diferença. Por sua vez, grande parcela dos swifties que contribuíram para a arrecadação são jovens. O Observatório do Terceiro Setor entrevistou uma das fãs responsáveis pela mobilização, a analista de mídias sociais Giuliana Maestrini, para entender o papel dos jovens no cenário da doação.

“A grande questão das gerações mais novas é que muitas vezes nos sentimos impotentes para realizar doações, pois grande parte dos jovens ainda não tem estabilidade financeira. E isso assusta muito. Mas quando nossa união mostra que o ‘pouco’ faz uma grande diferença, isso inspira outros jovens a fazerem o mesmo”.

Além de contribuir para a campanha do Cristo Redentor, a jovem de 24 anos promoveu a cultura de doação em uma outra ação: #13daLoirinha. Por meio da iniciativa, os swifties doaram e incentivaram outras pessoas a destinarem recursos, de qualquer valor, para instituições do terceiro setor de diversas causas. Ao acessar a hashtag no X, antigo Twitter, é possível encontrar dezenas de relatos sobre as doações e quais causas sociais os fãs escolheram.

Giuliana – @giuzita, como é conhecida no X – aproveitou a plataforma com mais de 12 mil seguidores que possui para incentivar que os fãs transformassem seu amor pela artista em ações para o próximo. Para a jovem, essa é a grande chave para a participação da nova geração no universo da filantropia.

“Os jovens usam suas redes sociais com paixão lutando por causas que acreditam. No momento que nós percebermos que essas doações são mais tangíveis e impactantes do que pensamos, nossa geração irá trazer grandes frutos, como fez com a campanha do Cristo”.

Os canais de doação para a campanha do Santuário do Cristo Redentor ficarão abertos até domingo (19). 


Compartilhar