Festival promove educação e conscientização sobre consumo responsável

Compartilhar

O Festival Consumo Consciente organiza programação, em São Paulo, com experiências familiares, painéis que envolvem temáticas socioambientais e atrações musicais; evento ocorre em 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente

Foto: Divulgação, Unidos do Paraisópolis.

Por Redação

Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo organizou o Festival Consumo Consciente, no dia 15 de outubro, um evento que surgiu para dar foco e expandir os conhecimentos e a consciência socioambiental das pessoas por meio de experiências para toda a família, além de oferecer atrações musicais.

O evento gratuito busca mostrar que pequenas mudanças no consumo podem gerar impactos significativos, aproximando consumidores e repensando seus hábitos de consumo com artistas, profissionais e empresas comprometidos com a causa. A programação inclui apresentações musicais, painéis sobre temas como economia circular, produtos sustentáveis, upcycling, o mundo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’S), além de uma feira de produtos sustentáveis com mais de 20 pequenos negócios.

Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o site.

Além das atividades focadas em promover o consumo consciente, o festival oferece uma série de shows e espetáculos ao longo do dia, todos gratuitos. O destaque fica por conta da apresentação exclusiva da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, que contará com a participação dos renomados artistas Chico César e Negra Li, que também terão apresentações individuais. Além disso, o line-up inclui outras atrações, como o grupo Samba de Dandara, composto por mulheres negras ativistas, a escola de samba Unidos de Paraisópolis, formada por crianças da comunidade, e a performance da Banda Cucamonga, composta por artistas de rua.

O evento se une a campanha global Stop Food Waste Day Brasil que tem como objetivo educar e promover a mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta. O tema, já pautado pelo Observatório do Terceiro Setor, já foi pauta do programa de rádio Brasil ODS, e pode ser acessado aqui.

O Festival do Consumo Consciente é apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal através da Lei Rouanet; com produção Duas Marias e Eccaplan, e Selos de sustentabilidade do FCC: Resíduo Zero, Iso 20121, Carbono Neutro.

O Festival do Consumo Consciente contribui diretamente para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, principalmente o ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis, ao promover a conscientização sobre escolhas de consumo mais sustentáveis, e o ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima, ao enfocar práticas que reduzem o impacto ambiental e incentivam a economia circular. Além disso, o evento fomenta a educação ambiental e ações para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se a múltiplos ODS que visam a promover um mundo mais equitativo e sustentável.


Compartilhar