Iniciativa utiliza WhatsApp para capacitar mulheres em empreendedorismo

Compartilhar

O projeto da CUFA, Associação Impact Hub Brasil e ChatClass já capacitou mais de 30 mil mulheres em empreendedorismo por meio do WhatsApp

empreendedorismo
Foto: Adobe Stock

Da Redação

A taxa de desemprego de mulheres é 53,3% maior que a dos homens, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. Em um cenário de desigualdade, a Central Única das Favelas (CUFA) e a Associação Impact Hub Brasil criaram uma solução para incentivar o empreendedorismo entre mulheres: o uso do WhatsApp como ferramenta de impacto.

Por meio de uma parceria com a startup ChatClass e o apoio financeiro do Fundo Socioambiente da Caixa, as organizações disseminam conteúdos sobre empreendedorismo para mulheres da periferia via WhatsApp. O uso do aplicativo é uma estratégia para democratizar o acesso à capacitação, visto que a plataforma é a rede social mais utilizada no país.

Ao todo, mais de 30 mil mulheres já foram alcançadas. O projeto conta com 20 vídeo-aulas e materiais extras que abordam desde a precificação de produtos até a gestão completa de um negócio. O curso também disponibiliza atendentes para esclarecer todas as dúvidas e oferece um certificado de conclusão para as mulheres que concluírem a trilha de conteúdo.

 “O certificado é um reconhecimento do esforço e dedicação dessas mulheres. É um projeto muito importante para auxiliarmos na promoção da igualdade de oportunidades e empoderamento feminino”, explica Jan Krutzinna, fundador e CEO da ChatClass.

Ao incentivar o empreendedorismo feminino, a iniciativa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 8, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem igualdade de gênero e geração de renda.


Compartilhar