Itaú Social lança série de livros sobre avaliação de projetos sociais
Série busca oferecer um método humanizado e acessível de avaliação de impacto, resultados e aprendizados de projetos socioeducativos, principalmente os voltados para crianças e adolescentes em situação de risco
Por: Mariana Lima
O Itaú Social lançou uma série de oito livros intitulada ‘Avaliação de Programas Socioeducacionais: como enfocar e pôr em prática — uma alternativa naturalística’, que busca oferecer um método humanizado e acessível para avaliar impacto, resultados e aprendizados que os projetos estão gerando, através do método naturalístico.
As obras percorrem a trajetória de 30 anos da avaliação e monitoramento de programas sociais por meio das vozes da pesquisadora brasileira Thereza Penna Firme, da professora indiana Vathsala lyengar Stone e do pesquisador salvadorenho Juan Antonio Tijiboy.
O material compilado nos cadernos parte de 1986, a partir de um pedido do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para que o trio avaliasse, de forma humanizada, projetos voltados a crianças em situação de rua, e traz informações até a chegada da pandemia de Covid-19, que acentua as desigualdades em todo o mundo.
Ao longo de três décadas, o campo da avaliação contou com novas abordagens, mas o método naturalístico torna-se cada vez mais atual por sua capacidade de incluir a avaliação sem afastar aqueles que estão sendo avaliados, incentivados pelo diálogo e representações lúdicas.
Todo o material foi trabalhado em uma linguagem acessível, que favorece o entendimento da proposta, e de personagens extraídos de situações reais dos programas socioeducacionais.
Os cadernos condensam os 30 anos de pesquisa e proporcionam, por meio de ilustrações, explicações sobre o conceito da avaliação, como planejar e colocar em prática as atividades de campo e ensina como avaliar de forma profissional os resultados.
O material buscar embasar a avaliação na questão fundamental dos direitos e do atendimento a crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de risco. O conteúdo pode ser aplicado para qualquer programa socioeducacional preocupado com a formação de indivíduos e grupos humanos.
Na seção ‘Em outras palavras’, os autores apresentam os conteúdos de forma mais técnica, fazendo a ligação entre teoria e prática. Além disso, cada caderno também conta com um resumo da unidade anterior para facilitar a retomada de aspectos essenciais e garantir a sequência lógica dos conteúdos.
Os livros estão divididos em:
- Apresentação;
- Abrindo o diálogo: o que significa a avaliação?;
- A conversa continua: que rumo tomar?;
- Enxergando o alvo: como questionar?;
- Rumo ao campo: a travessia;
- No campo: coletando as informações;
- Voltando do campo: construindo a resposta e dando a notícia;
- Atuando como avaliador profissional: iluminação não tem fim.
O acesso aos cadernos é gratuito (por tempo limitado).
Para baixar, clique aqui.
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